Rafael Oliveira

Publicitario, um apaixonado pela arte de contar e conhecer historias. Sou viciado em livros e cinema, procurando sempre enxergar as mensagens mais profundas que se pode aprender com eles. Apaixonado pela vida e pela arte de viver.

O que aprendi com Game of thrones

Não é apenas um livro, não é apenas um seriado. Game of Thrones nos traz diversos princípios e ensinamentos para podermos aplicar em nossa vida.


logo.jpg

O seriado Game of thrones a cada temporada tem ganhado muitos fãs, seja com seus livros ou através do seriado exibido pela HBO. A história criada por George R. R. Martin já esta integrada na cultura pop, levantando discussões, mistérios e as mais diversas teorias sobre o fim da historia. Até aqui muitas coisas já aconteceram na trama e com isso nós podemos aprender diversas coisas através dos conflitos vividos pelos personagens.

1- Não confie em todo mundo

confiança.jpg

Cada personagem na historia busca um objetivo, e o principal deles é sentar no trono de ferro e assim ser o rei dos sete reinos. Traduzindo, não importa qual seja a esfera que o personagem esteja, ele quer conquistar territórios, e para isso não existe barreiras, eles tentam de tudo para concluírem o seu alvo, mesmo que seja necessário enganar ou trair alguém. Assim nós aprendemos que não devemos confiar em todo mundo que aparece querendo ser o nosso amiguinho, pois podemos ser traídos por pessoas querendo nossa posição ou apenas com o alvo de nos prejudicar. Converse com todos, mas nunca revele seus segredos e sonhos para todo mundo.

2- As pessoas podem morrer, mesmo as mais próximas

morte de pessoas.jpg

Se existe algo que todo mundo já espera no seriado é a morte de algum personagem importante. Com certeza você ficou chateado por ver a morte de algum dos seus personagens favoritos. Sem choro, o criador da trama não tem dó de ninguém, mata até mesmo os personagens que achamos ser o mais importante. A vida também é assim, a única certeza que temos nessa vida é que iremos morrer, e infelizmente as pessoas queridas ao nosso redor em algum momento também irão falecer. Não sabemos a data e nem a maneira, por isso aproveite e desfrute do tempo em vida com as pessoas que você ama.

3- O impossível pode acontecer

dragoes.jpg

Quando achávamos que a trama seria sobre guerras e busca por poder, acabamos sendo surpreendidos por um tema magico: Dragões. Os Dragões estavam extintos, mas Daenerys acaba se tornando a mãe do Dragões, fazendo algo impossível se realizar. As vezes você pensa que a sua vida é chata e monótona, e nada de extraordinário ira acontecer, mas acredite que as coisas podem mudar, algo magico pode vir acontecer na sua vida, algo bom e inesperado pode transformar toda a sua vida. Pense positivo, pois pensar negativo não ajuda a vida de ninguém.

4- Acima de tudo a honra

honra.jpg

Apesar de termos muitas conspirações e mortes na trama, existe também espaço para a honra em alguns personagens. Jon Snow e Sam são homens de honra e que sempre buscam fazer o bem, assim como Ned Stark, que também tinha esse princípio. Vivemos hoje em um mundo com princípios baixos, onde existe pouco respeito e poucas pessoas que cumprem com sua palavra. Acredito que uma pessoa pode passar por tempos ruins, por tempos de desânimo ou de fraquezas, mas ela em nenhum momento pode perder a honra e a sua palavra. Se você disse que vai fazer então faça, se fez algo assuma, se marcou algo com alguém compareça.

5- Seja estratégico

mindinho.jpg

Todo mundo quer ser bem sucedido, mas poucos pensam em uma maneira de chegar no topo. Mindinho tem nos ensinado a cada temporada que uma boa estratégia pode fazer com que você alcance grandes conquistas. Muitos querem entrar em uma faculdade publica sem estudar, ter um bom emprego sem se preparar, conquistar uma pessoa sem antes fazer amizade. Lembre-se, antes de você chegar no topo você ira precisar estudar o caminho e os seus obstáculos. Aquele que sabe o que quer e como alcançar sem duvida ja conseguiu percorrer boa parte do caminho.

6- Inteligência é melhor que força

tyrion.jpg

Tyrion é anão, é feio e ninguém respeita ele. Tudo para ser um derrotado, correto? Não. Tyrion com sua inteligência consegue influenciar muitas pessoas, e um dos segredos dele é a leitura e a busca por conhecimento. A famosa frase conhecimento é poder é verdadeira, pois aquele que possui a informação também possui o resultado. Busque não apenas desenvolver os músculos do corpo, mas também os da mente. Invista em leitura, em informação e saiba assim como Tyrion usar tudo isso a seu favor com muita sabedoria.

7- Não cante vitória antes do tempo

oberyn.jpg

Oberyn estava enfrentando O gigante Montanha e a sua vitória parecia certa, mas então de repente o Montanha destroi os olhos de Oberyn e o mata. O erro de Oberyn? Achar que a vitória já estava garantida. Nunca cante vitória antes da hora, não seja soberbo, não pense ser melhor do que os outros. A vida é uma maratona e as oportunidades aparecem aos poucos e as conquistas são alcançadas com perseverança. Lute, persista e só comemore quando estiver com o troféu na mão, se não você corre risco de passar vergonha assim como Oberyn.


Rafael Oliveira

Publicitario, um apaixonado pela arte de contar e conhecer historias. Sou viciado em livros e cinema, procurando sempre enxergar as mensagens mais profundas que se pode aprender com eles. Apaixonado pela vida e pela arte de viver..
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/cinema// @destaque, @hplounge, @obvious, @obvioushp //Rafael Oliveira