filosofia tecnologia arte e pensamento

Pensando a existência para buscar a essência. O caminho é a beleza...

Bruno Lima

Doutor em Educação. Apaixonado desde sempre por ler e escrever. Morador e amante de Florianópolis e pai da Anna (humana) e do Amendoim (canino)

  • 622_5812f39e-9259-3a6d-99bf-8112e81e9665.jpg
    A bolha político-social do futebol: Robinho no Santos

    Robinho tem sim o direito de jogar bola (enquanto não é condenado definitivamente), mas não pode, em uma sociedade civilizada, ser apresentado como grande ídolo, com pompas e festas, em um dos maiores clubes do Brasil e do mundo. É um desrespeito às mulheres torcedoras do clube. É um desrespeito a todas as campanhas que o clube fez sobre os direitos das mulheres e contra a chamada "cultura do estupro".

  • internet.jpg
    Webquest, uma ferramenta formativa
    A discussão sobre a distinção e o equilíbrio entre teoria e prática é um dos maiores – talvez o maior – debate presente na área da educação historicamente. Afinal, teoria sem prática tem efetividade? E a prática sem teoria: é ...
  • profe tecnologico.jpg
    O que é ser professor na sociedade tecnológica?

    Professor e tecnologia: nunca excludentes, sempre complementares

  • avaliacao-aprendizagem.jpg
    A importância e possibilidades da avaliação da aprendizagem
    A avaliação da aprendizagem é parte fundamental do processo formativo, pois é o que dá ao professor o retorno do seu trabalho, que demonstra ou efetiva o cumprimento, ou não, de seus objetivos. Por isso, deve ser fator preponderante e ...
  • obv.jpg
    O "Future-se" sem futuro

    O plano apresentado pelo MEC para gestão das universidades brasileiras finge pensar no futuro enquanto esquece o presente.

  • ministro-velez-rodriguez-26022019-01.jpg
    Duas anedotas sobre um ministro da educação 'vazio'

    Para criticar a gestão de Vélez Rodriguez, dados não são mais necessários. As denúncias já foram feitas aos montes, e Tabata Amaral nos representou a todos. Resta, agora, o humor.

  • iStock-475853577.jpg
    Ensino superior público em perigo
    Há pelo menos 7 anos, entre mestrado e doutorado, entrecortado por outros temas, venho estudando a democracia. Como conceito, como teoria, como prática e como ideia. Aprendi que democracia envolve sim alternância de poder. Envolve, também, ...
  • o-boneco-pensador-jpg.jpg
    Formem estudantes de doutorado para serem pensadores e não especialistas

    Esse artigo é uma tradução do artigo de Gundula Bosch, "Train PhD students to be thinkers not just specialists", publicado em 14 de fevereiro na revista Nature.
    Link para o texto original: https://www.nature.com/articles/d41586-018-01853-1

  • flaneur obv.jpg
    Há ainda como ser flâneur?

    O olhar reto e o pescoço que gira X o olhar para baixo e o pescoço parado.

  • o-que-e-ciencias-humanas1.jpg
    As Humanidades ensinam os estudantes a pensar. Onde estaríamos sem elas?

    O texto é uma tradução minha do artigo "Humanities teach students to think. Where would we be without them?", da jornalista Francine Prose, na versão estadunidense do grande jornal britânico The Guardian.
    Escolhi traduzir este texto porque traz um tema muito importante e que também afeta o Brasil. Por muitas vezes, o que ela nos reporta é também o que acontece na nossa academia. Pensar uma sociedade mais igual, mais respeitosa, mais tolerante e menos violenta é pensar na experiência humana neste mundo. Por que cada vez mais esse pensamento perde seu valor, mesmo nas instituições em que deveriam ser prioridade?

  • atenas.jpg
    As origens da democracia

    Em momentos de crise, vale a pena voltar o pensamento e olhar novamente para as origens. Será que vivemos em tempos essencialmente democráticos?

  • polis.jpg
    O nascimento das polis na Antiga Grécia: inspirações para o mundo em crise

    Será que as inspirações políticas do século XXI ainda podem ser buscadas na experiência de mais de 2.500 anos atrás? O que fundou a política e a democracia como sistema foram as polis. E hoje parecemos estar cada vez mais distantes de seus ideais.

  • mujica uerj.jpg
    O Brasil precisa de um Pepe Mujica

    Talvez um título mais apropriado para o texto seria "O que a esquerda política no Brasil precisa é de um Pepe Mujica". Mas, apesar de partir de uma visão tida como de esquerda, acredito que o escrito é de um tom totalmente conciliatório (assim espero).

  • educa.jpg
    Reforma do ensino médio: retrocesso transformado em desastre total

    O retrocesso do PL 6840/13, em discussão no governo anterior, se torna um desastre total com a MP que reforma o Ensino Médio no país: em comum, várias coisas, inclusive a total rejeição dos maiores interessados - os estudantes - e também de quem trabalha e pensa na educação.

  • education.jpg
    Criticar o Escola sem Partido não significa dizer que está tudo bem com a escola

    Pretendo neste texto defender que a crítica do campo da educação ao Escola sem Partido não é um sinal de satisfação com a instituição escolar. Nossas instituições precisam sim de mudanças, de novas ideias, de um novo pensamento que construa novas possibilidades de se fazer educação. Mas, por favor, sem aberrações. A mudança precisa vir no sentido de evolução para a vida em um mundo múltiplo, diverso e complexo. Mais retrocessos não podem, e não serão, aceitos.