deep pop

Um mergulho profundo na arte do entretenimento

Roberto Oliveira

Quão profundo pode ser o cinema, a despeito de seu caráter comercial predominante... Quantas camadas para análises e descobertas podemos encontrar durante a projeção de um filme... Como é fascinante essa arte que consegue ao mesmo tempo nos fazer pensar e nos encantar..

  • Spotlight 05.jpg
    VENCEDOR DO OSCAR REVELA SEGREDOS, EXPÕE VERDADES E INCENTIVA A JUSTIÇA

    O caso real do grupo de jornalistas do The Boston Globe conhecido como Spotlight que investigou e denunciou casos de abuso de menores perpetrados por padres locais alcançou uma repercussão tamanha a ponto de ter rendido a eles o Prêmio Pulitzer, além de ter gerado um filme que se sagrou como o grande vencedor do Oscar de 2016.

  • J.K. Rowling 04.JPG
    HARRY POTTER E O ENIGMA DO PLÁGIO

    O sucesso literário e cinematográfico de Harry Potter é incontestável. No entanto, desde o seu surgimento, fãs tem identificado semelhanças com outras obras, e alguns processos tem sido movidos na Justiça, alegando violação de direitos autorais. A maior criação da escritora britânica J.K. Rowling seria, afinal, um plágio?

  • Logan 08.jpg
    SANGUE E LÁGRIMAS NA BUSCA POR UMA PAZ QUE NÃO EXISTE

    Logan, último filme com Hugh Jackman no papel de Wolverine, traz sangrentas cenas de ação, mas também ilustra, de forma comovente, as lutas do dia a dia do ser humano em busca de paz. Neste sentido, o Professor X de Patrick Stewart, que também se despede de seu papel, é de fundamental importância para que o longa se afaste do estereótipo de filme de super-herói e ganhe em sensibilidade.

  • Melancolia 05.jpg
    O FIM DO MUNDO COMO METÁFORA PARA O ESTUDO DA DEPRESSÃO

    O filme Melancolia trata de um tema difícil e, ao mesmo tempo, comum aos nossos tempos, a depressão. O melancólico cineasta dinamarquês Lars von Trier faz uso do tema para construir o seu disaster movie de arte. No lugar de cenas mirabolantes de destruição, o diretor preferiu usar o fim do mundo como alegoria para discutir esse que é considerado por muitos como o mal do século.

  • 01-11 12 2016-Guerra Fria-03.jpg
    PARA O CINEMA, A GUERRA FRIA SEMPRE FOI QUENTE

    São incontáveis os exemplos de filmes bem-sucedidos que abordam o período histórico conhecido como Guerra Fria. No cinema, políticos, agentes secretos, super-heróis e até extraterrestres, de uma forma ou de outra, puderam se envolver neste conflito que, para o nosso bem, nunca chegou às vias de fato. O legado cultural deixado pela Guerra Fria é imenso, riquíssimo e, volta e meia, o tema ressurge nas telas.