Renan Bini

Renan Bini é mestrando em Letras-Linguagem e Sociedade; graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo; Acadêmico do curso de Letras - Português/Italiano e suas respectivas literaturas; Discente do MBA em Gestão de Marketing, Propaganda e Vendas; Cofundador da Revista Eduque e Assessor na Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Repensando a Política Internacional contemporânea

Mackinder, a partir da teoria do poder da terra, presume que caso o eixo econômico mundial venha se deslocar do Atlântico para o Pacífico, a China seria uma futura superpotência mundial, já que a nação, é herdeira, simultaneamente, do poder continental e oceânico, tendo uma posição mais favorável que "a Baleia americana”.


space-1248369_1920.jpg

O pesquisador Halford John Mackinder formulou em 1904 a teoria do poder terrestre. Em sua essência, ela apresenta o mundo como um único sistema político (o geógrafo, desenvolveu sua teoria ao realizar estudos sobre a expansão europeia e a era colombiana, já com uma pré-ideia do que chamamos atualmente de globalização), e que a partir das causalidades geográficas e os processos históricos, iniciou-se a rivalidade e a disputa pela hegemonia mundial entre o poder marítimo e o poder terrestre (condicionados às realidades geográficas do ambiente).

Para Mackinder, os conflitos históricos, desde o início da exploração (continental e marítima) podem ser explicados a partir desse pensamento, sendo atualmente os EUA (Estados Unidos da América), os herdeiros do poder marítimo da Grécia, da Espanha, de Portugal e da Inglaterra (nações estas, que em sua política expansionista dominaram as regiões litorâneas e o mar, para manter as potências terrestres dentro dos continentes); enquanto a Rússia herda o poder terrestre da União Soviética, Esparta, à Rússia de Pedro, o Grande e à Prússia de Bismarck (potências que se expandiram pelo interior dos continentes).

Mackinder, em sua teoria, defende que o poder terrestre é superior, já que poderia vencer o poder marítimo e anexá-lo, tornando-se um poder anfíbio (termo metafórico alusivo aos seres vivos que dividem seu ciclo de vida em fase aquática e terrestre, ou seja, considerando o termo na política, seria um poder terrestre e marítimo ao mesmo tempo). Após consecutivas derrotas do poder terrestre, muitos passaram a desconsiderar a teoria de Mackinder, mas o pensamento mackinderiano não pode ser refutado, já que sua teoria ainda é aplicável se considerarmos às voláteis relações internacionais que se desenvolveram no âmbito da nova ordem mundial.

Ancorado nessa teoria do Sistema Global fechado, o determinismo geográfico e o confronto entre oceanismo e continentalismo, desenvolveu-se a teoria do Heartland (um dos conceitos chave para a teoria do poder terrestre). Para este pensamento, o mundo era composto por um único e imenso oceano e entre a massa terrestre, existe uma “área-pivô”, ou seja, uma terra central, ou coração continental: A Eurásia. O objetivo de Mackinder era alertar as elites políticas ocidentais, que uma possível união russo-alemã, por exemplo, poderia garantir a esta, a governabilidade internacional.

Mackinder, então a partir de todos esses conceitos e sua teoria do poder da terra, presume que caso o eixo econômico mundial venha se deslocar do Atlântico para o Pacífico, a China seria uma futura superpotência mundial, já que a nação, é herdeira, simultaneamente, do poder continental e oceânico, tendo uma posição mais favorável que "a Baleia americana” (em referência ao oceanismo) e ao “Urso russo” (em referência ao continentalismo). Assim, entende-se que a teoria de Mackinder continua sendo uma poderosa ferramenta para a análise do “tabuleiro geopolítico mundial”, e o seleto grupo de potências que o controlam.


Renan Bini

Renan Bini é mestrando em Letras-Linguagem e Sociedade; graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo; Acadêmico do curso de Letras - Português/Italiano e suas respectivas literaturas; Discente do MBA em Gestão de Marketing, Propaganda e Vendas; Cofundador da Revista Eduque e Assessor na Universidade Estadual do Oeste do Paraná..
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/sociedade// @obvious, @obvioushp //Renan Bini
Site Meter