felipe moitta

Reflexões, pensamentos e um convite à toda troca construtiva

Felipe Moitta

Felipe Moitta, Consultor de Gestão e Desenvolvimento Pessoal.

Como ter Sonhos Lúcidos

Os 3 passos para se ter sonhos lúcidos.


Capa-2.webp

Como ter Sonhos Lúcidos

A primeira vez que eu ouvi falar de sonho lúcido eu fiquei maravilhado. Já tinha acontecido naturalmente comigo uma vez, e foi incrível, mas durou muito pouco. Saber que tinha como induzir esse estado era algo que eu nunca podia ter imaginado.

Segui lendo e estudando o assunto, testei de tudo, e agora vou passar o que melhor funciona pra se ter sonhos lúcidos.

Bom, antes de mais nada, sonho lúcido é, como diz o nome, um sonho no qual você, ainda sonhando, percebe que está dormindo. Nas primeiras vezes que eu percebi eu ficava tão animado que acabava acordando. Depois eu fui conseguindo durar cada vez mais, até que hoje eu na verdade tenho que fazer um grande esforço se eu quiser acordar. O que nunca aconteceu, e nem acho que aconteceria. Mesmo se o sonho é ruim, sabendo que é um sonho, não tem porque ter medo de nada, eu só saio voando por aí.

Voar é a minha atividade favorita nos sonhos lúcidos. Inclusive, é o meu teste pra saber que eu to sonhando. Porque sim, o realismo do sonho é tão absoluto que muitas vezes dentro do mesmo sonho eu fico na dúvida se ainda é um sonho de fato. Ai eu paro, vôo um pouquinho, ou só flutuo, e assim tenho a certeza que é um sonho e sigo com as atitudes que eu certamente não teria na vida real.

O sonho lúcido é, pra mim, o ultimate VR, é instalar um playstation na cabeça com resolução 100%, e todas as sensações são iguais, idênticas. O sabor da comida é o mesmo, o sexo é igual. E isso é curioso, eu percebi que só consigo ter as sensações que já conheço. Eu tive um sonho quando era mais novo no qual eu transava, e eu ainda não tinha tido essa experiência, e quando aconteceu no sonho eu não senti nada. Eu também nunca provei num sonho uma comida desconhecida, nunca senti um sabor novo. Talvez alguém consiga. Mas tudo que eu já conheço e tenho na memória é perfeito, tão perfeito que é normal eu ter que garantir que to sonhando algumas vezes ao longo do mesmo sonho.

Então vamos lá, como fazer pra ter sonhos lúcidos?

De tudo que eu já testei, 3 passos de longe se mostraram a melhor estratégia. O priumeiro, que inclusive vai te ajudar a lembrar mais dos sonhos, é ter um diário de sonhos. Você não precisa manter isso pra sempre, mas no começo é importante. Deixa um caderno do lado da cama, e cria o hábito de acordar e, as vezes antes mesmo de abrir o olho, você pega e vai escrevendo o que lembra do sonho.

Em relativamente pouco tempo você vai se perceber lembrando mais e mais dos sonhos. Não só vai lembrar mais vezes do que sonhou, pra quem não tinha esse costume, como vai lembrar de mais conteúdo de cada sonho. Fim de semana ou dias que você não tem hora pra acordar vale a pena ficar relembrando o máximo que conseguir, e escrever, ou até gravar. O ideal é ter um gravador mesmo. As vezes o ato de abrir o celular pra gravar já te desperta, você acaba vendo alguma notificação e seu cérebro entra em outro modo, por isso que escrever acaba sendo melhor, mas um gravador funciona bem também se você tiver. (eu evitaria usar o gravador do celular por conta das notificações e luminosidade alta)

Algumas vezes quando você está com muito sono e vai tentar lembrar o sonho você acaba dormindo de novo, então é importante saber disso pra não perder a hora. Eu colocava 2 despertadores pra ter esse tempo entre eles de lembrar o sonho sem risco.

Faça isso por pelo menos um mês pra ver como é.

O 2o passo é o de revisar o dia antes de dormir.

