em uma grande cidade

Uma pressa em falar para o Mundo sobre o que vi, ouvi e vivi(só por garantia).

Julius Lima

Cinefilia.Em estado bruto.

Garota Exemplar, no casamento quem pode dizer que foi feliz pra sempre?


No suspense Garota Exemplar, o casamento é único suspeito nessa trama sobre a falência das relações

A mulher deitada logo enche a tela do cinema, ao mesmo tempo em que a mão do homem toca-lhe os cabelos, levando-a a virar-se para trás. Uma voz em off introduz a imediata sensação de ambiguidade e incerteza, de algum modo sublinhada pelo olhar dela: a mulher corresponde à carícia ou tem medo daquela mão que convoca o seu desejo? É a abertura de Garota Exemplar, filme do diretor David Fincher, adaptação do livro de Gillian Flynn que assina o roteiro. Mais que uma obra de suspense é um estudo sobre o desencantar do casamento.

Insatisfeita com o relacionamento, Amy decide preparar uma surpresa para o marido no aniversário de cinco anos do casamento, porém, ao chegar em casa, Nick encontra uma sala revirada, sinais de luta e sua esposa desaparecida. No desenrolar da história, o caso ganha notoriedade nacional. A polícia, a mídia e toda a população do país apontam o marido como o principal suspeito do desaparecimento e possível morte de Amy. Os pontos de vista são alternados. O primeiro a expressar-se sobre a história é Nick, que já está enfadado com o casamento e infeliz pela situação de abandonar a cidade grande e perder o emprego. Logo a voz passa para Amy e suas memórias em um diário, retratando como foi conhecer Nick e como nasceu o romance entre eles. A dinâmica interposta mantém-se até o final, e enquanto Amy relata a felicidade do início, Nick mostra a frieza da relação no presente.Nessa altura já está claro que o desmoronamento da relação se dá de maneira silenciosa.

Não existem relações sem conflitos. Uma relação entre um casal sempre será permeada por crises, mas elas não precisam destruir a relação, pelo contrário: o que fazem é fortalecê-la e torná-la mais madura quando os envolvidos se voltam para elas. Por outro lado, caso tais crises sejam ignoradas, podem tornar-se tão grandes, ficando, a cada vez, de mais difícil resolução.

Quais são os perigos do casamento?

Fincher se preocupa em responder o mistério: "quem, como, onde", e o faz muito bem, mas filma também a tragédia íntima dos gestos e das relações em que as coisas deixam de fazer sentido - ou já não cabem no sentido (conjugal e simbólico) que lhe foi destinado. Ele mostra o absurdo com que algumas formas de televisão dos nossos dias exploram as vidas privadas e, mais que isso, sujeitam a infinita complexidade do real ao um violento moralismo. E vai além: fala sobre os perigos de viver e dormir com quem se conhece tão bem, a forma mais transparente de cumplicidade para vida pode ser habitada pelos mais inconfessáveis fantasmas, pois em qualquer relação existem traumas, recalques e culpas. E diante disso, o casamento compensa? Cabe ao espectador tirar as próprias conclusões. Garota-Exemplar.jpg


Julius Lima

Cinefilia.Em estado bruto..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/cinema// //Julius Lima