girafa de gavetas

artigos e textos diversos sobre artes

Mara Paulina Arruda

Mádiosanto como esse homem trabalhou!!

Cândido Portinari ou até que ponto pode ir a dedicação de alguém?

Um breve relato sobre Cândido Portinari e sua obra, artista que retratou em pinturas o seu engajamento social.


Escrever sobre arte brasileira não é bolinho, ainda mais quando a gente está em sala de aula. Há muitos artistas espalhados pelo país mas não há registros suficientes, que sejam acessíveis aos professores, pesquisadores e por ai vai...Ficamos, normalmente, nos artistas “consagrados” nos artistas cânones da cultura eurocêntrica. Agora, Cândido Portinari não está neste grupo. Cândido Portinari foi um artista popular, com repercussão interessante no tempo em que viveu e, com muitas biografias. Enfim, foi, e é, um artista consagrado no Brasil e no exterior.

Portinari 3.jpg

Ele nasceu na cidade de Brodósqui, SP, em 1903, filho de imigrantes italianos, cresceu ajudando na lavoura e pintando igrejas. Ai eu me pergunto: Como é que pode uma criança crescer num ambiente tão comum e chegar a ser o que ele foi? Será que as origens familiares e o sofrimento ajudam em alguma coisa nessa vida? Pois olha só: Cândido Portinari cresceu num ambiente religioso, onde havia poucos recursos e muita reza.Aos quinze anos foi estudar na Escola Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro e,em 1928, foi premiado com uma bolsa de estudos à Europa. A pintura de Cândido Portinari, de modo geral, sempre retratou o sofrimento que ele viu e viveu nas lavouras de café, a identidade italiana, os corpos marcados pelo esforço braçal, os negros escravizados pelo trabalho, os retirantes nordestinos. Uma pintura de e com consistência. Talvez, somente um descendente de italiano, naquela época, pudesse retratar com tanto esmero murais que representariam o povo brasileiro. Cândido Portinari não fez de seu ofício de pintor uma ponte para o estrelato artístico. A pintura de Cândido Portinari é engajamento social.

Em 1962, vítima de intoxicação provocada pelas tintas a óleo que utilizou para fazer a obra monumental que deixou, pinturas, croquis e desenhos diversos, faleceu em São Paulo, no seu atelier. Declaração.jpg

Releitura de Felipe,- Os Retirantes- 8º.ano, Escola Bom Pastor, Chapecó, SC, 2003


deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 2/s/// @destaque, @hplounge, @obvious, @obvioushp //Mara Paulina Arruda
Site Meter