Eu percebi que isso funciona ainda melhor quando você revisa o dia de trás pra frente. Você deita na cama e vai pensando o que fez antes, e antes, e antes, e assim passa o dia todo até o momento que acordou. Pois uma das funções do sonho, segundo alguns especialistas, é reviver ou mostrar coisas que você não deu a devida atenção. A arte de interpretar sonhos é outra que é bem interessante, mas é assunto pra outro momento.

Então ao repassar o seu dia, relembrar ele antes de dormir, você libera o seu subconsciente dessa função, você revê qualquer coisa que te marcou, pensa no que você não teve tempo de pensar ou absorver melhor ao longo do dia, e isso tende a te liberar pra ter o sonho que quiser.

A 3a coisa a se fazer é decidir ter o sonho lúcido, se dar esse comando mesmo. Um passo antes que ajuda bastante e é igualmente divertido, mesmo que menos que o sonho lúcido completo, é decidir com o que quer sonhar. Vale praticar por um tempo, antes de dormir você revisa o seu dia e diz algumas vezes a si mesmo com o que quer sonhar. Não precisa ser o sonho completo, apenas algo que você queira, um elemento que quer ver no sonho. Por exemplo, diga “eu quero sonhar hoje com um navio pirata”. Se dê esse comando algumas noites, fazendo a revisão antes e mantendo o diário de sonhos. Com o tempo você vai conseguindo inserir elementos mais e mais complexos.

O mesmo vale pro sonho lúcido. Você diz a si mesmo que quer perceber que está sonhando durando o sonho, ao longo do dia mas principalmente logo antes de dormir.

Outras coisas que ajudam muito são dicas de um sono saudável no geral, como ter uma rotina. O seu corpo sempre funciona melhor com uma rotina, e eu sei que muitas vezes não dá pra ir deitar na mesma hora sempre, mas esse é um dos maiores fatores pra uma boa qualidade do sono. Rotina e horas dormidas. Tente valorizar o tempo dormido, ter as 8 horas de sono por noite, e o clássico de evitar estímulos fortes antes de dormir, drogas ou álcool e etc.

Respeitar o momento do sono, ter o ritual do preparo, tudo isso facilita a sua relação com o sonho. Mas não é necessariamente algo que você precisa fazer sempre. Eu tive períodos em que estava com esse foco então cuidei bem disso, e tive muitos sonhos lúcidos, com consistência. Em outros momentos de vida acabei deixando mais de lado, mas a vantagem é que você pode sempre retomar a qualquer momento.

Existem outras dicas que na minha opinião não valem a pena pelo custo X benefício. Por exemplo algumas pessoas criam gatilhos pra testar se estão sonhando. Algo que aconteça com frequência, como por exemplo, toda vez que a pessoa passa por uma porta ela testa se está sonhando. A lógica é que se esse comportamento ficar tão automático você vai acabar lembrando dele no sonho, e vira uma forma de você descobrir que está sonhando.

Eu já vi algumas pessoas dizendo que funcionou, mas pra mim o custo de você ficar o dia inteiro lembrando disso não me agrada. Mas caso você ache interessante, vale a pena.

Sobre como testar se você está sonhando, eu já vi muita coisa que não funcionou comigo. Já li sobre tentar passar o dedo pela mão, não aconteceu comigo, sobre olhar pra uma frase ou número e depois olhar de novo, pois ela muda. De fato isso é verdade, mas muitas vezes eu to num ambiente sem frases ou números. Voar pra mim é o teste perfeito. Não só porque ele não deixa dúvidas de que eu to sonhando, como é algo que eu gosto de fazer. Outro que também é situacional é respirar em baixo dágua. No sonho você sempre consegue respirar se tentar, mesmo se tampar o próprio nariz, então pode ser um bom teste.

Como em tudo, vale a pena você ir testando e vendo o que funciona melhor pra você.

Se você tem outras formas de ter sonhos lúcidos escreve aqui que eu realmente acho isso muito útil. Se ficou alguma dúvida coloca que eu vou tentar responder à todo mundo.

Bons sonhos! ;D


Felipe Moitta

Felipe Moitta, Consultor de Gestão e Desenvolvimento Pessoal. .
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/recortes// //Felipe Moitta