Lucas B. Friedmann

‎"I want to stay as close to the border as I can without going over.
Out on the edge you see all kinds of things you can't see from the center." Kurt Vonnegut (1922-2007)

Eu escrevo porque (eu não entendo e nem sei como explicar) era
o que eu sempre quis fazer, mesmo antes de saber escrever

sorte é o encontro de preparação com oportunidade

Quantas vezes alguém bem sucedido precisa ouvir "quanta sorte, ein?" Essa sorte muitas vezes tem pouco a ver com probabilidades. É o resultado de uma preparação longa e exaustiva. Preparação que permite identificar as oportunidades. Preparação que viabiliza aproveitar as oportunidades.


É comum alguém que vence uma etapa importante na carreira profissional ou que supera alguma dificuldade específica ter que ouvir comentários (nem sempre mal intencionados, mas enfim comentários) do tipo "quanta sorte você teve, ein?"

Sorte é uma palavra usada para denominar algo como um fenômeno relacionado unicamente a probabilidades. Sorte é algo que acontece como consequência do puro acaso. A sorte pode ser uma chance e essa chance é calculável com auxílio da matemática.

Essa sorte que dizem que ataca quando se consegue vencer um grande desafio de um modo um tanto inesperado não tem nada a ver com probabilidades. Pode ter sido inesperado para os que festejavam qualquer coisa enquanto outros trabalhavam.

chess-pieces-pawn-king.jpg

Essa sorte é, na verdade, um encontro fortuito de preparação com oportunidade.

A preparação vai desde a formação até o estudo das circunstâncias propriamente ditas. O conhecimento detalhado do que está em questão, das causas e das consequências. A concentração para ter seus recursos à disposição no momento em que for necessário.

É claro que pode parecer sorte também encontrar uma oportunidade correta ou mesmo selecionar uma melhor oportunidade entre várias outras. Mas também aí a preparação conta favoravelmente, permitindo selecionar as oportunidades. Uma boa preparação atrai oportunidades e fornece recursos para uma seleção eficiente.

A sorte dos bem sucedidos em uma tarefa ou em várias tarefas, ou mesmo de bem sucedidos na vida como um todo, é um encontro feliz entre uma fase de preparação e uma seleção adequada de oportunidades.


Lucas B. Friedmann

‎"I want to stay as close to the border as I can without going over. Out on the edge you see all kinds of things you can't see from the center." Kurt Vonnegut (1922-2007) Eu escrevo porque (eu não entendo e nem sei como explicar) era o que eu sempre quis fazer, mesmo antes de saber escrever.
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/sociedade// @obvious, @obvioushp //Lucas B. Friedmann