graziele lima

Textos sobre moda, cultura, musica e arte.

Graziele Lima

  • interrogação pxabay.jpg
    Como tudo começou: expressões populares

    Usamos muitas expressões populares nas nossas conversas diárias, certo? Mas, qual a origem delas? Como começaram essas histórias de “João sem braço”, “Quebrar um galho”, “Tirar o cavalo da chuva”, “Fazer uma vaquinha”, “Bicho de Sete Cabeças”, “Casa da Mãe Joana”, “Voto de Minerva”, “Chorar pelo leite derramado”, “Pensar na morte da bezerra”, “Salvo pelo gongo” e “Conto do vigário”? Tá tudo aqui, ó!

  • papaalexandrevi.jpg
    As vestes papais

    A série "The Borgias", da Showtime, conta a história do Papa Alexandre VI e de sua família. Foi ela que inspirou esse artigo, sobre as vestes usadas pelo soberano da Igreja Católica: o Papa.

  • 263H.jpg
    sobre a solidão
    Crédito: Gratisography Você está sentado em seu sofá às 16h de um domingo, sozinho. Ninguém em casa, o máximo que se ouve são as gotas pingando de alguma torneira que você não fechou direito. Aí aquele sentimento horrível te invade: ...
  • glifomaia.jpg
    A semelhança cultural e a indumentária dos incas, maias e astecas

    A Era pré-colombiana diz respeito à história das Américas antes do aparecimento dos europeus, abrangendo os povos do Paleolítico Superior até a colonização que ocorreu na Idade Moderna (ou seja, o termo inclui a história das culturas indígenas americanas até sua conquista de fato). Vamos focar aqui em três famosos povos pré-colombianos (maias, incas e astecas), comparando suas semelhanças.

  • vivos.jpg
    As atrocidades do canibalismo humano

    Canibalismo é o ato de se alimentar de um ser da própria espécie. No reino animal, é uma prática comum e fácil de aceitar. Mas e quando a prática é entre humanos? Houve um tempo em que isso fazia parte do dia-a-dia de muitos povos.

  • ericterradeunsplash.jpg
    AFINAL, O QUE É SER BELO?

    A beleza é determinada de acordo com a época em que vivemos ou ela é subjetiva? Como vamos estabelecer o que é esteticamente belo se cada um de nós carrega uma bagagem diferente e tem percepções particulares? Como alcançar a beleza ideal se ela está sujeita a mudanças de tempos em tempos? O que significa essa tal de beleza?

  • pixabay.jpg
    Meditar ou não, eis a questão

    A meditação é uma prática muito antiga, que persiste até os dias de hoje. Muito se ouve falar sobre seus benefícios, mas,existem pessoas que questionam isso.

  • francis.jpg
    Moda em terceira dimensão

    As impressões em 3D vêm revolucionando muitas esferas de nossas vidas. Em meio a infinitas possibilidades de imprimir objetos, órgãos, móveis e imóveis, comidas e milhares de outras coisas, a moda não poderia ficar de fora e também mergulhou de cabeça nessa onda. O resultado são produtos inovadores. Quer conhecer alguns?

  • siteofcial4.jpg
    A mistura inusitada do corpo humano com a tecnologia

    Você já deve conhecer a prática de suspensão corporal, certo? Mas é pouco provável que já tenha visto um corpo com uma orelha no braço. E se esse corpo, além de ter uma terceira orelha, também fosse suspenso? Stelarc, artista que mistura anatomia, robótica e tecnologia digital, fez esse e outros experimentos.

  • gettyimages3.jpg
    Coco Chanel e a libertação das mulheres

    A estilista Coco Chanel estava longe de ser feminista e chegou a fazer duras críticas às mulheres. Mesmo assim, suas contribuições para a libertação feminina são inegáveis. Conheça sua história de vida e suas colaborações para uma moda mais democrática.

  • rgbstock.com.jpg
    O poder da música vai além do que você imagina

    Que as músicas tem o poder de mexer com nossas emoções a gente já sabe. Mas você sabia que elas podem ser usadas para tratamento de doenças e são indicadas, inclusive, para amenizar dores físicas? Conheça mais sobre a musicoterapia e a neuroacústica.

  • thevinylfactory2.jpg
    Pandrogeny: duas partes de um único elemento

    O que aconteceria se você amasse tanto seu parceiro a ponto de querer se transformar nele? Foi isso que fizeram Jacqueline Breyer e Neil Andrew Megson, respectivamente Lady Jaye Breyer e P-Orridge: usaram técnicas de modificações corporais, maquiagem e até imitaram um a maneira do outro, num projeto chamado Pandrogeny: tudo para ficarem iguais. Mesmo com a morte de Jeyer, o projeto continua: ela no mundo imaterial e ele aqui, no mundo material.

Site Meter