exotopias digitais

Um mosaico de ideias em movimento no espaço digital.

Maira Penteado

Aspirante de jornalista. Amante da Cultura Italiana. Adoro porto Alegre. Ariana com Ascendente em Áries "vivo de amor profundo.".

  • filmes-a-vida-e-bela.jpg
    Em busca de refúgio: a origem da vida e o sentimento de fuga

    Desde o útero, nós seres humanos vivemos em uma constante busca de refúgio. Quando é dada a largada dos espermatozoides para fecundação de um óvulo até o final da vida, no caso extremo de morte, em que o ser humano busca paz e alívio para suas dores muitas vezes. O que buscamos é refúgio, fuga, ou seja, uma válvula de escape da sólida realidade.

  • Michael-Foucault.jpg
    Analogia e uma exotopia, com a palavra: Foucault...

    Breves parágrafos sobre a escolha de um nome ou sobre o nome de uma escolha. Exotopias digitais: o que Foucault, diria?

  • ufsc.jpg
    Docência Midiática, Escolas Online e sala de aula invertida: Afinal, é tudo a mesma coisa?

    Este artigo visa apresentar, esclarecer, debater três termos inovadores referentes às práticas de ensino apoiado pelas mídias digitais a partir da perspectiva de uma Pedagoga.

  • games.png
    O futuro do Jornalismo digital em jogo: vamos falar de Newsgames?

    O objetivo deste artigo em formato de hipertexto é contribuir para o debate sobre as relações entre linguagem digital, jornalismo e os processos de gamificação dos acontecimentos (enunciações) que se tornam notícias interativas no ciberespaço por meio dos Newsgames.

  • wordcloud-679951_640.png
    O texto no país da “midiotia”

    No romance O Idiota, o escritor Dostoiévski já havia abordado o tema da idiotia em sua obra literária e é um clássico da literatura mundial, particularmente eu adoro. Mas há como em um país como o Brasil, fazer mídia sem fazer uso da idiotia enraizada e massificada de grande parte dos leitores? A escola não prepara pensadores e leitores críticos. Pergunto eu como Pedagoga, você acha que daria pra revolucionar a educação do país ignorando os “midiotas”? Eu mesma tenho leitores que não entendem ironia, isto é um problema social, que vai muito além do cultural, é uma realidade nacional (abrangente) e que exigiria uma revolução desde o Brasil Colônia. Você concorda, discorda? Qual sua opinião?

  • azul.jpg
    Azul: cinema, design e sociedade

    Utilizar essa cor no Design de produtos digitais é sem dúvidas um dos diferenciais de bons profissionais contemporâneos, principalmente os de Marketing Digital e Produtores das Artes como o Cinema. O poder ou influência subliminar que a cor azul exerce na nossa vida é muito forte, está relacionada à sensações de saúde, liberdade, tranquilidade, felicidade e passa sensação de algo bom e especial.

  • 198.jpg
    O corte de Cortella a partir do filósofo Leon Tolstoi

    Não adianta ter PROUNI se quem ministra é a elite, pois “os ricos sempre farão tudo pelos pobres, menos descer de suas costas” (Leon Tolstoi). Meu ponto de vista, explico a seguir...

  • 243anos.JPG
    Porque Porto Alegre nunca é “demais”

    A História de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul começou lá no século XVIII com a chegada dos casais Açorianos, atualmente possui cerca de 1 milhão e meio de habitantes. Porto Alegre completa 243 anos de sua fundação 243 anos de alegria e orgulho dos quais há 33 tenho o prazer de fazer parte.

  • office-620822_640.jpg
    Escritores Digitais & Direitos Autorais

    Atualmente com o aumento dos escritores digitais, jornalistas, poetas, blogueiros entre tantos outros... Se faz necessário salientar a Legislação de Direitos Autorais quanto aos textos no espaço digital e sua propriedade intelectual.

  • lapis.jpg
    Mulheres, vaidades e produtividade nas empresas

    Há quem diga que ser amiga da chefia é algo que favorece a produtividade e há quem diga que manter uma postura apenas profissional garante uma produção mais vantajosa para empresa e evita a formação de “panelinhas”. Qual é sua opinião?

  • ceva.png
    Você tem sede de quê?

    Uma campanha publicitária utilizou pessoas que vivem em situação de extrema pobreza para divulgar produtos de luxo. Para cada produto vendido parte do valor é direcionado para levar alimentos e água para comunidades que vivem na miséria. A ironia foi utilizada pela agência Saatchi & Saatchi para a Cordaid, uma organização católica que atua em 36 países da África, Ásia e América Latina.

  • fotogaucha.jpg
    A marginalização da arte ou a arte da marginalização?

    Em Porto Alegre recentemente ocorreu um fato inusitado que está intrigando e até mesmo indignando muitos cidadãos. Um grupo de uma comunidade pagou para um grafiteiro realizar uma homenagem com a imagem de um traficante morto em janeiro. Com isso me pergunto: isso seria a arte da marginalização ou a marginalização da arte?

  • vico1.jpg
    Nada é por acaso: quando a música toca a alma...

    Não foi por acaso que Nietzsche afirmou que “sem música a vida seria um erro”. É preciso ouvir música não apenas com ouvidos de consumidor, mas com a audição da alma. Conheça o trabalho do escritor, jornalista, fotógrafo, roteirista, músico e compositor Vinícius Colling, que une narrativa, poesia e um toque de espiritualidade.

  • xadalu_2.png
    XADALU: arte, ética e estética na obra de Dione Martins

    Dione já levou sua arte para São Paulo e outros países com suas exposições sobre o indiozinho simpático e enigmático que está espalhado pelas ruas da Capital Gaúcha.

  • images.jpg
    Lucy: a heroína polifônica

    Para quem gosta de Bakhtin, a produção é de grudar na poltrona do início ao fim.

Site Meter