Rafael Oliveira

Publicitario, um apaixonado pela arte de contar e conhecer historias. Sou viciado em livros e cinema, procurando sempre enxergar as mensagens mais profundas que se pode aprender com eles. Apaixonado pela vida e pela arte de viver.

Quero ser grande

Um filme que nos ensina sobre a inocência da infância e as responsabilidades do adulto


big3.png

Este filme é um clássico da Sessão da Tarde, estrelado por Tom Hanks, que nos leva a fazer diversas reflexões sobre a infância e a fase adulta da vida, nos mostrando o lado bom e o lado ruim de cada fase.

O filme nos mostra o jovem Josh que, ao se deparar com uma máquina de desejos, faz o pedido de se tornar grande, pois estava cansado de ser humilhado por ainda ter pouca idade, além de querer experimentar os privilégios de ser adulto. O problema é que com o passar do tempo, Josh vai percebendo que ser adulto não é assim...tão divertido. Acredito que toda criança deseja crescer rapidamente, querendo ter liberdade, ter dinheiro, poder assistir filmes de adultos no cinema, poder aproveitar festas e diversas outras coisas. A criança nunca aceita ser deixada de lado, não gosta de não ser incluída nas atividades dos adultos. Com certeza, você já pensou isso quando criança: "Eu quero ser grande".

O desejo de Josh é realizado, mas a vida divertida não é assim tão fácil quanto ele esperava. Agora, Josh tem responsabilidades, tem que trabalhar, tem que se cuidar, e além disso não tem mais a mamãe por perto para fazer a comida e arrumar a cama dele. Ser adulto realmente não é nada fácil, exige muita maturidade para lidar com as situações do dia a dia, por isso é extremamente importante você passar por cada fase da vida com muita calma. O perigo de você querer crescer rápido é não aproveitar o tempo da infância, e então quando perguntarem como foi a sua infância você não terá o que contar. É assim que surgem pessoas ansiosas e insatisfeitas com a vida, pois quando crianças querem ser adultos, mas quando adultos desejam novamente vir a serem crianças.

Em determinados momentos Josh já adulto busca se divertir como se fosse uma criança, o que não é normal de ser feito o tempo todo. Hoje em dia vemos também muitas pessoas imaturas, pessoas que se comportam como crianças, porque ao crescerem desejaram ser crianças novamente. Crescer dói, crescer tem um preço, ser adulto exige força e maturidade. Josh também teve que saber lidar com o sexo oposto, em um namoro em que ele não sabia muitas vezes como se comportar. Novamente ao olharmos ao redor veremos pessoas adultas e grandes se relacionando em seus namoros de forma infantil e pequena, porque não cresceram, ou não aprenderam com as fases anteriores a serem adultas. Cada fase da vida deve ser aproveitada e vivida intensamente, pois cada fase tem algo para nos ensinar. Quero ser grande é um filme honesto, que fala sobre a inocência da infância e a responsabilidade do adulto, que fala de escolhas e por fim, fala sobre a vida.


Rafael Oliveira

Publicitario, um apaixonado pela arte de contar e conhecer historias. Sou viciado em livros e cinema, procurando sempre enxergar as mensagens mais profundas que se pode aprender com eles. Apaixonado pela vida e pela arte de viver..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/cinema// @obvious //Rafael Oliveira