fragmentos do absurdo

O paradoxo (não) pode esperar

Pedro Arrifano

Alguém licenciado em Filosofia e história da arte que acredita que a atitude coerente e mais sábia a ser tomada é optar em conviver harmoniosamente com o absurdo...

Os impactos nos corpos

O impacto dos corpos bem como a sua fusão é uma transcendência desses mesmos corpos, uma sublimação do erotismo. Na verdade a noção de corpos e do seu impacto é bem mais alargada e representa muito mais do que uma mera expressão física. É uma troca de experiências colaterais, participação e aprendizagem activa.


Barnett Newman, Onement, I, 1948. (69,2 x 41,2cm).jpg "O que o homem faz durante toda a sua vida é aprender..." Marcel Proust

O mundo é constituído de coisas, matérias, indivíduos – tudo aquilo que existe. E tudo aquilo que existe é potenciador de impacto. Um impacto remete sempre para alguma coisa…para algo real. Posto isto, o fundamental da vida é saber interpretar os impactos que as coisas do mundo têm sobre nós: a vida do homem é pura experimentação…experimentar um corpo, a natureza, um pensamento.

O impacto amoroso

O impacto amoroso é gerado pelo ciúme. É o ciúme que inventa o amor para este poder aparecer. Quem quer existir é o ciúme, porque o homem ciumento é exímio na criação de impactos amorosos. Ele torna tudo o que existe no mundo um impacto amoroso. Se estou apaixonado por alguém, um gesto seu produz impacto em mim de forma imediata. Ao ter impacto vou querer decifrar esse gesto. Quem ama, fica preso ao impacto sofrido. A pessoa deixa de gostar do outro quando o outro não consegue obter o impacto que antes conseguia. O mundo do amado que a pessoa quer possuir é misterioso, inacessível, desconhecido.

O impacto da natureza social

Este impacto é frequente nas relações sociais: festas, exposições, recepções, meios sociais. As pessoas destacam-se pelos impactos que produzem, no entanto ninguém é exímio decifrador de impactos em todos os campos. Um sedutor pode ser exímio a decifrar o impacto que uma mulher tem para si e ser um total imbecil a decifrar o impacto que uma obra de arte tem sobre ele. Cada um, em sociedade, tem impactos diferentes e isto serve para as pessoas se agruparem naquele campo ou naquela “família”. O que causa impacto na minha família pode não causar impacto numa outra.

EDgard.png

A relação entre impacto e sentido

Existe uma unicidade e ao mesmo tempo uma pluralidade no impacto. Se é verdade que tudo é gerador de impacto (unidade), também é uma realidade que o impacto é heterogéneo (pluralidade). A importância do impacto entre os corpos, a natureza e o pensamento está em que só eles fazem pensar. Só eles forçam alguém a pensar. Na realidade, só quando se sofre um forte impacto é que se pensa e se vai ao encontro do sentido. Uma lógica de sentido é criada na decifração/aprendizagem de um impacto. Nos corpos e na natureza isso é bem evidente. A obra de arte tem de criar impacto. Ao ouvir uma sonata que produz um impacto no ouvinte, este vai procurar um sentido. Daí que duas pessoas não ouçam a mesma sonata da mesma forma. Provavelmente, nem todos estarão à altura de ser impactados por ela, para alguns “aquilo” que estão a ouvir é apenas mais uma sonata. O artista pode muito bem ser aquele que busca permanentemente o impacto com o mundo, que se deixa TOCAR pelo mundo, que não foge dele, que se deixa fundir, violentar por ele, para depois poder criar/fecundar o fruto desse impacto…tantas vezes violento…


Pedro Arrifano

Alguém licenciado em Filosofia e história da arte que acredita que a atitude coerente e mais sábia a ser tomada é optar em conviver harmoniosamente com o absurdo....
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/recortes// @obvious //Pedro Arrifano