dos vestígios da medusa

Impressões sobre a poesia das palavras e das coisas.

Mariana Silveira

"Uma tarde é suficiente para ficar louco ou ir ao Museu ver Bosch" Roberto Piva (Piazza I)

  • black-mirror.jpg
    Algumas palavras sobre Black mirror

    Black mirror sugere que uma versão obscura da vida se manifesta torrencialmente no cotidiano do homem contemporâneo e, ao que tudo indica, armadilhas infalíveis se alastram por todos os lados, levando os homens a um buraco tenebroso, sem volta.

  • girl-reading-book-new-york-subway-wagon-usa-apr-nyc-one-oldest-most-extensive-public-72938438.jpg
    Livros para ler no metrô

    Alguns títulos, daqueles em que não é preciso ler com a caneta na mão, transformam o commuting algo mais agradável, a não ser que se esteja no afinco de engatar uma conversa ou observar a fauna urbana em toda a sua singularidade. Aí vão as dicas:

  • arcades-project1.jpg
    O camponês de Paris

    Muito se fala sobre as Passagens de Walter Benjamin e pouco sobre o livro que o originou, a obra O camponês de Paris, de Louis Aragon

  • godard 1.jpg
    Nouvelle Vague na tradição das rupturas

    Jean-Luc Godard e François Truffaut, na virada da década de 50, em completo envolvimento com os Cahiers du Cinéma, lançam suas primeiras grandes obras de arte: Acossado e Os incompreendidos, a fim de exaltar principalmente o cinema de Hitchcock, rompendo com a tradição francesa de se realizar filmes simplesmente baseados em obras literárias e, com todo o fôlego, instaurando a Nouvelle Vague no mundo.

  • Poema de Ana Cristina Cesar [manuscrito].jpg
    A poeta agora: linhas sobre Ana Cristina Cesar

    Poeta, tradutora, escritora. Uma das personalidades mais marcantes da literatura brasileira no século XX, Ana Cristina Cesar era um jorrar constante de originalidade e força nas palavras. Seu percurso breve, porém intenso, marca nossas letras com grandes reflexões sobre viver o tempo presente, que, segundo Octavio Paz, seria o mesmo que encarar a morte.

  • sixmemos.jpg
    5 livros para se apaixonar, ainda mais, por poesia

    Há diversos escritos de literatura que dissertam sobre a natureza da poesia existente em verso e prosa. Algumas são verdadeiras obras-primas da literatura universal, obras que revelam o quão essencial é a poesia em nossas vidas. Eis uma lista de livros apaixonantes, que perpassam a mera análise do texto.

  • Nadja3_525.jpg
    Nadja: um caminhar surreal

    Nadja, romance de André Breton publicado em 1928, revela a disposição de um narrador que caminha pela cidade de Paris em busca de acasos que lhe sejam inspiradores. Quando encontra a passante Nadja numa esquina, inicia-se um jogo permeado pela loucura e a arte.

  • SoulKitchen.jpg
    3 filmes de Fatih Akin ou um pedaço de Nietzsche

    O cineasta alemão de origem turca sabe exatamente como criar histórias de catarse primorosa. Personagens que “passam por poucas e boas” ilustram uma das citações mais célebres de Nietzsche: Da Escola de Guerra da Vida - o que não me mata torna-me mais forte.

  • 12763-img-1445011588-777x437.jpg
    Wesley Duke Lee: perfil do artista que fez o primeiro happening no Brasil

    O artista paulistano é responsável por um dos primeiros happenings no Brasil, realizado no extinto João Sebastião Bar, e também criou inúmeros trabalhos de gravura, ilustração e publicidade, além de ensinar em seu ateliê. Seu legado permeia toda uma estética de vanguarda, sendo artista de excentricidade ímpar.