Marco Ribeiro

"A vida não é um poema."

  • download.jpeg
    Resiliência, excesso de confiança e medo do mar

    Surfar é um dos esportes mais belos, pois nos aproxima da natureza, transmite paz e melhora nosso condicionamento físico e mental, mas o excesso de confiança pode atrapalhar bastante no processo, por envolver riscos iminentes.

  • pexels-photo-461049.jpeg
    Altruísmo e empatia - valores reais ou construção social?
    Segundo Augusto Comte 1798-1857: “Altruísmo é uma tendência ou inclinação de natureza instintiva que incita o ser humano à preocupação com o outro e que, não obstante sua atuação espontânea deve ser aprimorada pela educação ...
  • ampulheta_01.jpg
    Sobre viver o hoje
    Nascemos, crescemos e morremos tentando achar razões para dar valor e significado a única vida que nos resta. Nessa busca obstinada por algo que nem sempre sabemos realmente do que se trata, esquecemos de viver e em vez disso nos apegamos ao tempo ...
  • negacionismo.png
    Pandemia, negacionismo e fake news
    Paranoia, negação, ideais políticos e a enxurrada de notícias falsa se misturam em meio ao caos provocado pela pandemia de COVID-19 e que talvez não tenha sido adequadamente assimilado pela maioria que ignora o fato da gravidade do vírus. É ...
  • bobo da corte.jpeg
    A fantástica fábrica de idiotas

    Não somos zumbis, animais domesticáveis ou produtos de uma indústria. Somos seres humanos dotados de livre pensar e de uma relativa liberdade para expressar o que somos e sentimos.

  • casule-psicologia-esquizofrenia.jpg
    O colapso da razão
    Em meio ao caos provocado pela pandemia do Corona vírus, fomos obrigados a assumir novos hábitos e abrir mão de uma cultura consolidada por séculos de modelagens sociais, na qual vivíamos sob uma quase normalidade, desenhada por uma falsa ideia ...
  • choro.jpg
    O choro contido e a ferida que não cicatriza

    Rir, chorar e expressar sentimentos são formas humanas de comunicação e disso não podemos abrir mão. Mas e quando não conseguimos botar para fora o que sentimos e em vez disso, acumulamos tristezas e até mesmo alegrias?

  • Gratidão
    Sobre a gratidão

    Ser grato ou sentir gratidão, é diferente de dizer apenas obrigado e exemplifica o reconhecimento da parte de quem sabe valorizar as atitudes de outras pessoas. Não se trata de troca de favores e sim de um misto de empatia, solidariedade e valorização dos sentimentos nobres vindos de outras pessoas.

  • shutterstock_223373068-810x440.jpg
    Uma reflexão sobre o tempo

    Vivemos como escravos do tempo, mas será que sabemos o que isso significa?

  • central-nervous-system-cns.jpg
    O corpo que habitamos

    Somos conscientes de nossa existência enquanto seres humanos, mas será que sabemos identificar e respeitar os sinais emitidos por esse corpo que habitamos?

  • Thumbnail image for fuga.jpg
    Porque fujo daquilo que me atrai?

    Porque fujo dos prazeres imediatos e porque não acredito que a felicidade está naquilo que todos escolhem como sua forma de prazer.

  • Thumbnail image for happy.jpg
    Sobre o conceito de felicidade
    Em um mundo no qual o politicamente correto anda de braços dados com a ideia de liberdade e felicidade goela à baixo, é importante compreender o que de fato é a felicidade.
  • 6739-1600.jpg
    Sobre a rejeição
    Sobre a rejeição Quando pensamos em rejeição, costumamos associá-la com algo negativo, perverso, digno de alguém sem sentimentos e com fortes tendências maquiavélicas. Temos o falso entendimento de que ser rejeitado é o mesmo que ser ...
  • cota-racial-300x290-300x236.jpg
    Sobre a discriminação

    Em tempo de repercussão dos casos de racismo pelo mundo afora, acho justa e legal a luta pelos direitos de todo cidadão negro. Mas é difícil aceitar que para isso se faça necessário usar de métodos perspicazes de ludibriação social, com o objetivo de adquirir vantagens.

  • Are You Drugs Or Alcohol Addicted.jpg
    Drogas e saúde mental
    Drogas, dependência química, criminalidade e sociedade. O que fazer e como lidar com este problema que atinge crianças, jovens e adultos. Como tratar esta doença que atinge família, ceifa vidas e lota hospitais? Afinal existe ou não cura para quem faz uso de álcool e outras drogas?