formaspensamento

Juntos modelamos o mundo

Edu Café

Mineiro de Belo Horizonte e aquariano de 1981. Observo o conhecido e pergunto ao desconhecido quando quero imaginar. Escrevo para sobreviver às minhas emoções, pulsando em um mundo que não tenho como decifrar

  • Débora Ferraz.jpg
    Em um círculo, fim e começo ocupam o mesmo espaço

    No romance “Enquanto Deus não está olhando” (2014), de Débora Ferraz, a quebra temporal instaurada por momentos definidores é esticada, em uma narrativa permeada pela mistura entre ausências efetivas e iminentes.

  • O Substituto - Obvious - 02.png
    O que é um final feliz em realidades precárias?

    O filme “O Substituto” encena o cotidiano de uma escola de periferia, onde alunos, professores e pedagogos se encontram em condições delicadas. Seu final permite uma reflexão sobre o lugar, o valor e o limite da esperança.

  • Feitiço do Tempo - Obvious - 10.png
    É possível fazer diferente?

    No filme “Feitiço do Tempo”, um homem fica preso em um dia que se repete eternamente. Às vezes somos um pouco como ele, aprisionados em comportamentos e padrões que repetimos dia após dia.

  • Obvious - Sentidos do Amor - 01.png
    O toque como último alento em um mundo vazio de sentido

    O filme "Sentidos do Amor" ('Perfect Sense', 2011), imaginando um mundo em que perdemos sucessivamente os nossos cinco sentidos, associa-os a diferentes tipos de emoções, propondo uma reflexão sobre a natureza do ser humano.