O que pode ser a caverna?
A vida existe para que a gente saiba aproveitá-la da melhor forma possível. O que poucas vezes alguém para e pensa é que esta melhor forma possível diverge muito de pessoa para pessoa. Eis que surge a importância de saber o seu lugar e o do outro na tentativa de ninguém atingir um espaço que não te diz respeito.
Na perspectiva de que a caverna pode ser variadas formas para ver o mundo, nós nos perguntamos o que ela é ou pode representar. Muitas vezes, a caverna é vista como um lugar de escuridão. Dialogando com esta visão, tal representação carrega um significado de ser o espaço em que nos encontramos com medo, mas ao mesmo tempo estamos presos a ele. Como se ao mesmo momento, tal lugar, tal grupo de pessoas, ou coisa do tipo fosse o nosso próprio céu e o nosso próprio inferno. Nós estamos amarrados ou talvez amaldiçoados naquilo. E como se livrar disso? A primeira coisa a saber é se está preparado para lidar com as consequências de viver sem este céu e com o que este inferno também pode te provocar ou se também está preparado para continuar suportando essa ambivalência longe de ser saudável.
Outra perspectiva é da caverna ser uma imagem da solidão. O que nos leva para duas vertentes de pensamento, quem gosta da solidão e quem a odeia. A caverna pode estar ligada ao fato de ser um bom lugar, silencioso e sozinho, e que o indivíduo se encontre em harmonia com os seus pensamentos, os batimentos do seu coração, em que ele veja a necessidade de estar sozinho, se equilibrar para depois estar com alguém. Ou, ainda, ser vista como um momento de tristeza e solidão dado que ninguém e nada do mundo lá fora conseguem entender e acolher o coração que sente a frieza do mundo e agora da caverna.
O que eu quero dizer é que, sempre vai haver diferentes formas de ver o mundo. Cada ser humano carrega em si um sentido e um significado para cada coisa que está ao seu redor. Nós não devemos cair na falácia de achar que estamos em uma posição melhor que a do outro, se cada um tem um paradigma de com que se contenta. O que não podemos deixar acontecer é pautar que as nossas verdades sejam as universais para aquilo e para quem está ao nosso lado. Cada indivíduo tem uma vida, logo cada um é responsável e pode palpitar e mandar somente na sua vida e não na de outra pessoa. É desumano querer dominar uma vida que não te diz respeito. É desumano querer ser a caverna de alguém, por mais que tenhamos raízes, nós também temos asas e a vida é voar.
Só devemos nos prender a nós mesmos, somente sobre isso nós podemos ter controle. Viver e conviver com as consequências dos nossos atos, muitas vezes pode ser pesado demais, então imagina viver e conviver com as consequências de uma vida em que outra pessoa decide por nós. Que o mundo não caia na armadilha de “tudo em nome do amor”, pois o mundo ainda não aprendeu a amar. O primeiro passo é “tudo em nome do respeito”. Para que então nós possamos viver nas nossas cavernas, no arco-íris, para que então nós possamos amar.