do ser

as reflexões que nos levam a construir nossas vidas

Victor Oliveira

Formando em Direito na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. Assíduo leitor sobre o que a filosofia pode corroborar com a formação do ser. Orientação política à esquerda.

  • epicuro.jpg
    Epicuro e a morte

    Pequeno texto sobre um tema corriqueiramente abordados por filósofos, poetas, dramaturgos, músicos e etc., sob a ótica de uma das principais correntes filosóficas da Grécia Antiga.

  • 7-de-abril-marcel-duchamp-ready-made-foto-1.jpg
    A estética e a arte moderna

    Nesse artigo haverá uma breve exposição sobre a função da estética e como ela é observador pelos artistas modernos, nessa nova proposta, chamada de arte moderna.

  • frida-kahlo_99pvx.jpg
    O poder da arte: conheça a pintora mexicana Frida Kahlo

    A arte tem o poder de embelezar nosso cotidiano. Para Schopenhauer as obras de arte eram um dos elementos estéticos capazes de suprimir momentaneamente o nosso estado de dor. O estilo de vida revolucionário de Frida Kahlo proporcionou obras singulares que marcaram profundamente o surrealismo da primeira metade do século XX, bem como o universo feminino, uma vez que foi e é um ícone do feminismo.

  • 728px-Forgive-Yourself-Step-1.jpg
    Perdoe-se e evolua

    O autoconhecimento e o autoperdão são trilhas árduas que possibilitam o crescimento pessoal. Diante de um cenário social que exige o melhor de cada indivíduo a todo momento, que os submetem a testes periódicos, a realização dessas duas práticas são indispensáveis para uma vida, pelo menos confortável.

  • sartre2-thumb-800x610-126061.jpg
    Sartre e a liberdade

    Pequeno texto sobre a concepção de um tema complexo - liberdade - sob a ótica do existencialismo, mais especificamente de Sartre. Tal visão, influenciou diretamente no nosso modo de ver o mundo, principalmente no que se refere aos valores morais de uma sociedade.

  • Shakespeare-Hamlet-Monologo-Foto03.jpg
    A angústia de ser

    Somos, existimos para um dia não mais ser e não mais existir? Talvez seja essa a maior angústia de "Ser".

  • In_die_Wälder.jpg
    O contrato social e a arrepiante friedlosigkeit

    Qual a relação do Contrato Social e o curioso friedlosigkeit? Entenda como o pacto social nos fornece a "paz".

  • Camus.jpg
    Camus e o absurdo

    Se contrapondo as propostas de muitos filósofos e teólogos que tentaram trazer um sentido para a vida, os existencialistas não só admitem a falta de sentido dela, como assumem a noção de absurdo. Apesar de trazer uma carga negativa, a filosofia existencialista surge como um amparo para àqueles desprovidos de fé, possibilitando uma melhor forma de viver a vida a partir de uma perspectiva filosófica.

  • At the cafe concert4.jpg
    O poder da arte: conheça o impressionista francês Manet

    A arte tem o poder de embelezar nosso cotidiano. Para Schopenhauer as obras de arte eram um dos elementos estéticos capazes de suprimir momentaneamente o nosso estado de dor. Peculiar não só pelo estilo próprio de impressionismo, Manet ficou internacionalmente conhecido pelo seu estilo polêmico e suas boas referências.

  • Schop.jpg
    10 aforismos sobre a vida, por Schopenhauer

    Schopenhauer foi um filósofo alemão que focou grande parte de sua obra na "filosofia prática", ou seja, aquela do cotidiano, do nosso modo de agir baseado em nossos conceitos. Ficou mundialmente conhecido como "filósofo do pessimismo", em razão do seu modo de ver a vida que para uma sociedade "romântica" do século XIX era demasiadamente angustiante.

  • agatha-working.jpg
    Top 10 de Agatha Christie

    Conheça ou saiba mais sobre a best-seller vintage, mas conhecida como "Rainha do Crime", a escritora inglesa Agatha Christie.

  • 11164171_836345913118876_87873495_n.jpg
    A confusão sobre o agnosticismo

    Um ditado afirma que uma mentira contada mil vezes se torna uma verdade. Um conceito usado e divulgado erroneamente mil vezes, parece também, se tornar uma verdade. Esse é o caso do agnosticismo que em muitas situações é confundido com o deísmo.

  • Seated female nude.jpg
    Os nudes de Amadeo Modigliani

    O termo "nudes" que tanto se encontra em alta nas conversas e memes da internet sempre foram objeto de curiosidade e desejo. Amadeo Modigliani, foi um pintor expressionista que retratava de forma singular o nude feminino, realizando inclusive, um sincretismo com elementos estéticos da cultura africana.

  • Gás.jpg
    Edward Hopper e a solidão

    Um dos marcos do modernismo, Edward Hopper foi um pintor paisagista que conseguiu captar de forma singular espaços urbanos contrastados com a individualidade de seus personagens, passando para o observador uma sensação melodramática.

  • 500-days_00427145.jpg
    Algumas reflexões: 500 dias com ela

    Filme que emocionou boa parte dos que o assistiram, é carregado de situações que nos levam a refletir sobre os relacionamentos modernos e o atual dilema entre o compromisso e a "liberdade".