exotopias digitais

Um mosaico de ideias em movimento no espaço digital.

Maira Penteado

Aspirante de jornalista. Amante da Cultura Italiana. Adoro porto Alegre. Ariana com Ascendente em Áries "vivo de amor profundo.".

Porque Porto Alegre nunca é “demais”

A História de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul começou lá no século XVIII com a chegada dos casais Açorianos, atualmente possui cerca de 1 milhão e meio de habitantes. Porto Alegre completa 243 anos de sua fundação 243 anos de alegria e orgulho dos quais há 33 tenho o prazer de fazer parte.


243anos.JPG

Nasci, cresci e pretendo ser sepultada neste pedaço de chão que tem alegria no nome além de referência em hospitalidade com os que aqui chegam. Não é a toa que recebeu várias vezes o Fórum Mundial Social e outros eventos nesta linha. Apesar de todos os problemas enfrentados em grandes centros urbanos como a violência, pobreza e ainda o alto custo de vida a cidade oferece uma atmosfera muito alegre para quem sabe aproveitar o lado bom da vida e inclusive opções para garimpar alternativas de se viver bem com pouco, o que favorece tanto as pessoas com alto poder aquisitivo, quanto aos descapitalizados economicamente.

Para muita gente quando estamos longe de casa (viajando ou morando em outra cidade) tudo que queremos é colocar os pés novamente na nossa terrinha e compartilhar com todos o que vivemos fora daqui, mas nós podemos sair de Porto Alegre, mas a alegria de ter nascido ou morado aqui não sai de nós. Desde sempre aprendi a amar minha cidade conheço os dois lados e é muito bom trafegar entre as duas esferas.

De origem pobre, passei muito tempo sem ter acesso à TV a cabo, sem videogame e sem internet minha família humilde não tinha condições mas o que eu garimpava, por ser sempre muito curiosa encontrava no canal da TVE Televisão Educativa com uma ótima programação cultural. Por isso digo que há opções, aprendi a fazer o muito com o pouco e compreender que problemas toda cidade tem... Lembro-me de quando ia ao hospital com meu pai mais precisamente à Santa Casa depois meu pai me levava no parque da Redenção comprava algodão doce e parecia que a vida era rosa como cantava Piaf...

Porto Alegre é repleta de parques, livrarias, sebos, cafés e praças, conta com a orla do Rio Guaíba barcos que fazem trajeto até o município com o mesmo nome do Rio. Shoppings, o Xalé da Praça XV, o Mercado Público e também o camelódromo popular. Além de centros de eventos culturais, teatros maravilhosos como o Theatro São Pedro e também a conhecida Casa de Cultura Mário Quintana a cidade ganhou recentemente um Museu da água. Um atrativo especial é o nosso belo pôr-do-sol na Usina do Gasômetro outro ponto turístico da cidade é muito bem apreciado pelo povo que aqui vive. A cidade tem alguns restaurantes veganos e vegetarianos, a Rua João Alfredo é conhecida por ser repleta de pubs e bares point dos universitários localizada no Bairro Cidade Baixa em que fica localizado o nacionalmente conhecido Bar Opinião.

Do outro lado da cidade encontram-se os famosos e charmosos Bares e pubs do Bairro Moinhos de Vento a conhecida Padre Chagas frequentada por muita gente bonita e de alto poder aquisitivo. Também dispõe de uma série de Hostel para a galera mais alternativa, Galerias de arte, e também o famoso restaurante Tudo pelo Social em que se paga muito pouco e se come muito, mas muito mesmo.Também há próximo ao conhecido Brick da Redenção em que acontecem as Feiras de alimentos orgânicos a Lancheria do Parque localizada na Avenida Osvaldo Aranha no Bairro Bom Fim. É tanta coisa pra falar desta cidade que com certeza escreveria um livro com muito amor.

Porto Alegre possui ainda uma bela Catedral, e times de futebol clássicos que formam a dupla GRENAL (Grêmio e Internacional). Além de um sambódromo para o evento do Carnaval, o Hospital São Lucas da PUCRS reconhecido Internacionalmente e o Museu de Ciência e Tecnologia maior da América Latina que integra o Campus da Universidade. Viver Porto Alegre é ser alegre ao natural, o povo daqui é muito otimista e trabalhador é sem dúvidas uma cidade terna e acolhedora. E cidade de guerreiros batalhadores que enfrentam os desafios diários para uma qualidade de vida melhor. Não é em vão que compositores compõem músicas como “Vou pra Porto e bah, tri legal” (risos).

Há cultura por todos os lados e para todos os bolsos, conta com eventos de serenatas ao ar livre, culinária de rua entre outras atividades. Porto Alegre é a cidade de gente alegre e como dizia o poeta “É melhor ser alegre que ser triste, alegria é a melhor coisa que existe”. Parabéns Porto Alegre pelos 243 anos dos quais 33 anos eu tenho muito orgulho em fazer parte. Tão bom no inverno é lagartear (ficar de bobeira no sol) comendo bergamotas entre amigos, tomar um chimas para esperar o churras de domingo ou tomar um refri no bar com a gurizada é algo típico da energia e juventude da cidade.

Fica o convite para quem não conhece, venha conhecer e se encantar pela capital dos gaúchos. E se você ou o Sílvio Santos me perguntarem: Quem nasce em Porto Alegre é?? Com certeza afirmarei "FELIZ". Porque Porto Alegre não é “demais” Porto Alegre é na medida certa para quem sabe que “a medida de amar é amar sem medida” como já cantavam os Engenheiros do Hawaii. Além dos Engenheiros do Hawaii, muita gente boa da música e das artes surge aqui, só podemos mesmo nos orgulhar e parabenizar a capital por seus filhos e frutos... Faz bem viver Porto Alegre!


Maira Penteado

Aspirante de jornalista. Amante da Cultura Italiana. Adoro porto Alegre. Ariana com Ascendente em Áries "vivo de amor profundo."..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/recortes// @destaque, @hplounge, @obvious, @obvioushp //Maira Penteado