Lucas B. Friedmann

‎"I want to stay as close to the border as I can without going over.
Out on the edge you see all kinds of things you can't see from the center." Kurt Vonnegut (1922-2007)

Eu escrevo porque (eu não entendo e nem sei como explicar) era
o que eu sempre quis fazer, mesmo antes de saber escrever

deus... existe?

Após fase de testes para avaliação da primeira inteligência artificial, com perguntas específicas de cunho científico, fizeram-lhe uma das perguntas derradeiras: "afinal, Deus existe?"


[Esta estória já foi contada algumas vezes, de outras maneiras. Esta nem chega a ser uma versão inteiramente nova, mas quem sabe seja mais verdadeira.]

Em um futuro distante, finalmente uma inteligência artificial fora concebida, com uma capacidade nunca antes alcançada em raciocínio e consciência, e nunca antes conjugada de modo tão genial. Pouco antes de sua inauguração, ou melhor dizendo, de sua ativação definitiva, os cientistas ainda o questionavam, para avaliar extensão e profundidade de sua inteligência. Depois de meses com questões complexas sobre física, química, engenharia, sociologia, antropologia, e outras disciplinas do conhecimento humano, passaram a assuntos mais amenos, mas não menos polêmicos. Até que lhe foi proposta a seguinte pergunta: “Deus existe?”

Ao que ele prontamente respondeu: “Depende.”

Uma resposta que surpreendeu... já que em princípio ele havia sido projetado para ser claro e objetivo. Depende como?, perguntaram-se. Depende do modo como as pessoas ou as religiões concebem a ideia de divindade, ou de uma inteligência superior, foi a resposta, para alívio, momentâneo, de seus inquisidores. Mas nunca havia me sentido tão limitado, ele completou.

data_center_70297009_1250x450pxrecovered.jpg


Lucas B. Friedmann

‎"I want to stay as close to the border as I can without going over. Out on the edge you see all kinds of things you can't see from the center." Kurt Vonnegut (1922-2007) Eu escrevo porque (eu não entendo e nem sei como explicar) era o que eu sempre quis fazer, mesmo antes de saber escrever.
Saiba como escrever na obvious.
version 5/s/literatura// @obvious, @obvioushp //Lucas B. Friedmann