eu e meus rascunhos

Que demore, mas venha e que seja tudo aquilo que eu sonhei!

Jorge Rufino

Exagerado, confuso e extremamente intuitivo. Ama tempo frio, chuva, gatos, se apaixonar, não se apaixonar, já falei confuso? Lê gibis, sorrisos e corações partidos.

a publicidade e o crime contra a inteligência

É evidente que estamos vivendo sob novos paradigmas e é exatamente no âmbito dessa nova sociedade, de cenários mutantes e complexos, que as empresas operam, lutam para se manter fortes no mercado.


0010365527V-849x565.jpg

Uma coisa é certa. A divulgação de campanhas publicitárias precisam seguir à risca o que diz o artigo 37 da Constituição Federal no qual se proíbe toda a publicidade enganosa ou abusiva. Para efeitos do Código, a publicidade é enganosa por omissão quando deixa de informar sobre dado essencial do produto ou serviço, conforme parágrafo terceiro. A lei coíbe a publicidade que leva a erro, que seja falaz. Em suma, é necessário muito esforço e dedicação para gerenciar conflitos que possam comprometer a credibilidade da mesma.

Contudo, é lançada uma gama de publicidade que, se não tiver controle do Estado, muitas vezes são usados meios enganosos, ambíguos e abusivos, induzindo o consumidor a adquirir esses produtos e serviços sem que possuam os atributos que são divulgados.

Uma vez apreciada nos diveros veículos de comunicação, as campanhas publicitárias que omitiu alguma informação sobre o produto ou serviço apresentados pode afetar a imagem da empresa com a opinião pública.

Assm, a repercussão negativa gerada pelos stakeholders (públicos estratégicos)pode arruinar a imagem da instituição fazendo com que ela, futuramente, entre em crise. Essa conduta reflete diariamente na imagem e reputação das empresas perante a opinião pública.

Fica evidente, portanto, que nenhuma empresa séria, comprometida com seus valores e com seus públicos de interesse, pode negligenciar essas questões, devendo sempre atuar de forma ética e honesta, especialmente em momentos de crise.

Qualquer esforço de criar uma boa reputação para uma empresa, além da coerência de conduta e valores, afeta diretamente o desempenho comercial.

No âmbito da tecnologia, com o avanço da rede mundial de computadores, parece impossível proteger-se na era digital, em que todas as notícias e propagandas se espalham de forma rápida nas redes sociais digitais. Mas sabemos que as empresas estão cada vez mais preocupadas com a sua reputação e a forma como conquistarão o mercado. Nas últimas décadas, empresas de todo o tipo demonstram preocupação com seu papel social, assim como buscam encontrar novas alternativas que representem uma contribuição efetiva da empresa à sociedade.

Assim, é evidente que estamos vivendo sob novos paradigmas e é exatamente no âmbito dessa nova sociedade, de cenários mutantes e complexos, que as empresas operam, lutam para se manter fortes no mercado e, para isso, vale tudo para conseguir o lucro esperado.

Ao que vemos, portanto, o planejamento de campanhas publicitárias, considerando o cenário atual, são fatores de grande importância nas empresas. Mas vejo que atualmente as campanhas lançadas na mídia não propõe a reflexão, apenas o lucro e a satisfação dos consumidores.


Jorge Rufino

Exagerado, confuso e extremamente intuitivo. Ama tempo frio, chuva, gatos, se apaixonar, não se apaixonar, já falei confuso? Lê gibis, sorrisos e corações partidos..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/tecnologia// @destaque, @obvious //Jorge Rufino