Marco Ribeiro

"A vida não é um poema."

Sobre a gratidão

Ser grato ou sentir gratidão, é diferente de dizer apenas obrigado e exemplifica o reconhecimento da parte de quem sabe valorizar as atitudes de outras pessoas. Não se trata de troca de favores e sim de um misto de empatia, solidariedade e valorização dos sentimentos nobres vindos de outras pessoas.


Gratidão

Quando alguém utiliza a palavra gratidão, assim de um jeito simplório, como se fosse um simples “com licença”, penso em quão desperdiçada é essa possibilidade, que simboliza bem mais que um agradecimento casual, frívolo e sem açúcar.

Ao lembrar da palavra gratidão em seu inteiro teor, lembro do quão grato sou a algumas pessoas pelos ensinamentos, experiências [boas e ruins] e fundamentalmente pela possibilidade de convívio ao lado delas, que mesmo sem ter ciência disso, auxiliaram na minha formação como ser humano.

Sim, valorizo cada experiência vivida e confesso que tenho apreço especial pelas más experiências, já que com elas adquiri resistência, sabedoria e desenvolvi formas de lidar com as frustrações da vida — que nem sempre são assim tão fáceis de lidar.

Antes de virar modismo, já experimentava em minha vida o conceito de resiliência, algo hoje tão abordado em palestras motivacionais por coaches ou gurus do saber moderno, que vendem o milagre da felicidade plena ao custo de um ingresso, um livro e talvez a assinatura de um programa de treinamento voltado à super produtividade.

Sou avesso a essas questões milagrosas, mas sei que há muito por fazer e que realmente cada passo dado em direção ao que buscamos enquanto realização pessoal é importante. Quando buscamos entender melhor o que se passa dentro de nossa cabeça e aprendemos a lidar com a vida que temos e nossos conflitos, aprimoramos as bases que nos levam a seguir em frente. O que nego é a ideia falaciosa de que somos felizes o tempo todo, o que é uma grande besteira do ponto de vista do mundo real e repleto de desafios e frustrações cotidianas.

Não devemos utilizar a gratidão como se fosse gíria cotidiana e sim compreender o poder que há por trás de uma manifestação de satisfação e da retribuição por algo que bom que nos tenham proporcionado. Esse é o verdadeiro espírito por trás da gratidão.


Marco Ribeiro

"A vida não é um poema.".
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/Reflexão// @obvious, @obvioushp //Marco Ribeiro