exotopias digitais

Um mosaico de ideias em movimento no espaço digital.

Maira Penteado

Aspirante de jornalista. Amante da Cultura Italiana. Adoro porto Alegre. Ariana com Ascendente em Áries "vivo de amor profundo.".

O futuro do Jornalismo digital em jogo: vamos falar de Newsgames?

O objetivo deste artigo em formato de hipertexto é contribuir para o debate sobre as relações entre linguagem digital, jornalismo e os processos de gamificação dos acontecimentos (enunciações) que se tornam notícias interativas no ciberespaço por meio dos Newsgames.


games.png

Sempre fui inclinada para a área da Comunicação Social, desde pequena e atualmente percebo que a vida está moldando minhas escolhas profissionais e pessoais de maneira integrada. Em janeiro de 2015, publiquei um artigo sobre A Pedagogia da linguagem digital (Acesse AQUI), em que falo um pouco sobre meus 12 anos de experiências com a comunicação e educação pela e para as mídias digitais.

Os processos de gamificação visam usar a linguagem digital como estratégia para promover a interação do usuário com determinado acontecimento ou fato de seu cotidiano ou ambiente que o sujeito esteja inserido (estudo/trabalho/lazer/cultura).

No caso dos Newsgames o primeiro jogo foi criado em 2003 e trata-se de um game chamado 12 de setembro, fazendo referência aos atos terroristas (Saiba mais AQUI). Os newgames ou conhecidos jogos jornalísticos visam informar por meio de atrativos interativos, coloridos, animados e dinâmicos dos games.

O jogo é claro que dificilmente terá o mesmo efeito da leitura linear de um texto escrito em um blog, por exemplo, mas sem sombra de dúvidas é o futuro do jornalismo digital (lógico que depende do conteúdo em questão, teremos jogos melhores que textos ou textos muito melhores que jogos).

Por enquanto, aqui no Brasil um dos pioneiros no assunto é Fred di Giacomo, um dos criadores dos Newsgames da Revista Superinteressante. Os jogos jornalísticos estão organizados em diferentes categorias: Newsgames atualidades, Newsgames infográficos, Newsgames de comunidade, Newsgames documentários e Newsgames quebra-cabeças.

Recentemente conclui um curso sobre Design de Games para educação e percebo que cada vez mais os games estão invadindo os espaços da sociedade como empresas, cotidiano, escola (Veja artigo AQUI) e agora o jornalismo parece se interessar bastante e enxergar nos games o futuro do Jornalismo Digital.

Assim como nas redes sociais e o jornalista que será um bom profissional dentro dessa área precisa saber que a enunciação vai além da simples comunicação e a interação permite a produção de sentidos, mas de nada adianta jogos muito bonitos esteticamente, mas sem a capacidade de conduzir o leitor à formação de um pensamento crítico sobre o que está “jogando”. Em novembro de 2014 publiquei um artigo referente ao tema a Hipercomunicação e quem tiver interesse pode acessá-lo AQUI.

Crédito da imagem: pixabay.com

REFERÊNCIAS CONSULTADAS:

FONTOURA, Juliana Ferreira. Newsgames: entre o jornalismo e o entretenimento. Ciências da Linguagem. ECA/USP. Acesso em 09/04/2015. Disponível em: http://www.usp.br/cje/jorwiki/exibir.php?id_texto=185.

PENTEADO, Maira. A Pedagogia da Linguagem Digital. Universidade de Brasília. Acessado em 09/04/2015. Disponível em: http://www.ead.unb.br/index.php/368-a-pedagogia-da-linguagem-digital-na-formacao-do-profissional-de-e-learning.

PENTEADO, Maira. Eles irão dominar o mundo?! A invasão dos games no mercado digital. Portal Administradores. Acesso em 09/04/2015. Disponível em:http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/eles-irao-dominar-o-mundo-a-invasao-dos-games-no-mercado-digital/84087/

PENTEADO, Maira Teresinha Lopes. Bakhtin visita a Sociedade da Hipercomunicação: a linguagem na EAD. Acesso em 09/04/2015. Disponível em http://www.periodicos.ufgd.edu.br/index.php/ead/article/view/3255.

Contato: @maipenteado


Maira Penteado

Aspirante de jornalista. Amante da Cultura Italiana. Adoro porto Alegre. Ariana com Ascendente em Áries "vivo de amor profundo."..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/sociedade// @destaque, @obvious //Maira Penteado