Raquel Rocha

A vida é tão generosa que me fez entender que eu não posso ser uma mulher perfeita, mas ainda tenho o privilégio de ser eu mesma.

  • pexels-photo-41073.jpeg
    Vamos falar sobre ansiedade. Eu sinto, e você?

    Este é meu segundo relato pessoal. Dessa vez quero discorrer sobre um transtorno que atinge 33% da população mundial (me incluindo, óbvio!). Ao contrário do que você pode estar imaginando, esse aqui não vai ser um artigo científico ou com um passo a passo de como se curar. Na verdade, espero que você não se identifique com nada do que será exposto. Mas, se você sentir qualquer resquício de semelhança, não se preocupe, é sinal de que você não está sozinho!

  • lu-martins-divertidamente2.png
    As emoções e as memórias da nossa Divertida Mente

    Nós somos feitos de vários momentos e, em cada um deles, agimos com determinadas peculiaridades. Às vezes duvidamos da nossa própria capacidade, às vezes só conseguimos chorar e chorar, em outras – no entanto -, nos saímos bem melhores que o esperado. Mas, o que nos define, de fato, não é por quantos ciclos bons ou ruins nós passamos, mas a forma como enfrentamos cada um deles.

  • 01 (2).jpg
    Brilho eterno de uma mente sem lembranças e tudo o que queremos esquecer

    Há quem diga que a melhor forma de se viver é concentrar-se totalmente e plenamente no presente. Mas, tentar se afastar do passado, o fortalece. Se nos escondermos, ele cresce. Então, não seria melhor simplesmente suportá-lo, encará-lo e, consequentemente aceitar que o que temos de mais precioso são os nossos aprendizados e que, definitivamente, ignorar as experiências ruins que tivemos para não doer é uma ideia um tanto quanto equivocada?

  • Artigo 037 - Metamorfose ambulante.jpg
    Relato pessoal: uma vida transformada pelo medo e pela depressão

    Há quem diga que tudo tem o seu tempo determinado. Antoine de Saint-Exupéry escreveu: para todo fim, um recomeço; Fernando Pessoa: tudo vale a pena se a alma não é pequena; Fábio de Melo: é no conflito que a vida faz crescer. E para todas essas frases, um ensinamento em comum: persista, mesmo quando a preocupação extrema e o desassossego baterem à sua porta, pois isso lhe tornará forte. Como prova, eis a história de uma jovem diagnosticada com síndrome do pânico e depressão.

  • Amelie-1231.jpg
    Aprendendo com Amélie Poulain: o poder de cultivar a empatia

    Talvez nem todos saibam disso, mas a arte de se colocar no lugar do outro é transformadora. Além de essa atitude poder mudar a sociedade em que vivemos, ela é capaz de fazer o bem às pessoas mais próximas de nossas vidas: nós mesmos. Não é caridade, não é sacrifício pessoal. É sim, a capacidade que todos temos de fazer para o outro apenas aquilo que gostaríamos que fizessem conosco.

  • na natureza selvagem.jpg
    Na Natureza Selvagem: a surpreendente aventura de sermos nós mesmos

    Quando assistimos a um filme que ultrapassa a barreira do entretenimento e atinge o ápice das nossas emoções, ele precisa ser compartilhado. Na Natureza Selvagem é uma obra envolvente e perturbadora: desperta a vontade de encontramos algumas respostas que por muito tempo parecem estar perdidas dentro de nós.

  • 500-Days-Summer-GIFs.jpg
    500 dias com ela: as incríveis façanhas do destino

    Entre tantos questionamentos que enchem a nossa mente, o fato de tentarmos encontrar uma explicação lógica para tudo o que acontece é o que mais me fascina. Talvez seja porque algumas coisas precisam acontecer. Essa é a maneira como a vida nos coloca à prova de quão forte e emocionalmente estável estamos. Ou talvez seja destino, nos dizendo aos trancos e barrancos que precisamos viver o hoje e confiar o mínimo possível no amanhã - se é que ele existe.

  • comer-rezar-amar-cena-do-filme.jpg
    Comer Rezar Amar: como a viagem de Liz nos ensina a ser resiliente

    Manter a esperança e o equilíbrio emocional nos momentos difíceis faz com que criemos confianças em nós e, consequentemente, aprendemos a lidar com os obstáculos da vida. Para isso, precisamos ser resilientes. Precisamos manter aquela voz dentro da gente que diz: tudo vai dar certo, as coisas vão mudar para melhor.