em busca de ideias perdidas

Uma coleção de ideias e pensamentos sobre Arte, Literatura, Comportamento e Conhecimento

Jose Carlos Belo

José Carlos Belo, ou simplesmente Zé, é um professor que gosta de colocar as ideias em movimento e contribuir para um novo olhar sobre o nosso cotidiano...

  • Strange wide 0.jpg
    Doutor Estranho e as 5 Lições que Aprendemos com o Filme

    Doutor Estranho, herói mestre das artes místicas da Marvel, criado em 1963 por Steve Ditko (mesmo criador do Homem-Aranha) recebe este ano uma megaprodução no cinema. Assim, acompanhamos a história do cirurgião egocêntrico, que encontra redenção nos ensinamentos de uma mestra secular no oriente. Vamos conhecer algumas dessas valiosas lições.

  • millennium piloto wide.jpg
    Millennium – a Série de TV dos Anos 90 que Reinventou o Fim do Mundo

    "Isto é o que somos" - com este lema, há 20 anos começava a série de TV "Millennium". Pioneira de um formato policial que viraria modelo no século XXI, o programa arrebatou uma legião de fãs fiel até os dias de hoje. Saiba mais sobre esse seriado que deixou saudades!

  • depeche mode wide 4.png
    Enjoy the Silence – Depeche Mode e a Crônica do Silêncio

    Em 1990, a banda inglesa Depeche Mode brindou o mundo com "Enjoy the Silence". Canção antológica do grupo que levou à reflexão sobre a importância do entendimento além das palavras. Promessas foram feitas para serem quebradas, o sentimento é intenso, as palavras são banais, desfrute o silêncio. É o que conclama a música que nunca foi tão relevante quanto nos dias atuais, onde a celeuma e a balbúrdia viraram regras de convivência.

  • devil wide.jpg
    6 Quadrinhos de Super-Heróis de Jack Kirby que todo mundo devia conhecer

    Chamar Jack Kirby de Rei dos quadrinhos é pouco. Ao longo de quatro décadas, esse Deus da Nona Arte foi responsável pela criação dos maiores personagens de quadrinhos das duas maiores editoras dos EUA: Marvel e DC. Na década de 1970 seu gênio sem amarras teve liberdade para criar personagens e conceitos revolucionários, embora menos populares junto aos leigos em HQs. Venha apreciar esses fantásticos e não tão conhecidos heróis!

  • The_Authority_wide 1.jpg
    The Authority (Parte 2): Mark Millar e Frank Quitely Aumentando as Apostas!

    Dando continuidade ao artigo anterior “The Authority: A História em Quadrinhos que catapultou os Super-Heróis para o Século XXI”, vamos conhecer em profundidade a polêmica passagem do autor escocês Mark Millar por essa poderosa HQ.

  • 2008 Iron Man wide.jpg
    Os 8 Filmes que Redimiram os Super-Heróis no Cinema Contemporâneo

    Após o fiasco do filme Batman e Robin de 1997, tudo parecia perdido para os super-heróis dos quadrinhos no universo da Sétima Arte. Foi então que uma sequência avassaladora de películas baseadas nos heróis de papel mostrou que filmes baseados em HQs podiam ser coisa de gente grande. Vamos conhecer os 8 filmes que elevaram o status dos heróis coloridos ao patamar das atuais franquias bilionárias de Hollywood.

  • caminho-para-felicidade wide.jpg
    Apocalipticamente: Afinal, o Mundo vai Mesmo Acabar?

    Vivemos todo dia sob a ameaça do fim do mundo. Desastres, doenças e guerras povoam os telejornais, aumentando a aflição quanto ao que está por vir. Mas devemos mesmo temer o destino final? O que fazer diante da perspectiva do encerramento do último ato do teatro da história humana? Esta é uma reflexão sobre o que fazer quando todo dia é Apocalipse.

  • Authority-Widescreen 2.jpg
    The Authority: A História em Quadrinhos que catapultou os Super-Heróis para o Século XXI

    Criada por Warren Ellis e Bryan Hitch no final dos anos 1990, uma década obscura para os quadrinhos de super-heróis, The Authority foi uma série inovadora e incendiária, que definitivamente tirou paladinos de colante da sua zona de conforto. Seu advento foi uma revolução que extrapolou os muros da Nona Arte, pavimentando o caminho para os futuros blockbusters de super-heróis no cinema.

  • ChariotRace-980x520.jpg
    Ben-Hur: Revisitando o Livro

    Escrito em 1880 por um general norte-americano, o livro “Ben-Hur: uma História dos Tempos de Cristo” marcou a vida de gerações e serviu de inspiração para a produção de um dos maiores épicos do cinema mundial. Vale a pena saber mais sobre essa magnífica obra e entender a verdadeira importância do seu legado para os dias de hoje.

Site Meter