dênis athanázio...

Textos, poemas reflexões e boa conversa.

Dênis Athanázio

Psicólogo, palestrante, terapeuta de família e casal. Gosto de futebol e de

“arranhar” minha guitarra. Escrevo primeiramente para me ajudar e quem sabe, talvez,

ajudar outras pessoas. Escrevo aqui no Obvious e semanalmente no meu blog

denisathanazio.wordpress.com

  • f612837b-bfff-4b1b-96be-bbb4cd889e86.jpg
    Por que hoje em dia abandonamos tantos projetos de vida?


    Alguma vez você já contabilizou ou avaliou o número de projetos pessoais que abandonou durante a vida? Porque é que temos tanta dificuldade em manter relacionamentos e afetos, terminar e fechar o “ciclo” de cursos e estudos que nós mesmos escolhemos? Parece-me que até o desejo de movimentar-nos em direção à realização e término dos projetos, sejam eles simples ou complexos, nos foi roubado.

  • iii.jpg
    Sobre nossa ilusão de voltarmos ao paraíso

    Para a psicanalista francesa Janine Chasseguet-Smirgel, seja em qualquer grupo social, “tudo o que vier a ameaçar a realização dessa ilusão deve desaparecer e aquele que não pensa como o grupo será excluído, perseguido, morto ou declarado louco”. Aqui, quem denuncia ou percebe que a convivência ou a realidade está longe de ser perfeita e harmônica pode enfrentar um estado de solitude em suas relações mais próximas. Inclusive, não é incomum quem adquire essa visão de mundo menos idealizada, ser uma pessoa com poucos amigos e amores. Afinal, como dizia Nietzsche, “por vezes as pessoas não querem ouvir a verdade, pois não desejam que suas ilusões sejam destruídas”.

  • 82d52436-bd35-43bf-9ef0-54f12c0d5493.jpg
    Depressão e vida depressiva

    Na nossa existência, temos que esperar algumas questões internas maturarem, para depois digerirmos e não raramente, quando conseguimos esperar, podemos perceber que havíamos criado um problema muito maior do que era em nossa fantasia. Nós, seres da pós modernidade, devido a nossa ansiedade coletiva, não temos tempo ou não conseguimos esperar a fruta amadurecer para comê-la. Ou aceleramos o processo natural dela, ou comemos a fruta verde mesmo.

  • cccc.jpg
    Que bom que deu tudo errado

    "Amamos quem consegue suportar nossas angústias"

  • psi.jpg
    Sexo e sexualidade

    A sexualidade está diretamente relacionada à libido, isto é, à pulsão. Essa libido é a energia psíquica pulsante que nos motiva a levantar da cama, a encontrar um amor, a sentir prazer, a criar, pensar, cuidar, chorar, protestar por uma causa, se enraivecer, investir nossa atenção (não apenas com o objetivo de fazer sexo ou se reproduzir). Se pudesse resumir isso tudo, eu diria que é quando vivenciamos a eroticidade da vida em nossa própria vida.

  • presente-desagradavel-troca-de-presente-presente-ruim-presente-chato-natal-troca-de-mercadoria-1482515704151_615x300.jpg
    Dar presente é uma arte

    Para dar um presente interessante a alguém, principalmente a quem amamos, deve-se carregar essa pessoa em nossa memória e também “pensar com a cabeça dela”, isto é, sair de si para encontrar o outro. Algumas pessoas não conseguem sair de si, inclusive os próprios presentes que dão aos outros é para simplesmente conseguir admiração ou algum benefício (consciente) futuro.

  • queen-corgis.jpg
    Cachorro é cachorro, gente é gente

    "Carregamos hoje uma mistura de descrença total no ser humano com a intolerância exagerada de nos frustrarmos".

  • aaa.jpg
    Respeite meu medo, seu moço

    Certa vez, Sartre escreveu “Todos os homens têm medo. Quem não tem medo não é normal; isso nada tem a ver com a coragem”. Isto é, posso ser corajoso e ao mesmo tempo temer um monte de coisa.

  • caverna 2.jpg
    Alberto: O homem moderno das cavernas

    Quem é acostumado a ter dinheiro, tende a pensar que o controle está sempre em suas mãos, inclusive o da sua felicidade. Ou, como dizia Millôr Fernandes: “O dinheiro não traz a felicidade. Manda buscar”.

  • hot.jpg
    Insuportável paz

    Estranhamente, nos pegamos preferindo um caos conhecido a uma paz desconhecida"

  • enxergar.jpg
    Projeção e lucidez

    "Quem se enxerga, enxerga o outro. Quem não se percebe como um ser errante e portador de neuroses está preso dentro dele mesmo, achando que é o carcereiro, mas, na verdade, é o presidiário".

  • Corações-de-Ferro.jpg
    Guerra interior

    Concordo com o poeta Drummond: “Só é lutador quem sabe lutar consigo mesmo”.

  • superando a rejeição.png
    A morte da admiração

    Lacan certa vez discorreu que o desejo fundamental do ser humano é ser desejado pelo outro. Necessitamos desse olhar desejante, mas não é um olhar qualquer, é um investimento afetivo por parte do outro em relação a nós.

  • perola.jpg
    Rara vida

    Arrisco dizer que aquela rolada na cama antes de se levantar para ir trabalhar, o tapa no despertador e a procrastinação, é um protesto (consciente ou não), contra esse tempo que corre desvairadamente. É como se não nascêssemos pra tanta velocidade.

  • pedreiro.jpg
    Brasil e o sentimento de não pertencimento

    Quem não se sente pertencente no processo de construção e crescimento do país pode não ver sentido no que faz, mesmo sendo a força motriz da sua pátria que não é mais tão amada assim.