ensaio sobre o mundo

Divagações sobre o mundo e a sociedade em que vivemos e em que vamos viver

Marcello Caetano

Marcello Caetano é meio Serrano e meio Carioca, Publicitário, Meia Maratonista e Pós-Graduado em Marketing Digital. Acha que antes de morrer você precisa correr uma maratona, ouvir Coltrane, ler Bauman, fazer um mochilão para um país esquisito. Tudo isso bebendo cerveja!

Snowden e a influência da NSA no Marketing Digital

Após a divulgação da quantidade de dados coletados diariamente pela agência NSA, aumentou a busca pela criptografia comercial e a crescente adesão dos usuários comuns por essas ferramentas. Com isso, dados sobre o comportamento do consumidor na internet que eram utilizados no desenvolvimento de estratégias e ações, estão se perdendo ou sendo camuflados pela criptografia.


Já é tradição no final do ano as listas com as tendências do Marketing Digital para o próximo ano ou para o futuro. Nas listas, os especialistas e estudiosos apontam quais as tecnologias e as ferramentas que serão dominantes no cenário mundial. Porém pouco se fala sobre um influenciador que atua fortemente no mercado e que poderá ditar o ritmo dos acontecimentos nos próximos anos: A NSA (National Security Agency ou Agência de Segurança Nacional).

O momento para se comentar a atuação da NSA não poderia ser mais propício, já que está nos cinemas o filme que conta a história de Edward Snowden, o antigo funcionário terceirizado da NSA, que vazou milhares de documentos da agência, mostrando como funciona o maior sistema de coleta de dados de informações de comunicação, entre eles a internet.

Logo após a série de reportagens de Glenn Greenwald no jornal britânico The Guardian, os usuários mais entusiastas de internet se voltaram com mais fervor para um assunto que circula na rede a muito tempo, mas que nunca foi muito levado a sério pelos usuários comuns: A privacidade da internet.

As buscas por soluções aumentaram exponencialmente nos últimos anos, assim como o download de ferramentas como o navegador Tor, antes utilizado em sua maioria por “exploradores” da Deep Web. Recentemente o popular aplicativo Whats App também entrou na era da criptografia, oferecendo uma codificação de ponta a ponta para seus usuários. Para exemplificar como a busca por soluções de criptografia aumentou, vale a leitura da entrevista de James Clapper, Diretor de Inteligência Nacional da CIA (Órgão que controla a NSA), na qual afirma que os vazamentos de Snowden acabaram acelerando em sete anos o desenvolvimento da criptografia comercial.

É nesse momento que entra a influência da NSA no Marketing Digital. Após a divulgação da quantidade de dados coletados diariamente pela agência, aumentou a busca pela criptografia comercial e a crescente adesão dos usuários comuns por essas ferramentas. Com isso, dados sobre o comportamento do consumidor na internet que eram utilizados no desenvolvimento de estratégias e ações, estão se perdendo ou sendo camuflados pela criptografia. Uma mudança no comportamento do usuário, pode acabar influenciando gigantes da tecnologia, como Google e Facebook, que atualmente ditam tendências no mercado digital e são grandes vendedores de mídia digital baseada em dados de navegação do usuário.

O cenário futuro ainda é impossível de se prever, mas diante da tendência atual, o modelo de Marketing Digital em voga atualmente pode sofrer uma grande mudança nos próximos anos.

Edward_Snowden


Marcello Caetano

Marcello Caetano é meio Serrano e meio Carioca, Publicitário, Meia Maratonista e Pós-Graduado em Marketing Digital. Acha que antes de morrer você precisa correr uma maratona, ouvir Coltrane, ler Bauman, fazer um mochilão para um país esquisito. Tudo isso bebendo cerveja!.
Saiba como escrever na obvious.
version 10/s/tecnologia// @obvious, @obvioushp //Marcello Caetano
Site Meter