entre o mar e as terras do meio

Literatura e cultura do Oriente Médio e do Mediterrâneo

Cassandra Gomes Hochberg

Cassandra Gomes Hochberg é engenheira por formação, escritora e nômade por vocação. Mas o que gosta mesmo é de ler, de bater boca sobre política, de comida estranha que chama de mediterrânea e do Oriente Médio. Vive em Boston, tenta ser romancista e escreve sobre literatura e cultura.

  • headland-520779_1280.jpg
    Como Curar um Fanático

    Em Como Curar um Fanático, o escritor israelense Amós Oz reflete com clareza e senso de humor sobre a essência e a cura para o fanatismo

  • Beirut,_Lebanon_(6276580488).jpg
    Escritores que nos ensinam sobre o Oriente Médio

    Por meio da literatura eletrizante de países como Israel, Turquia, Irã e Egito penetramos vidas marcadas por guerras, desesperanças e, acima de tudo, a busca por um sentido em meio o caos.

  • Safo1.jpg
    Safo e as lésbicas da ilha de Lesbos

    Safo de Lesbos revolucionou a visão grega sobre como se comporta a mulher, dando origem aos termos lesbianismo e safismo. Na antiguidade estes termos carregavam conotações diferentes das de hoje, que foram manchadas por pensamentos e sentimentos medievais.

  • fiat-923601_1280.jpg
    A amizade feminina por Elena Ferrante

    A amizade entre mulheres nos confunde, abala e deixa marcas que carregamos por toda uma vida. Mas esta não é sempre a maneira como a relação, perigosa e inevitável, é retratada. Na literatura nos deparamos com disputas hostis e convivências desagradáveis, muitas vezes vencidas pela força da irmandade. Na vida, infelizmente, a banda toca diferente. Elena Ferrante nos mostra na sua obra, A Amiga Genial, um retrato feroz, caótico e devastadoramente real do amor, inveja e amizade no mundo feminino.

Site Meter