em uma grande cidade

Uma pressa em falar para o Mundo sobre o que vi, ouvi e vivi(só por garantia).

Julius César

Libriano.Jornalista e conselheiro amoroso, a história que você contará, ele irá compor um enredo de sua observação diária, sobre como é viver e amar em uma grande cidade.

Capitalismo Selvagem

"A Grande Aposta" registra como a economia mundial saltou diretamente da euforia para a depressão


Crises são frequentes, resultado da combinação entre ganância, irracionalidade, desconhecimento de muitos e esperteza de poucos. A falência do banco Lehman Brothers, em 15 de setembro de 2008, é tida como o principal marco da crise financeira. Foi a partir dela que o colapso do crédito nos EUA se espalhou pelo mundo, com um resultado conhecido: a pior recessão desde a década de 1930. As causas do problema são hoje bem compreendidas, sendo a principal a bolha de crédito imobiliário nos EUA--cenário favorecido por uma regulação financeira frágil. Uma vez estourada, autoridades buscaram agir com firmeza para conter danos. Bancos centrais dos países desenvolvidos baixaram os juros a quase zero e injetaram trilhões de dólares nos mercados para evitar um efeito dominó. Em paralelo, exigiram que os bancos levantassem capital, algo bem sucedido ao menos nos EUA.

Esta crise, como outras, resultou da falta de segurança nas regras do jogo. A confiança necessária entre emprestadores e tomadores de empréstimo descambou para o descontrole. Dividas foram travestidas de crédito. Crédito foi dado a quem não podia pagar. Christian Bale (indicado ao Oscar de ator coadjuvante) interpreta o personagem verídico de Michael Burry, investidor e gestor de fundos que, por volta de 2003-2004, portanto com cerca de três anos de antecedência, previu a explosão dos créditos hipotecários no setor imobiliário dos EUA. Burry surge como uma figura paradoxal e desconcertante, combinando a excelência analítica com o mais bizarro comportamento. Há nele uma evidente resistência ao diálogo com os seus pares, passando os dias encerrado num gabinete envidraçado, ouvindo o mais estridente heavy metal. "A Grande Aposta" filme do diretor Adam McKay (das comédias "Quase Irmãos" e "Tudo por um furo" ) baseia-se no livro de Michael Lewis que conta a história de quem se antecipou ao apocalipse financeiro. Enquanto os supostos especialistas reagiram com surpresa ao quebra-quebra dos bancos, atingidos pela crise especulativa e a inadimplência das hipotecas, uma pessoa olhou os números, fez as contas e antecipou o desastre. Ao perceber a podridão dos ativos negociados na bolsa, a inclinação de Bury foi, imediatamente, apostar contra o sistema, investindo os milhões de seu fundo na criação de um seguro contra a falência do mercado. Foi taxado de louco, virou piada na bolsa, perdeu fortunas, credibilidade e recebeu ameaças de processo dos clientes cujo dinheiro ele investiu, antes de tudo vir abaixo e seu lucro se tornar bilionário.Bigshort.jpg

Essa é a grande aposta do título. Assim que Wall Street soube do negócio, abriu as portas para o louco, criando o seguro contra o que jamais, na opinião dos operadores, aconteceria. Mas a criação desse seguro permitiu que outros copiassem a iniciativa de Bury, após sua dica os levaram a pesquisar o mercado. É onde entram os personagens de Steve Carell, Ryan Gosling e Brad Pitt, entre outros. A vitória desta aposta, porém, teve um saldo cruel. Como diz o personagem de Brad Pitt a certa altura, a fortuna obtida pelos que investiram na falência do sistema econômico foi diretamente proporcional à escalada do desemprego, perdas de lares e difusão da miséria. A valorização excessiva e crescente dos imóveis, alimentou toda a crise. Muitos americanos começaram a ver suas casas não como moradias, mas como um caminho para obter empréstimos bancários cada vez mais volumosos. Os bancos, por sua vez, viam nas casas dos credores garantias mais do que suficientes para conceder mais e mais empréstimos, afinal, os preços dos imóveis só conheciam uma direção: o alto.

O diretor aposta no tom de comédia, cortes rápidos e no didatismo para narrar essa história. Em momentos complicados, a cena é cortada para uma celebridade, que explica a situação. Caso de Margot Robbie ( de O Lobo de Wall Street, de Martin Scorsese) em uma banheira de espuma, que conta aos espectadores sobre o funcionamento do mercado imobiliário. A cantora pop Selena Gomez também faz uma ponta em um cassino, exemplificando tipos de investimentos. Outras vezes, legendas aparecem na tela com esclarecimentos, sempre com bom humor e comparações esdrúxulas com fatos da vida cotidiana. O diretor também se beneficia da quarta parede, quando o personagem abandona o que está acontecendo a sua volta e fala diretamente para a câmera, com o espectador. São sacadas que elevaram o filme embora desconstrua aquele mundo, o filme de McKay parece ao mesmo tempo fascinado por ele, faltando assim um pouco de malícia. Ele ganhou o Oscar de roteiro adaptado mas o cinismo ficou para a vida real do capitalismo selvagem: que ainda precisa reinventar o sistema financeiro mundial de modo que ele produza mais riqueza com menos riscos.


Julius César

Libriano.Jornalista e conselheiro amoroso, a história que você contará, ele irá compor um enredo de sua observação diária, sobre como é viver e amar em uma grande cidade..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/cinema// @obvious, @obvioushp //Julius César