do ser

as reflexões que nos levam a construir nossas vidas

Victor Oliveira

Formando em Direito na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. Assíduo leitor sobre o que a filosofia pode corroborar com a formação do ser. Orientação política à esquerda.

Filosofia grega como sabedoria de vida: Estoicos

Estoicismo é uma escola filosófica grega do período helenista, fundada em Atenas no século III a.C. tendo como mestre Zenão de Cítio.


Os estoicos, de cara, se diferenciavam dos epicuristas, sobre o aspecto religioso. Na visão estoica, o universo corpóreo é governado por um logos divino, isso divergia da visão de Epicuro que negava qualquer intervenção divina no homem. Devido a esse caráter religioso, os estoicos acreditavam que a felicidade vinha da busca de harmonia entre deus e a alma, além da vida de acordo com a natureza e a razão.

Ponto convergente entre as doutrinas epicuristas e estoicas é sobre a importância do aprimoramento do autocontrole. Para eles o sofrimento é algo inerente a natureza humana, sendo inseparável e inevitável a nossa condição.

- Como os estoicos buscavam fugir ou amenizar esse sofrimento? O primeiro passo seria a aceitação e a vivência de acordo com a lei da natureza, ou seja, devemos aceitar o sofrimento como algo natural da condição humana sem querer quebrar a cabeça buscando os porquês dessa dor. O segundo passo seria a indiferença, conhecida como apathea, em relação a tudo que é externo ao ser sendo, portanto, problemas secundários. Em linhas gerais, o sábio é aquele que obedece à lei natural, sem buscar ir contra ao o que é natural, se reconhecendo assim, como uma peça integrante da estrutura do Universo.

Os pensadores estoicos ensinavam que o aprimoramento do autocontrole era o meio de superar as emoções destrutivas que são recorrentes em nossas vidas. Segundo eles as emoções destrutivas resultavam de erros de julgamento, e que um sábio, uma pessoa que aprimorava o autocontrole, não sofreria esses danos, já que estaria em observância com a lei natural.

Outro ensinamento importante da escola estoica é o sentimento de coletividade. Segundo eles, os prazeres que trazem apenas uma satisfação momentânea e individualista não é bom em médio prazo para o ser, além de trazer risco a sociedade.


Victor Oliveira

Formando em Direito na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. Assíduo leitor sobre o que a filosofia pode corroborar com a formação do ser. Orientação política à esquerda..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/sociedade// //Victor Oliveira