filosofia de esquina

Por uma filosofia imoralista, subversiva e livre de amarras epistemológicas

Vinícius Vasconcelos

Graduando em Direito pela UEPB, é entusiasta da filosofia, costuma problematizar a existência e os valores morais. Apaixonado por música, é contrabaixista. Está à esquerda no espectro político.

  • 3ikkk8rrlvvphabi3s67vs5c5.jpg
    Seus pais (e seu próximo) são seus amigos? Nietzsche responde

    Reflexão sobre o "amor ao próximo" e o "bem comum" a partir da relação entre pais e filhos, tomando como ponto de partida o pensamento nietzschiano e sua análise do "amor ao próximo" e do "amigo" em Assim Falou Zaratrusta.

  • obey-eye-poster-shepard-fairey.jpg
    O mal-estar na televisão: violência e insegurança

    Análise do impacto que a mídia causa no modo como o indivíduo percebe a violência e sente o quão seguro/inseguro está, sentimentos esses que podem gerar mal-estar, medo. Somado a isso, relacionamento do ato de incutir o medo nos telespectadores com expressões populares como "bandido bom é bandido morto" e "direitos humanos para humanos direitos", o que traduz uma certa tendência de afronta aos direitos humanos.

  • Zanni_mask.jpg
    UM OLHAR COMPREENSIVO SOBRE A HIPOCRISIA

    Sob a moralidade que nos é imposta, a hipocrisia é a única forma de se esquivar de uma amarga dualidade: ou negar e reprimir o que se quer fazer, os desejos, os impulsos, ou realiza-los e ser mal visto, além de atormentado pela culpa.

  • superstition.png
    EXPLICAÇÃO PRA TUDO: O IMPULSO CAUSAL E AS FABULAÇÕES EXPLICATIVAS

    A existência é repleta de fenômenos que não sabemos explicar. No entanto, as pessoas querem dar a si mesmas explicações para tudo, já que a sensação de estar submerso no desconhecimento costuma gerar um mal-estar. Como válvula de escape, é comum que se fantasie explicações. Este texto é, então, um elogio ao desconhecer, que pressupõe uma renúncia a essas fábulas e um apaziguamento, por parte do indivíduo, de sua relação com o desconhecimento.

Site Meter