do ser

as reflexões que nos levam a construir nossas vidas

Victor Oliveira

Formando em Direito na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. Assíduo leitor sobre o que a filosofia pode corroborar com a formação do ser. Orientação política à esquerda.

A confusão sobre o agnosticismo

Um ditado afirma que uma mentira contada mil vezes se torna uma verdade. Um conceito usado e divulgado erroneamente mil vezes, parece também, se tornar uma verdade. Esse é o caso do agnosticismo que em muitas situações é confundido com o deísmo.


Muito se tem usado esse termo de forma inadequada, como se agnosticismo fosse sinônimo de deísmo, ou seja, acreditar em uma divindade, mas sem a necessidade de uma religião específica que interligasse o homem ao "Criador". De fato chega a ser estranho tentar desmitificar esse tema, em virtude da constante má divulgação do termo.

Primeiramente é bom vermos o agnosticismo como uma mera concepção filosófica e não na crença em divindade ou não. Os adeptos ao agnosticismo são os que creem que a razão humana e a ciência jamais serão capazes de criar fundamentos em bases científicas que possam comprovar a existência de Deus ou de qualquer ente metafísico.

Dentro do agnosticismo há pelo menos duas correntes, a dos agnósticos deístas e os agnósticos ateístas. Os deístas são aqueles que acreditam na existência de um Deus, mas que essa existência nunca poderá ser comprovada pela ciência. Os ateístas não acreditam em Deus e admitem que mesmo que existisse seria impossível comprovar tal afirmação.

Assim como o agnosticismo, o deísmo também é uma concepção filosófica, mas em relação a um tema diferente. Enquanto o primeiro conceito refere-se a capacidade da ciência em comprovar a existência de deus ou não, o segundo é uma posição filosófica naturalista, que acredita na criação do Universo por uma inteligência superior.

Portanto, não se deve confundir agnosticismo com deísmo. Fica também convocado os leitores a árdua tarefa de desmitificar o tema. Por fim, divirta-se com a tirinha abaixo.

11164171_836345913118876_87873495_n.jpg


Victor Oliveira

Formando em Direito na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. Assíduo leitor sobre o que a filosofia pode corroborar com a formação do ser. Orientação política à esquerda..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/sociedade// @obvious //Victor Oliveira