gravitando

Viver: revolver mistérios etéreos

Guilherme Stabile

Onde desejas poesia, sou prosa fria; e onde queres novidade, tradição.

  • criança viada deusa das águas quadro.jpg
    Queermuseu e o levante do radicalismo conservador: o cadafalso do estado democrático

    A intolerância dos fundamentalistas morais volta a estarrecer o mundo da arte.

  • historia-musica-arte.jpg
    Poetas de Garagem

    Em tempos de mercantilização da cultura, os poucos artistas que não se curvam à civilização do espetáculo merecem o título de heróis.

  • The-Dream-of-a-Ridiculous-Man.jpg
    O Sonho de um Homem Ridículo

    Em uma jornada pela natureza humana, O Sonho de um Homem Ridículo, de Dostoiévski, nos revela, de forma quase escatológica, que a essência humana é facilmente contaminável pelo pecado e que todas as ideias que eximem a nós mesmos de responsabilidade pela aparente podridão e frieza do mundo são hipócritas e condenáveis, sendo a autocompaixão vitimista a forma mais covarde de viver, pois tem a pretensão de renunciar à irrenunciável verdade: o mundo continua a ser um Éden, mas todos, sem exceção, contribuímos para sua degradação cotidianamente, ocupando modernamente o lugar da serpente.

  • 17dez2013---uma-escultura-em-silhueta-contra-a-lua-cheia-em-hanover-na-alemanha-1387290303548_1024x768.jpg
    A Lua Vem da Ásia, flertando com a loucura

    Permeado de experimentalismo, A Lua Vem da Ásia é um marco da literatura surrealista brasileira. Ao introduzir um narrador em primeira pessoa que narra sua própria experiência de loucura, somos convidados a adentrar um mundo onde o nonsense é regra e o universo ilógico do narrador age como guia para descobrimos as facetas da insanidade.

  • floresta-de-maiombe-300x199.jpg
    Mayombe, do perspectivismo narrativo à construção de uma nação

    No contexto da descolonização de Angola, Mayombe, romance de Pepetela publicado em 1980, narra a vida e o pensamento dos guerrilheiros do movimento MPLA (Movimento Popular pela Libertação de Angola), responsável pela resistência contra a dominação portuguesa na formação da nação angolana independente. Muito mais do que um registro histórico ou mito fundacional, o livro é uma história sobre pessoas, suas convicções, motivos e preconceitos, que levaram indivíduos comuns a se unirem em prol de uma causa nobre: a liberdade.

  • MATANZA-divulgação-20151.jpg
    Matanza, fatalismo rock 'n roll

    Recheado de misantropia e fatalismo, o som do Matanza ecoa como um dos mais fortes representantes do rock pesado brasileiro. O subgênero adotado pelo grupo carioca, o countrycore, mescla de forma pouco usual o hard rock e o country, com toques de irish music e sempre sob a égide da influência de Johnny Cash.

  • time.jpg
    quanto tempo? - um discurso sobre a finitude

    Reconhecer a finitude da vida é atributo inerente à humanidade. Decidir o que fazer com o tempo que temos é a maior questão da existência.

  • Black_in_Deep_Red.jpg
    Por um triunfo da arte como agente de reflexão pelo ineditismo

    Arte é a faceta do espírito humano que pode ser materializada em algo que instigue o indivíduo a refletir e a se autoaprimorar.