entreletras...

Sobre o reaprendizado de vida e outras reflexões.

Adriane Pereira

É por meio da escrita que me relaciono com o mundo externo e o meu mundo interior. Bem vindo ao meu mundo que ao ser compartilhado se torna nosso. Formada em Letras.

O discernimento nosso de cada dia

A capacidade de discernimento exige prática e habilidade, mas é condição essencial para se atingir maturidade e ter ações mais assertivas ao longo da vida.


Coruja.jpeg

Em meio às comemorações que ocorrem todo final de ano, determinado estabelecimento confeccionou sua árvore de Natal e junto dela pendurou palavras as quais as pessoas podiam levar consigo, tais como: saúde, amor, paz, prosperidade, compreensão, otimismo, discernimento.

Durante toda a semana observei as palavras escolhidas sendo levadas uma a uma, mas uma delas permanecia ali, esta palavra era discernimento. Esse fato foi intrigante e me perguntei: por que muita gente relutava em levá-la para si? Levei o papel para casa. Talvez eu mesma estivesse precisando dela.

A definição de discernimento é: capacidade de avaliar as coisas com bom senso e e clareza, juízo; capacidade de compreender as situações, separar o certo do errado. Sinônimo de critério, escolha, reflexão. Pois bem, isso me fez refletir a respeito da palavra e seu significado e chego à conclusão que deveria ser a primeira palavra a ser escolhida, já que para qualquer atitude que se possa adotar, antes de qualquer ação ou pensamento, o discernimento deve ou deveria fazer-se presente.

Fogos.jpeg

Não é suficiente em muitos casos somente discernir entre o bem e o mal, por vezes é preciso discernir entre o bom e o melhor, entre o ético e o menos ético, entre ter razão e abrir mão desta razão para favorecimento de outrem. Fazer uso do discernimento não é muitas vezes fácil, não há de ser uma ação extemporânea, pois exige aplicação prática e não somente um desejo de final de ano.

Sejamos sensatos, a prescrição mais adequada é fazer uso do discernimento diariamente e não somente como remédio nas promessas do Ano Novo.


Adriane Pereira

É por meio da escrita que me relaciono com o mundo externo e o meu mundo interior. Bem vindo ao meu mundo que ao ser compartilhado se torna nosso. Formada em Letras..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/recortes// @obvious, @obvioushp //Adriane Pereira