do ser

as reflexões que nos levam a construir nossas vidas

Victor Oliveira

Formando em Direito na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. Assíduo leitor sobre o que a filosofia pode corroborar com a formação do ser. Orientação política à esquerda.

Os nudes de Amadeo Modigliani

O termo "nudes" que tanto se encontra em alta nas conversas e memes da internet sempre foram objeto de curiosidade e desejo. Amadeo Modigliani, foi um pintor expressionista que retratava de forma singular o nude feminino, realizando inclusive, um sincretismo com elementos estéticos da cultura africana.


Nascido em Livorno-ITA, no ano de 1884, teve desde o princípio uma vida conturbada em virtude dos inúmeros problemas de saúde que o fizeram mudar-se para Paris-FRA em busca de tratamento médico. Na cidade francesa que Amadeo foi instigado a por em prática seu dom artístico.

Tinha uma vida boêmia que contrastava com a extrema pobreza material que ele e outros artistas da época viviam. Morre aos 35 anos de meningite tuberculosa, somada a extrema pobreza que também contribuiu no agravamento da doença. Pertencente ao movimento modernista, Amadeo Modigliani tornou-se célebre por seus retratos femininos caracterizados por rostos e pescoços alongados - inspirados na arte e cultura africana -, além de retratos femininos nus que são o objeto desse artigo.

Madame georges van muyden.jpgMadame George van Muyden (1917)

Começando mais suavemente, o retrato de Madame George van Muyden, é uma obra expressionista, que destaca muito bem as principais características do pintor italiano. Nela podemos perceber características marcantes como os rostos e pescoços alongados, que tanto caracterizaram Amadeo.

Sitting on a divan.jpgNude sitting on a divan (1917)

Esquentando agora um pouco, vamos a um seminude. Nela encontramos uma mulher sentada parcialmente nua sobre um divã. A posição da mulher é fruto da influência do renascimento italiano, mas sem idealizar a sexualidade, sendo portanto, um erotismo mais real e “palpável”.

Reclining nude.jpgReclining nude (1919)

Dessa vez apimentando um pouco mais, sem comentários, apenas aprecie.

Sleeping Venus.jpgSleeping Venus (1919)

Obra mais famosa e fascinante de Amadeo. “Sono de Vênus” é uma obra puramente renascentista e segue o modelo que vários outros artistas também fizeram quadros semelhantes, como: Girolamo da Treviso (original), Titian, Bordone, Reny, Velazquez, Goya e Manet (Olímpia).

Seated female nude.jpgSeated female nude (1920)

Dessa vez o "nude" mais belo de Amadeo, pelo menos no ponto de vista de quem vos escreve. Foi também uma das últimas obras do artista, meses antes de sua morte.

Por fim, para aqueles que desejarem conhecer um pouco mais sobre a vida e obra do artista italiano, vejam o filme "Modigliani, paixão pela vida" disponível no Youtube.


Victor Oliveira

Formando em Direito na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. Assíduo leitor sobre o que a filosofia pode corroborar com a formação do ser. Orientação política à esquerda..
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/artes e ideias// @obvious, @obvioushp, @erotic //Victor Oliveira