dênis athanázio...

Textos, poemas reflexões e boa conversa.

Dênis Athanázio

Psicólogo, palestrante, terapeuta de família e casal. Gosto de futebol e de

“arranhar” minha guitarra. Escrevo primeiramente para me ajudar e quem sabe, talvez,

ajudar outras pessoas. Escrevo aqui no Obvious e semanalmente no meu blog

denisathanazio.wordpress.com

O que é temperança

Hoje em dia, essa palavra não é muito popular. Resumidamente, denominamos temperança como a característica da pessoa que consegue equilibrar suas próprias vontades, instintos. Quando aqui se fala em equilíbrio, não significa a extinção das suas vontades e extintos, mas descobrir a medida certa dos mesmos.


temp.png

Hoje em dia, essa palavra não é muito popular. Resumidamente, denominamos temperança como a característica da pessoa que consegue equilibrar suas próprias vontades, instintos. Quando aqui se fala em equilíbrio, não significa a extinção das suas vontades e extintos, mas descobrir a medida certa dos mesmos.

Algumas propagandas nos dizem para jogarmos tudo para o alto e vivermos sem fronteiras. Depois nos vendem sofás macios para não sairmos de casa. Outras, na praia e com mulheres de biquíni, nos estimulam ao máximo a comprarmos cerveja e em seguida, em letras minúsculas, avisam que temos que beber com moderação. E aí? O que fazer? O meio termo, a harmonia e a sensibilidade passam por uma linha tênue entre a agressividade e a brandura, entre o silêncio e o som, entre o tudo e o nada.

Muitas pessoas acham que a postura radical em qualquer vertente da vida é para os fortes. Outros pensam: “como aquele indivíduo consegue viver tão parado e com uma vida tão regrada?” Ou ser tão passivo em tudo o que faz? Acho que a forma mais difícil de se viver não é nenhuma dessas. Complicado mesmos é caminhar entre esses dois mundos, no “meio”, ou como disse Clarice Lispector sobre ela “Sempre conservei uma aspa à esquerda e à direita de mim”.

Entendo que uma das belezas da música está nas notas de preparação que anunciam o Gran finale do principal momento da composição. No futebol não presto tanto atenção no gol do goleador e sim no jogador que conseguiu enxergar o futuro para no agora, dar um “presente” de passe para o atacante ficar na cara do gol. Posso ser considerado uma cara do tipo estranho, mas gosto mesmo é de estar no ciclo da vida naquele momento do “depois da saída e antes da chegada”.

O equilíbrio e a medida certa das coisas não é algo fácil de se conseguir, ou melhor, de se conquistar. É necessário sutileza e percepção. Ser sexy sem “ser vulgar”, ser romântico sem ser meloso, se impor com certa agressividade sem ser mal educado, dar atenção a alguém sem sufocá-la e saber respeitar os momentos de solidão do outro.

Nesse sentido é sempre mais fácil agir sem temperança. Conheço pessoas que se orgulham e dizem: “Comigo é assim: Chego chegando e derrubo tudo, doa quem doer” ou, “Quando não é para fazer, não há pessoa no mundo que consiga me tirar do lugar”. As guerras, a falta de diálogo, a intolerância e a inércia doentia sempre andam por esse percurso do “ Ou tudo, ou nada.”

Sim, realmente acho que viver é perigoso como bem disse Guimarães Rosa. E que também precisamos de sabedoria para viver. Até porque não é sempre ou (quase nunca) que conseguimos equilibrar as coisas na dose, no tempero e precisão certa. Não existe receita pronta, mas fazer uma autoanálise sempre é bom. Ouvir pessoas confiáveis que gostam da gente também ajuda.

Com o tempo e talvez com algumas cicatrizes no corpo, você poderá se tornar uma pessoa mais interessante, uma companhia mais agradável e serena, aprenderá a escolher quais batalhas deve entrar e quais não vale a pena gastar sua energia. Saberá temperar a vida do mesmo jeito e precisão que sua avó consegue temperar o frango, e, por mais que você tente, nunca fica igual ao dela.


Dênis Athanázio

Psicólogo, palestrante, terapeuta de família e casal. Gosto de futebol e de “arranhar” minha guitarra. Escrevo primeiramente para me ajudar e quem sabe, talvez, ajudar outras pessoas. Escrevo aqui no Obvious e semanalmente no meu blog denisathanazio.wordpress.com.
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/sociedade// @obvious, @obvioushp //Dênis Athanázio
Site Meter