descaminhos

Palavras de inquietude a traduzir sinestesias ideológicas

Ronaldo Junior

Percorrendo inquieto o mundo da arte no anseio de encontrar-se em meio à multidão, Ronaldo Henrique Barbosa Junior é carioca, tem 19 anos, é bacharelando em Direito e escritor acadêmico da Academia Pedralva Letras e Artes, da cidade de Campos dos Goytacazes-RJ

  • 7614363328_94632434a3_o.jpg
    A realidade não basta

    Não é possível alimentar anseios sem sonhar a vida de olhos abertos: é preciso voar em busca da humanização, sentir a alma em livre expressão. Para isso, a palavra é instrumento que exterioriza a alma, sendo a literatura a descoberta de uma realidade que vivifica a rotina e abre os olhos para a existência.

  • 5.jpg
    Um olhar mais demorado sobre a vida

    Na velocidade dos dias, tantos são os barulhos, cheiros, cores, lugares, que os sentidos - acostumados pela rotina - nem mesmo deem conta da vida que pulsa ao redor.

  • Frente - artigo.jpg
    Vinicius: Artista da Imperfeição

    Exalando poesia, o poeta da paixão, Vinicius de Moraes, é um retrato do Rio de Janeiro em seus amores e contradições, retrato da fascinação que causa naquele que conhece sua obra. Analisando músicas, poemas e citações, Vinicius é revelado em talento e boemia.

  • Aylan Kurdi.jpg
    Máculas da desumanização

    Em meio à destruição da guerra, inúmeros indivíduos são vítimas da busca pela sobrevivência, não restando outra escolha senão refugiarem-se em outro país. Fatos que vão de encontro aos direitos inerentes à pessoa. Fatos que vão de encontro ao sentimento de humanidade.

  • can_saida.jpg
    O que se vê por trás das lentes

    Por trás das lentes embaçadas, vê-se um mundo desfocado, repleto de verdades únicas e incontestáveis. Com uma visão que parte de pontos de vista diversos, este ensaio analisa a importância da busca pelo saber e sua influência sobre a realidade que se enxerga.

  • rep.jpg
    Do Romantismo à República: um retrato da mulher

    Em uma análise histórica que examina o romantismo brasileiro, é possível tirar conclusões sobre a formação do espírito republicano nacional e entender a constituição do simbolismo acerca do gênero feminino por meio de poemas, pinturas e caricaturas do século XIX.