estética doméstica

O prazer da arte consiste no livre jogo da razão associada à intuição

Alysson Camargo

escrevendo sobre os devaneios nas artes.

Certezas provisórias: as guias de nossa autenticidade

Autenticidade é um dos maiores luxos contemporâneos. Ela traz felicidade no encontro com a sua verdadeira natureza, os seus sentidos e seu caminho espiritual.


1-7RjhXIT0hAlGRYdiGquQqg.jpeg Justyna Kopania

Já teve a sensação de viver uma vida que não é sua? Parar e perceber que todo um complexo conjunto de atividades, rotina, pessoas não diz nada a respeito de quem você é ou sobre o que te importa?

Em A Paixão Segundo G.H., Clarice Lispector escreveu sobre essa busca por compreender a existência humana. Ela diz:

"Quanto a mim mesma, sempre conservei uma aspa à esquerda e outra à direita de mim. De algum modo “como se não fosse eu” era mais amplo do que se fosse uma inexistente me possuía toda e me ocupava como uma invenção".

1-urZuso9fGFbWEw2tv5uAow.jpeg Justyna Kopania

Alienados em obrigações sociais, perdemos pouco a pouco a conexão com o que mais importa nós, como se nossa vida fosse guiada por outra pessoa em uma espécie de carruagem, onde não escolhemos o destino, o conforto nem a poltrona, apenas estamos lá sentados vendo as árvores passando ao nosso lado.

Autenticidade diz respeito a você assumir as rédias dessa carruagem e fazer suas escolhas. O fato de autenticar uma folha de papel em um cartório a transforma em um documento: uma folha que fácil, fácil estaria no lixo no final do dia. Porém ao conferir garantia de que aquela folha não é como as outras conseguimos mudar o seu destino e o seu significado.

Já pensou como a autenticidade afeta sua vida?

1-TZCY537e1DErKQpCKNIgIw.jpeg Justyna Kopania

Ser autêntico é descobrir que você é o conjunto de acontecimentos desde que nasceu até onde está agora e que nesse percurso você participou de diversas experiências subjetivas que fazem de você uma pessoa única.

Vivemos em um sistema econômico que promove por meio da indústria da moda a fantasia que estilos de consumo te darão autenticidade. Na verdade autenticidade não se compra, não se vende se vive!

As características de consumo que temos não conseguem dimensionar a grandeza de nossa autenticidade porque nossos gostos ou estilos de consumo são passageiros enquanto nossa originalidade é formada pelo acréscimo crescente de experiências.

Somos pessoas com um universo interior imenso que está em constante mutação carregado de sensações, emoções e percepções sobre o mundo a partir do nosso ponto de vista.

As roupas que usamos, as comidas que ingerimos e o jeito que falamos dizem respeito a uma parte pequena do que está aqui dentro, como um batom que passamos nos lábios quando queremos e que sai com extrema facilidade.

Nem eu me conheço realmente: estou dia após dia me invadindo de descoberta e desencontros nos momentos que me olho no espelho e percebo um desconhecido, uma imagem estranha e distante. Entretanto, em outros somos amigos, amantes, parentes íntimos... Percebe como autenticidade é um estado difícil?

Como conferir verdade a uma certeza que muda diariamente, talvez até momentaneamente? Mas, para essa conversa não te deixar ainda mais confuso e perdido, pense comigo, já que a autenticidade não é fixa, concreta nem permanente: como conseguir um outro lugar para nossa ancoragem?

1-_-KrQfC93OSuusJ1ytvMbw.jpeg Justyna Kopania

As certezas provisórias são nossas guias, elas nascem a partir do exercício de autoconhecimento que é a caminhada em direção ao reconhecimento das nossas emoções e memórias: elas revelam como a conexão conosco é importante no sentido de uma autenticidade possível.

Esse exercício de encontrar as certezas provisórias pode ser feito em qualquer lugar, momento ou dia e a meditação é uma técnica formidável para essa procura porque algumas delas serão despertadas de seu sono pesado e você descobrirá essas âncoras preciosas.

Seja a descoberta das cores que você mais gosta, dos lugares que te fazem bem, dos filmes que você sente prazer em assistir pelo simples ato de realizar essa conexão com sua alma... essas âncoras são espelhos que refletem quem você realmente é naquele momento e conduzem a essa identificação, elas conectam você com o seu eu interior, aquele que só você realmente conhece.

E eu acho que ele é a melhor companhia do mundo. Desculpe-me pelo egoísmo, mas é a mais pura verdade ele está o tempo todo com você, ele almoça contigo, janta contigo, viaja contigo, ri contigo, chora contigo, pensa contigo, sente medo contigo, e no meu caso, está aqui escrevendo comigo.

Enfim, a autenticidade é você assumir as suas escolhas para o mundo e vivê-las de forma plena e consciente, guiadas nessa caminhada pelas suas sensações, percepções e atitudes.


Alysson Camargo

escrevendo sobre os devaneios nas artes. .
Saiba como escrever na obvious.
version 4/s/sociedade// @obvious, @obvioushp //Alysson Camargo
Site Meter