do ser

as reflexões que nos levam a construir nossas vidas

Victor Oliveira

Formando em Direito na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. Assíduo leitor sobre o que a filosofia pode corroborar com a formação do ser. Orientação política à esquerda.

Nietzsche e a morte

O temor da morte que, para algumas religiões aprisiona o indivíduo à expectativa de vida eterna, para Nietzsche era o caminho para a liberdade e o auto-conhecimento.


Nietzsche187c.jpg

Friedrich Nietzsche foi um filósofo alemão digno de muita admiração, e alvo de muitas críticas e controvérsias devido a sua postura ousada e polêmica ao tentar desconstruir valores morais e tradicionais cristãos da sociedade ocidental. Nietzsche via a morte de uma maneira totalmente inversa à maioria das correntes religiosas e filosóficas, nos aconselhando uma maneira de não temermos a morte.

Para o filósofo alemão, aceitar a morte sem temor algum é trair um impulso vital, porém, existe uma maneira de nos livrarmos dessa angústia que seria "morrendo no tempo certo". Na maioria das vezes, a família, a religião, a moral cria alguns “cárceres” que nos impedem de viver em liberdade. Essa angústia se dá porque não vivemos a vida da nossa maneira, não fazemos o que queremos. Ou seja, ao invés de vivermos a vida da nossa maneira, somos vividos por ela.

Portanto, o primeiro passo seria reivindicar a nossa liberdade de tudo aquilo que nos prende para, assim, vivermos da nossa própria forma. Quando essa tarefa é realizada com sucesso, temos a oportunidade de consumirmos a nossa própria vida. A partir daí, a morte perde seu terror.

- Um momento, Nietzsche. O que nos livra da angústia de morrer? É quando nos damos conta de que vivemos com liberdade, da nossa maneira e que realizamos satisfatoriamente as nossas vontades. A partir daí, a morte perde seu caráter aterrorizante, pois temos a certeza de que vivemos da melhor forma possível.

E aí leitores, vocês estão consumindo as suas vidas? Vocês tem vivido suas vidas ou estão sendo vividos por ela?


Victor Oliveira

Formando em Direito na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. Assíduo leitor sobre o que a filosofia pode corroborar com a formação do ser. Orientação política à esquerda..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/sociedade// @obvious, @obvioushp //Victor Oliveira