Amanda Scarabello

Curiosa pela vida e entusiasmada com as diversas possibilidades de mundos, culturas e pessoas. Quase formada em Publicidade e com um único sonho... ainda para descobrir qual é. É dona do blog Mapeando o Mundo com mais três amigas.

Bonsai – um romance melhor que muito filme francês por aí

Bonsai não é uma árvore em miniatura, não é uma plantinha no vaso, e sim, uma forma de arte. Como a interpretação do livro Bonsai de Alejandro Zambra pode nos dar uma nova perspectiva à vida.


O livro Bonsai tem apenas 96 páginas e foi concebido pelo escritor chileno Alejandro Zambra. No final ela morre e ele fica sozinho e não, eu não dei nenhum “Spoiler” pra você, pois o autor faz questão de começar o romance com essa simples e simpática frase, que já te deixa assustado e muito curioso para continuar a leitura e entender o que aconteceu.

A intenção é tendenciosa e muito criativa. Afinal, se nosso objetivo se pauta em ler um livro para saber o final da história, por que raios leríamos um livro o qual já sabemos o fim? Alejandro bem esperto quis trazer esse tipo de questionamento para nós e isso foi o que me fez se apaixonar pelo livro, além da sua capa.

livro.jpg

O tipo de questionamento é muito interessante, pois, na minha interpretação, é como se fosse uma analogia à vida. Você já sabe o fim, você já sabe que vai morrer, então o que está valendo a pena? O que você está fazendo aqui?

A resposta, claro, é pessoal e depende da visão que cada um tem da vida, mas o raciocínio é o mesmo, pois assim como você continuará lendo (mesmo já sabendo o final), porque a história é feita das circunstâncias, o mesmo acontece com nossas vidas. Afinal, mesmo sabendo do nosso fim somos curiosos pela nossa jornada e pelo o que nos espera durante ela.

Mas por que Bonsai? Bom, antes de explicar o nome vamos ao autor novamente. Alejandro, além de grande escritor, é especialista na arte de criar bonsais e realizou uma analogia inteligente entre a arte e o seu romance. Além da prosa ser cuidadosamente podada e leve, a relação com o bonsai está na leveza da vida e como podemos cuidar dela.

alejandro zambra.jpg

Sobre a história do romance não vou contar, deixo por conta da sua curiosidade de procurar pelo livro e se deliciar com a possibilidade dos diversos rumos que a nossa vida pode tomar.


Amanda Scarabello

Curiosa pela vida e entusiasmada com as diversas possibilidades de mundos, culturas e pessoas. Quase formada em Publicidade e com um único sonho... ainda para descobrir qual é. É dona do blog Mapeando o Mundo com mais três amigas..
Saiba como escrever na obvious.
version 7/s/literatura// @obvious, @obvioushp //Amanda Scarabello