exotopias digitais

Um mosaico de ideias em movimento no espaço digital.

Maira Penteado

Aspirante de jornalista. Amante da Cultura Italiana. Adoro porto Alegre. Ariana com Ascendente em Áries "vivo de amor profundo.".

Analogia e uma exotopia, com a palavra: Foucault...

Breves parágrafos sobre a escolha de um nome ou sobre o nome de uma escolha. Exotopias digitais: o que Foucault, diria?


Michael-Foucault.jpg Michel Foucault - Fonte: Internet

Quando decidi criar um blog aqui na Obvious, me deparei com o seguinte impasse: decidir é quase sempre um desafio, pois é abrir mão de um leque de mil possibilidades e optar por uma só. Nomear as coisas é sem dúvidas uma atividade estimulante, mas nem por isso, menos provocadora.

Após pensar e repensar, riscar e rabiscar sobre o papel. Optei por um nome que tivesse de acordo com minha mente inquieta que foi o título como todos sabem: Exotopias Digitais. Pois, se trata de uma forma de manter minhas impressões no meio digital sobre alguma temática e um assunto em questão.

De acordo com Foucault (2007), no livro "As palavras e as coisas", a analogia um conceito bastante antigo tem "poder imenso, pois as similitudes que executa não são aquelas visíveis, maciças, das próprias coisas, basta serem as semelhanças mais sutis das relações (...) Uma analogia pode também se voltar sobre si mesma sem ser por isso contestada".

Referência utilizada:

FOUCAULT, Michel, tradução Salma Tannus Muchail. 9º Ed. - São Paulo: Martins Fontes, 2007.


Maira Penteado

Aspirante de jornalista. Amante da Cultura Italiana. Adoro porto Alegre. Ariana com Ascendente em Áries "vivo de amor profundo."..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/recortes// //Maira Penteado