detalhes da vida

O cotidiano em prosa e fotografia.

Celso Bressan

Eis a questão: Um fotógrafo prosador ou um prosador fotógrafo? Detalhes da Vida ilustradas com minhas próprias fotos ou minhas fotos com legendas da Vida?

Carros, Enquadrados!

Em tempos modernos, onde mais ninguém está livre para fazer o que gostaria de fazer e onde tudo é controlado, aqui vai o relato de uma experiência quase surreal envolvendo carros, casas, fotos e espiões. Quem quiser que acredite!


CarsCaged_0434.jpg A beleza da arquitetura metamorfoseando-se com superfície brilhante do carro.

Pelo menos para mim, 30 minutos de caminhada com minha câmera após o almoço ajuda a relaxar meu corpo, limpar minha mente e me manter focado em pequenos projetos fotográficos.

Naquele dia, eu estava decidido a somente tirar fotos de carros integrados ao ambiente da cidade, e saí observando aqui e ali, clicando o que eu julgava interessante. Carros vermelhos, pretos, brancos...alguns deles eu coloquei aqui, para que vocês pudessem ver os resultados que eu obtive.

- Senhor! - Eu virei e me deparei com um homem de meia-idade, vestido com um terno preto, camisa branca, gravata preta, óculos escuros pretos e sapatos pretos. Um típico HdP(1)!... Atrás dele, um carro também preto que eu acabara de fotografar.

- Acredito que o senhor tenha algo que nos pertence. - Nós? Tem alguém mais aqui? - pensei.

- Eu não tenho nada de vocês e nem conheço você - respondi.

Neste momento, outro homem, vestido do mesmo modo do primeiro, posicionou-se atrás de mim como para prevenir que eu fizesse movimentos bruscos.

- Poderia, por favor, entrar no carro? - Eu fiquei imóvel por um momento, até que ele discretamente me mostrou uma arma escondida no casaco. Bem, com tal argumento sutil, tudo o que eu poderia fazer era aceitar o convite, óbvio!

Dentro, de um lado, havia uma bancada cheia de telas, microfones, botões e mostradores. No outro, dois bancos que mal cabiam no ambiente. A um canto, vi o que me pareceu ser um pequeno refrigerador (afinal de contas, eles também são gente, não são?). Sobre ele, uma pasta volumosa com uma etiqueta em letras pequenas que não consegui ler, um livro chamado "Espionagem para Idiotas" e outro chamado "Agente Secreto em 10 Passos Simples". Sem dúvida nenhuma, este era um veículo de observação e escuta (o que estaria fazendo aqui, num bairro tão tranqüilo?), que eu acidentalmente fotografara e, agora, estes indivíduos queriam saber o que eu estava fazendo. Uau! Isto era coisa séria e eu era o centro das atenções!

CarsCaged_0490.jpg A foto causadora de todo o episódio: o prédio refletido na superfície preta do veículo.

- Sua câmera, por favor! - Claro, entreguei-a ao homem que sempre falava. Ele pegou o cartão de memória, introduziu em algum lugar, mas nenhuma imagem apareceu.

- Droga - disse ele. - Você destruiu o cartão?

- Não, eu fotografo em RAW(2). - O cara era um espião e não sabia ler uma foto em RAW, pensei. - Dê-me o cartão de volta que eu mostro a você direto na câmera - disse eu estendendo a mão. Os homens entreolharam-se e, finalmente, me deram o cartão de volta.

- Vejam, somente fotografias de carros e o de vocês está borrado e sem detalhes - eu falei enquanto mostrava as fotos. Ele pegou minha câmera, repetiu o que eu havia feito e verificou que era verdade.

- Mais uma coisa - eu disse. - Se vocês forem ao meu website, direto na postagem "Cars, Framed!" (em Inglês), verão estas fotos lá, tal como na câmera. Eles se entreolharam de novo e, mais uma vez, comprovaram que eu falava a verdade. Já que eles estavam investigando, eles deram uma olhada em algumas páginas aqui e ali do meu site e - eu juro - pude ver um tênue traço de satisfação no que estavam vendo.

Eles se entreolharam de novo (eles realmente gostavam disto; será que eram amantes?) e o homem falante disse:

- Você pode ir embora! Entretanto, você jamais nos viu e isto nunca aconteceu!

- Espera aí um pouquinho! - disse eu - Vocês tomaram meu tempo, ameaçaram-me com uma arma e isto acaba assim, sem nem um pedido de desculpas? Ao menos, vocês poderiam dar um sinal de gratidão por eu ter cooperado e ajudado vocês no trabalho - seja lá o que for - que vocês fazem! - E apontei meu dedo para a parte de "Subscreva-me" do meu site(3).

CarsCaged_0534.jpg Reflexos de uma garagem feita de tábuas.

Que prazer tinham em se entreolhar porque foi isto que fizeram. Silenciosamente, ambos assinaram para receber minhas postagens.

- Nenhuma palavra ou viremos atrás de você! - Eu balancei a cabeça concordando.

De volta à calçada, o Sol continuava brilhando, as casas estavam todas em seus respectivos lugares e o mundo parecia estaria estar girando tal como sempre girou. Algumas pessoas passavam sem demonstrar qualquer sinal de que algo diferente tivesse acontecido.

Só me restou fazer uma postagem a respeito do assunto, acreditem se quiserem!

CarsCaged_0469.jpg Quase uma "aparição" em meio à selva de pedra.

CarsCaged_0499.jpg A Natureza também quer tomar parte neste jogo!

CarsCaged_0525.jpg Velho, muito velho, mas ainda com muito charme!

CarsCaged_0531.jpg Quase não sabe onde começa um ou termina o outro.

(1) HdP: referência ao filme Homens de Preto (ou MiB, em Inglês);

(2) RAW: formato bruto de fotos produzido por certas câmaras. Precisa ser trabalhado por software especializado antes de se tornar um JPEG e ser visto normalmente;

(3) Meu website, caso queiram seguir os passos dos espiões.


Celso Bressan

Eis a questão: Um fotógrafo prosador ou um prosador fotógrafo? Detalhes da Vida ilustradas com minhas próprias fotos ou minhas fotos com legendas da Vida?.
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/recortes// @obvious //Celso Bressan
Site Meter