Rafael Oliveira

Publicitario, um apaixonado pela arte de contar e conhecer historias. Sou viciado em livros e cinema, procurando sempre enxergar as mensagens mais profundas que se pode aprender com eles. Apaixonado pela vida e pela arte de viver.

Conta comigo: reflexões sobre a amizade

Verdadeiras amizades são como grandes tesouros, e aqueles que a possuem acabam por colecionar grandes riquezas. O filme Conta comigo nos leva a uma reflexão sobre a arte da amizade e como ela pode transformar a nossa vida.


comigo.jpg

Se for para falar de um filme que fale sobre amizade, o classico dos anos oitenta "Conta comigo" é o que retrata melhor esse tema. O filme tem no elenco River Phoenix e Kiefer Sutherland e traz em seu roteiro quatro amigos que embarcam em uma aventura para encontrar o corpo de um homem morto e ficarem assim famosos na cidade. O mais importante na trama não é a missão, mas sim a amizade, já que em todo o tempo os diálogos do filme trazem a profundidade de cada personagem e seus conflitos. Conta comigo traz a mensagem de uma mudança de ciclo, pois ali eles são adolescentes cheios de conflitos, mas que em breve estarão perdendo a inoscência e não saberão se a amizade entre eles ira durar para sempre, por isso durante toda a viagem eles acabam tendo a chance de encarar os problemas de frente, através da amizade. Quem assitiu a este filme e não se emocionou ou não refletiu sobre a amizade não pode dizer que ja viveu intensamente a experiência de ter amigos.

Cada garoto possui um problema especifico, seja familiar ou emocional, e a ferramenta que eles usam para vencer suas crises é a amizade. Todo o enredo do filme nos chama para refletir sobre a amizade, ou melhor, sobre as nossas amizades. Todo mundo precisa ter amigos, talvez eles não estão conosco o tempo todo, não nos ligam todos os dias, mas eles estão ali quando precisamos. É fundamental ter um grupo de amigos para nos ajudar em nossas crises, para nos dar conselhos e para dizer o que precisamos ouvir. A aventura dos garotos nos fala sobre a aventura da vida, onde os amigos são aqueles que nos ajudam a levar as nossas cargas, sorriem e também choram conosco. Pense comigo, onde estão os seus amigos agora? Você tem se aventurado com eles? Quando foi a ultima vez que vocês sorriram juntos? Quando foi o ultima vez que vocês choraram e disseram: conta comigo?

O personagem principal chamado Gordie sonha em ser escritor, mas após a morte do seu irmão ele fica abalado e vê que a sua propria familia não apoia e não ve o talento dele. Em meio a viagem Gordie encontra no amigo Chris um motivador e um irmão mais velho que acredita no seu potencial. Amigos estão ai para isso, para nos entender, para nos aceitar como somos e para acreditar em nossos sonhos, mesmo que nem nós mesmos acreditamos. Aqueles que possuem amigos dessa espécie possuem grandes tesouros na sua vida. Mas ainda assim entenda, nossos amigos não estarão conosco vinte quatro horas por dia, mas nas grandes aventuras da vida podemos contar com eles.

Durante o filme dois garotos chegam a discutir sobre quem seria mais forte: Superman ou Super Mouse? Uma discussão boba e sem sentido, mas que revela que amigos conversam sobre coisas banais mesmo, e ainda assim a experiência é maravilhosa. Acredito que você também já tenha conversado sobre coisas banais com seus amigos e com certeza deu muitas risadas com esses momentos. Brincadeiras, brigas, discussões e aventuras fazem parte das amizade. O tempo nos engole, diminue os momentos com os nossos amigos, tanto que ao fim do filme é dito pelo personagem principal que ele nunca mais teve amigos como quando tinha doze anos. Por que? O tempo e a rotina afastaram ele dos seus amigos. Por isso o alvo deste texto é resgatar a amizade, resgatar os bons momentos e as boas risadas entre amigos. Desfrute de cada momento, pois o tempo passa, e muito rapido. Relembre dos seus amigos, invista tempo com eles, tenha conversas de qualidade, volte a dar risadas com eles, afinal, amizade sempre vale a pena!


Rafael Oliveira

Publicitario, um apaixonado pela arte de contar e conhecer historias. Sou viciado em livros e cinema, procurando sempre enxergar as mensagens mais profundas que se pode aprender com eles. Apaixonado pela vida e pela arte de viver..
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/cinema// @destaque, @hplounge, @obvious, @obvioushp //Rafael Oliveira