heteronímia

Uma construção de seres

Cacau Barros

Ariana, estudante de cinema e dona de vários apelidos, acredita que foi abençoada com um grande coração e em contrapartida um pavio bem curto. Sua melhor definição são os excessos

Eu Estarei Lá Por Você: As 5 lições que eu aprendi com FRIENDS

Então ninguém te falou que a vida seria assim?! Seu trabalho é uma piada, você está sem dinheiro, sua vida amorosa é um desastre. É como se você sempre estivesse emperrado na segunda marcha.
Quando não for seu dia, sua semana, seu mês, ou até mesmo seu ano...
Eu estarei lá por você. Você estará lá por mim também.


abertura_friends.jpg

Friends começou a ser exibida em 22 de Setembro de 1994, 10 temporadas e um total de 236 episódios, a série foi cancelada em 2004. Um seriado que dispensa apresentações, porém, caso você tenha passado os últimos vinte e cinco anos em coma vou te resumir esse universo.

O seriado foi um sitcom americano, criado por David Crane e Marta Kauffman. A série girava em torno de um grupo de amigos que moravam em Manhattan, Nova York.

O programa já foi transmitido em dezenas de países e as reprises de seus episódios continuam com boas audiências até os dias atuais. O seriado ganhou mais de 150 prêmios durante suas dez temporadas. O último episódio, por exemplo, é considerado o 4º episódio mais visto da história da televisão, levando mais de 50 milhões de espectadores as lágrimas ao ter que se despedir dos nossos queridos amigos.

Muita gente reclama da repercussão que até hoje existe sobre o sucesso do seriado e alega não ser um seriado divertido. Porém, boa parte dessas pessoas assistiram um ou outro episódio aleatório e não tiveram a chance de perceber o quanto esse seriado pode ser rico.

Aqui, irei citar apenas cinco das inúmeras lições que aprendi com essa família. Lá vai:

1º Lição: Ouça seu coração (Ep. 01 - Piloto)

rachel.gif

No primeiro episódio de Friends, Rachel aparece no Central Perk vestida de noiva após fugir do seu casamento. Ela vai pedir ajuda a sua amiga da época do colégio, Monica, e nos ensina que sempre e em qualquer circunstância ter coragem para correr atrás da própria felicidade é essencial. Este ato aparentemente louco é um ponto de virada na vida da personagem, e o que parece ser mais uma crise de pânico de uma patricinha qualquer antes do casório passa a ser o início da evolução pessoal da personagem. Ou seja, coragem rapaz! A vida é curta. Agarre sua felicidade!

2° Lição: Não se deixe afetar pelo que os outros pensam de você (EP. 6 - 7° Temporada)

unnamed.gif

Rachel tenta correr com Phoebe, mas fica com vergonha porque acha que Phoebe corre como se tivesse 4 anos de idade. Phoebe é a personagem que mais protagoniza lições durante o seriado. Humana, sensitiva e bem humorada, ela orgulhosamente defende a bandeira de assumir quem somos e liga o f***-se para o que pensam dela. Claro, opiniões de amigos podem machucar, mas tolher-se para agradar os outros jamé.

3° Lição: Seja altruísta (EP. 9 - 7º Temporada)

Neste episódio Ross dá uma bicicleta para Phoebe devido ela nunca ter ganhado uma na vida. Fofo. Além de tudo, ele ainda se propõe ensinar Phoebe a andar na bike nova. Vários outros momentos da série poderiam ter sido citados aqui para falar de altruísmo, porém, um ato simples de amigo para amigo é uma forma de amor fácil de ser colocada em prática no nosso ciclo, e muito gratificante, viu?!

Em todo tipo de relacionamento atos de altruísmo podem e devem acontecer. Altruísmo é o exercício de prática do amor. Inspire-se! :)

4º Lição: Antes de ser namorada/noiva/mulher/esposa. Seja amiga. (EP. 24 - 6º Temporada)

(Estou em lágrimas) Digo aos gritos: Monica e Chandler são meu casal favorito e com a história de amor mais linda. Eles começaram, por carência, fazendo sexo, e daí se apaixonam. O casal nas primeiras temporadas são muito próximos, melhores amigos, e após se apaixonarem continuam mantendo a parceria. Sem dúvidas um exemplo de relacionamento para qualquer um (Eu quero!).

5º Lição: Tenha empatia (EP. 22 - 7º Temporada)

paichandler.png

Enquanto revêem a lista de convidados para o casamento, Monica descobre que, envergonhado, Chandler não convidou seu pai — então ela marca um encontro entre os dois na esperança de que pai e filho possam resolver suas diferenças antes da cerimônia. Durante o decorrer do seriado notamos que Chandler carrega alguns traumas, muitos deles devido a formação do seu núcleo familiar. Próximo ao casamento ele e Monica vão em busca de reencontrar Charles Bing/Helena Handbasket e tentar recuperar pelo menos parte do tempo perdido e da convivência de pai e filho. Ou seja, a gente nunca sabe das dores alheias ou a motivação para certas ações, não nos cabe nenhum tipo de julgamento. Tenha empatia. Procure, converse, perdoe.

Por fim, a maior lição de todas e que devemos carregar assiduamente no nosso dia a dia independente de seriados, é a de que estamos na vida de passagem, temos apenas uns aos outros, amar e respeitar ao próximo é o que nos eleva espiritualmente. Ame sem limites, just it!

I'll Be There For You


Cacau Barros

Ariana, estudante de cinema e dona de vários apelidos, acredita que foi abençoada com um grande coração e em contrapartida um pavio bem curto. Sua melhor definição são os excessos.
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/cinema// @obvious, @obvioushp //Cacau Barros