do ser

as reflexões que nos levam a construir nossas vidas

Victor Oliveira

Formando em Direito na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. Assíduo leitor sobre o que a filosofia pode corroborar com a formação do ser. Orientação política à esquerda.

Perdoe-se e evolua

O autoconhecimento e o autoperdão são trilhas árduas que possibilitam o crescimento pessoal. Diante de um cenário social que exige o melhor de cada indivíduo a todo momento, que os submetem a testes periódicos, a realização dessas duas práticas são indispensáveis para uma vida, pelo menos confortável.


Esses dias ao tentar me distrair pelas redes sociais me deparei com uma frase que dizia: “Aprenda a perdoar, porque você também erra”.

Pois bem, de um modo genérico e com algumas adaptações essa frase pode ser o nosso ponto de partida para o autoconhecimento e o desenvolvimento individual.

'APRENDA A SE PERDOAR’

perdão.jpg

Esqueça os clichês de fim de ano, que nos dão a impressão de sermos engolidos ciclicamente pelo Oroboro, criatura mitológica persa. Não vejo como pessimismo lhe dizer a verdade nua e crua de que nada irá melhorar exponencialmente, até porque a vida é composta por crises e temos que aprender a lidar com elas.

Perdoe o erro consigo mesmo, seu erro com familiares, seu erro com os outros e até mesmo seu erro com o próprio corpo. Não podemos dar garantia a ninguém, nem a nós mesmo de mudança, mas o importante é que sintamos o dano causado a outrem e que demos importância a isso, mas ao mesmo tempo se perdoando, pois nada mais humano que o erro.

Após praticar o autoperdão, inevitavelmente vocês se sentirão gratos pelas crises, por seus erros e acertos. Redefinirão seus limites, mudarão suas perspectivas, construirão novos parâmetros, e por fim buscarão novas coisas e no fim, perceberão que lá no fundo, deverão ter gratidão aos conflitos pessoais, interpessoais, astrais e etc. E lembrarão que isso só foi possível pois tu aprendeu a se perdoar.

Ter autoconhecimento é muito complicado, exige muito de ti. Talvez o trabalho não seja bem feito, mas a vida é isso, temos que seguir aqui, aprendendo e vivendo ou pelo menos tentando.


Victor Oliveira

Formando em Direito na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. Assíduo leitor sobre o que a filosofia pode corroborar com a formação do ser. Orientação política à esquerda..
Saiba como escrever na obvious.
version 4/s/sociedade// @obvious, @obvioushp //Victor Oliveira