eu e meus rascunhos

Que demore, mas venha e que seja tudo aquilo que eu sonhei!

Jorge Rufino

Exagerado, confuso e extremamente intuitivo. Ama tempo frio, chuva, gatos, se apaixonar, não se apaixonar, já falei confuso? Lê gibis, sorrisos e corações partidos.

#SociedadeEmRede

As mídias sociais, definitivamente, têm mudado a forma como conduzimos nossas vidas. E neste mundo virtual cada vez mais social e interativo, é quase uma vergonha não participar de alguma rede. Mas será que as ferramentas online tem contribuído de forma positiva com a sociedade? Que tal, então, comentar o assunto? Senta aí, vamos compartilhar um pouquinho nossas opiniões. Aceita um café?


0009437153S-1920x1280.jpg

As novas tecnologias representam uma característica intrínseca à era da informação e configuram-se em um novo cenário na vida das pessoas.

Na esfera do mundo globalizado, as tecnologias inovadoras de comunicação, das quais a internet é apenas uma, oferecem velocidade, direcionamento e repetição de mensagens quase sem custos. A globalização inclui não apenas a redução de barreiras comerciais, mas também um lembrete das poderosas transformações sociais, econômicas, políticas e culturais que estão em curso nas economias de mercado em todo o mundo.

No centro de tudo isso, podemos enxergar uma sociedade complexa e dialética, impregnada por essa nova cultura – da informática, da rapidez – que provoca mudanças no nível macro – sistema social global -, no nível micro – organizações – e no homem como indivíduo.

No entanto, vale ressaltar que em tempos de excitação tecnológica, conforme Wolton (2011), o excesso de informação dificulta a comunicação, e o seu entendimento torna-se difícil por conta das suas diferenças. Assim, de toda essa discussão, depreende-se a importância que deve ser atribuída àqueles que acreditam que a internet é a solução para a comunicação: o uso desta ferramenta não substitui o contato físico, ou seja, a verdadeira comunicação.

Assim, em função do contato rápido e direto com públicos importantes, a tecnologia da internet faz avançar quase todas as facetas da prática de interação e relacionamentos e como necessitam de agilidade nas comunicações com seus diversos públicos, a sociedade está enxergando na comunicação digital uma alternativa para se comunicar.

0009431771S-1920x1280.jpg

É inegável a velocidade com que as informações trafegam, tanto por canais formais quanto informais. As tecnologias da informação estão integrando o mundo em redes globais de instrumentalidade.

Considerando, agora, os benefícios que a internet pode trazer podemos enfatizar os principais: capacidade de localização do público de interesse, a presença em tempo real, a eliminação de barreiras geográficas e as facilidades que permitem a busca por informação. Assim sendo, pode-se dizer que a vantagem do uso das novas tecnologias estaria principalmente em permitir uma maior integração entre as pessoas. A internet e as redes e mídias sociais digitais, por exemplo, permitem que qualquer pessoa possa transmitir um fato acontecido em poucos segundos na rede.

Podemos dizer, portanto, que essas mudanças significativas estão redefinindo as fronteiras entre o público e o particular e, atualmente, a informação penetra cada vez mais no espaço privado. Com o advento das redes sociais, o limite entre público e privado ficou ainda mais tênue. Praticamente impossível. Em redes como o Facebook, não se faz uma classificação criteriosa de quem pode ver suas imagens e comentários, qualquer um tem acesso à intimidade de sua família, seus pensamentos, sua rotina. E, para piorar, nem todos sabem usar tais redes de modo que sua privacidade seja protegida. O facebook surgiu para conectar pessoas e estreitar relacionamentos, não para devassar a privacidade. É um preço alto demais a se pagar para usar uma ferramenta tecnológica aparentemente inofensiva quanto às redes sociais. Mas, como é notável, diferentemente do relacionamento olho no olho, que é forte e duradouro, esse tipo de relacionamento é considerado um relacionamento frágil, descartável e superficial. Por esse motivo, o relacionamento humano torna-se uma problemática na era em que pais e filhos são amigos apenas nas redes.

***

p.s: Aproveitem e me sigam nas redes sociais. Facebook: Jorge Rufino Instagram: @jorginhorufino


Jorge Rufino

Exagerado, confuso e extremamente intuitivo. Ama tempo frio, chuva, gatos, se apaixonar, não se apaixonar, já falei confuso? Lê gibis, sorrisos e corações partidos..
Saiba como escrever na obvious.
version 3/s/sociedade// @destaque, @obvious //Jorge Rufino