Rafael Oliveira

Publicitario, um apaixonado pela arte de contar e conhecer historias. Sou viciado em livros e cinema, procurando sempre enxergar as mensagens mais profundas que se pode aprender com eles. Apaixonado pela vida e pela arte de viver.

Que tal um livro por semana?

Algumas dicas para você ler muito mais livros e se tornar um viciado em leitura


livros.jpg

Os brasileiros são conhecidos por serem pessoas que não gostam de ler, para você ter uma idéia, a média de leitura do brasileiro é de apenas quatro livros por ano. Isso sem duvida é muito pouco, já foi dito que se quer acabar com um país, acabe primeiro com a sua cultura. A situação é mesmo ruim, onde vemos jovens reclamando de ter que ler os clássicos da literatura nacional, reclamam de livros muitos grandes, reclamam de ler jornais, enfim, uma geração que reclama muito. Livros são alimentos, quando você lê um livro a sua mente nunca mais volta ao seu tamanho original. A cada livro ingerido você cresce como pessoa, cresce em informação e conhecimento. Aquele que lê bem, acaba falando bem e acaba escrevendo também muito bem. Se você deseja subir o seu nível de conhecimento comece a ler um livro, leia jornais, leia textos em blogs, ou seja, leia muito, leia bem e nunca pare de ler.

Depois dessa bronca por lemos tão pouco, eu quero propor um desafio para você. Será bom tanto para aquele que já le bastante como para aquela pessoa que não gosta de ler. Que tal lermos um livro por semana? Uau, isso é muito você pode pensar, mas tudo é questão de escolha. O dia tem 24 horas para todo mundo, e é você que deve definir como preencher o seu tempo, se ficara deitado o dia inteiro, se ira passar o dia no vídeo-game ou se ira resolver ler um livro. Não precisa começar com um livro de mais de 500 paginas como Guerra dos Tronos, mas o começo pode ser com livros pequenos. Acredite em mim, é possível, é muito bom e muito satisfatório. Vou deixar aqui algumas dicas para todos:

1 – Tome atitude

Saia do seu lugar de conforto, esse é o primeiro passo. Não fique dizendo que você não consegue ler, que o livro é muito grande, que ler da sono. Comece lendo aquilo que você gosta. Se gosta de literatura então leia literatura, se você gosta de livros didáticos leia tais livros, se curte biografias consuma elas. Nada como começar com aquilo que você gosta para ir pegando o ritmo e gosto pela coisa.

2 – Leia 50 paginas por dia

Esta começando a ficar difícil, NÃO, não esta. Defina um horário para poder alcançar tal objetivo. Se você ler as 50 paginas por dia conseguira ler um livro por semana facilmente e com a alegria do objetivo alcançado vira mais vontade de ler outros livros. Se caso você de inicio não conseguir ler as 50 paginas tudo bem, leia um pouco mais no dia seguinte, mas não negocie essa meta, ela é possível.

3 – Aproveite cada momento

Hora de quebrar o paradigma da falta de tempo. Como eu disse, todos possuem tempo para fazer aquilo que quiserem, devem apenas querer. Aproveite os momentos que você esta livre, sabe a hora que você acorda e fica deitado sem fazer nada? Aproveite esse momento para ler. Leia no ônibus, leia na hora do almoço, leia no intervalo da faculdade, leia em parques. Sobrou um tempo, busque ler, pois lembre-se, são 50 paginas a sua meta.

4 – Faça um checklist

Nada é tão motivador como uma meta alcançada, é o nosso troféu. Eu tenho um costume e indico a vocês. A cada livro lido eu anoto em um caderno o numero do livro, o nome dele e o autor que o escreveu. Com um tempo você vai olhar para esse seu checklist e vai ficar feliz em ver que já passou dos 50 livros lidos. Isso é um verdadeiro troféu. Se não quiser escrever use redes sociais que possuam um checklist virtual para motivar os leitores.


Rafael Oliveira

Publicitario, um apaixonado pela arte de contar e conhecer historias. Sou viciado em livros e cinema, procurando sempre enxergar as mensagens mais profundas que se pode aprender com eles. Apaixonado pela vida e pela arte de viver..
Saiba como escrever na obvious.
version 3/s/literatura// @obvious //Rafael Oliveira
Site Meter