de tudo um pouco

Arte, Ciência, Filosofia, Atualidades

Marcelo Wolf

O conhecimento é a matéria-prima da consciência. Esta sim é a chave que liberta!

  • Rio2016Renda.jpg
    Dez coisas que as Olimpíadas do Rio deixaram claras a nós

    Muito além de um balancete entre erros e acertos, os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro deixaram (mais) claros alguns pontos que, mesmo sendo óbvios, somos míopes para eles.

  • amor.jpg
    Amor em dois atos: o que é, e como alcançá-lo

    Uma das perguntas mais famosas da história da humanidade desdobra-se em três: “Quem sou? De onde vim? Para onde vou?”.

  • charlie-hebdo-taubira-en-singe.jpg
    LIBERDADE DE EXPRESSÃO: A TÊNUE FRONTEIRA ENTRE OPINIÃO E A VOZ DO OCULTO EM NÓS

    Ao manifestar ideias e opiniões, não temos anticorpos suficientes que neutralizam outras questões inconscientes em nós, e estas acabam sendo projetadas na discussão, resultando numa verdadeira guerra: ideológica, de interesses ou, simplesmente, de egos.

  • Colagens.jpg
    Por que Aylan chocou o mundo ou de quando o sofrimento bate à nossa porta

    Por que a morte deste lindo garotinho nos tocou tanto e quais os possíveis desdobramentos na questão dos refugiados na Europa.

  • images.jpg
    O amor possui prerrequisito?

    Para se responder a esta questão, observemos as crianças. Elas podem nos ensinar muito sobre relacionamentos afetivos verdadeiros e gratificantes.

  • chained-heart.jpg
    Saber delegar: por uma vida afetiva e prática com mais prazer

    Você acha natural uma “infidelidade cultural” de seu parceiro afetivo com um amigo? Dispõe-se a fazer pequenas atividades que fogem totalmente à sua esfera intelectual e profissional? Parabéns, você conjuga, na prática, o verbo DELEGAR a seu favor. Caso contrário, você deveria ler esse texto...

  • emotional01.jpeg
    Educação Sentimental

    Muitos estragos são feitas em nossas vidas quando não conseguimos elaborar e digerir minimamente as emoções dolorosas; patinamos e até ficamos enroscados nelas. E os sentimentos danificados acabam tornando-se ressentimentos. Deveríamos reciclá-los e descartar apenas os que não são passíveis de reaproveitamento. E, sem percebermos, nossa alma torna-se um aterro sanitário de ressentimentos e amarguras, contaminado o lençol freático que vitaliza muitas outras emoções.

  • CloudEvoluirViverSobreviver.jpg
    Envelhecemos, amadurecemos ou fruímos a vida?

    Estamos sobrevivendo instintivamente, vivendo movidos por nossos desejos ou aproveitando a vida e tentando evoluir usando o poder da vontade? Reflexões num dia de outono.

  • boredcouples4.png
    Status: Em um relacionamento sério

    Quem de fato sonha com uma relação afetiva “séria”? Muitas vezes deixamos de lado o prazer e a espontaneidade no amor e optamos pela rigidez do sério e estável.

  • guernica - detalhe.png
    A ferida e a cura do homem moderno

    Num jogo pernicioso e inconsciente de poder, o homem também acaba sendo presa (em alguns pontos a maior delas...) da sociedade machista e patriarcal criada por ele mesmo e por seus pares. Paradoxalmente algoz e vítima, ele perpetua esse ciclo nefasto através de dois vetores de ação: a propagação de uma norma de conduta do que é ser um homem, e a supressão das suas emoções.

  • Resgate em Altaussee.jpg
    A Obra de arte mais disputada da história

    Obras de arte têm um valor inestimável por vários motivos. Mas algumas delas tornaram-se uma verdadeira obsessão para líderes políticos, como se fossem uma espécie de talismã. É o caso do Retábulo de Ghent, que atraiu a cobiça de Napoleão e Hitler, entre outros.

  • DomQuixote.jpg
    [email protected] EM E-CONHECÊ-LO

    A tecnologia tornou-se uma ferramenta de busca nas relações interpessoais. Ela pode ser uma poderosa aliada na aproximação de pessoas, mas também alimentar aquilo que afasta e impede um contato íntimo: a PROJEÇÃO.