homúnculos lúdicos

Literatura e arte como a legislação oculta do mundo

Daniela D'Errico

Artista visual, escritora, estudiosa eterna e assídua que optou pela docência para nunca largar a sala de aula. Caminhando entre o verbal e imagético, sempre interligados, talvez levemente poetizados.

  • Pic1937Guer465_Copy.jpg
    Relato: Entraves Oníricos Entre Arte e Vida

    Do meu entendimento de arte e do meu entendimento de psicanálise, julgo que a descrição onírica aqui apresentada retrata o quanto que sei de ambos, de alguma forma, se entrelaçaram sem que eu tivesse qualquer controle. Uma jornada pela minha rotina e o papel da obra Guernica, de Pablo Picasso, tomou nesse cenário. E aí venho aqui te contar uma historinha de como a obra de um artista que eu não gosto fez parte de um cenário onírico conturbado, mas tão cheio de significado quanto a obra em si. Como nossa rotina se enrosca na nossa memória. Como nosso pensar é uma caixinha de retalhos que nossa próprio inconsciente pode nos surpreender.

  • Pro Dia Nascer Feliz, 2005
    Pro Dia Nascer Feliz: Mais de Uma Década Depois

    O filme de João Jardim, lançado em 2005, mostra a realidade da educação brasileira naquele período. Ele é, porém, ainda um retrato bastante fiel do projeto de desmonte da educação brasileira. Breve análise do que foi abordado no documentário, com o convite para assistir ou reassistir.

  • educacaodistancia.jpg
    Porque aula online não é aula: nós queremos estar com nossos alunos

    Esse texto é um desabafo. Não é para desmerecer aulas online, muito menos aqueles que estão fazendo parte deste universo. Mas existe uma gratidão muito grande na rotina do docente que a telinha só faz o coração sangrar.

  • Frágil Magnificência.png
    Pensar o Frágil

    Em tempos de incerteza, fomos colocados para refletir sobre vários aspectos no viver humano. Em 2015, no meu processo de pesquisa de Iniciação Científica, reservei algumas páginas para refletir o social e o psíquico que iriam refletir minha produção visual. Extraio, neste artigo, uma reflexão sobre a qualidade do frágil, inerente ao ser humano. É na incerteza que nos mostramos indefesos diante a nós mesmos. É através de autores como Jung, Fromm, Daine Arbus e Raduan Nassar que trabalho características deste frágil humano neste recorte de artigo.

  • lescher.jpg
    Artur Lescher: Contraditórias Narrativas Utópicas

    A partir do dia 23 de março deu-se início a exposição Suspensão de Artur Lescher na Pinacoteca Estação, em São Paulo. A curadoria de Camila Bechelay possui como objetivo uma retrospectiva com obras pontuais, reunindo aproximadamente 120 trabalhos, entre eles instalações, esculturas, maquetes e cadernos com estudos e pensamentos do artista, e as dividindo em três eixos temáticos: Suspensão, Narrativas líquidas e Engenharia de Memória. Crítica feita pelas artistas visuais Aya Andrade, Daniela D'Errico, Luana Lousa e Sabrina Felippe.

  • TEXTO MIT.png
    Do Espetacular que Instiga a Criar

    Inquietações dos novos maus hábitos, se são de fato maus ou só novos. É que a cultura midiática não sai de nós. Nem quando buscamos subverte-la.

  • c5b85967fd65f8aae9fee845a0cd0ad9.jpg
    E o que você fez?

    E nessa época do ano todos olham para trás e pensamos no que vivemos e começamos a refletir, então devemos refletir sobre esse momento também.

  • 010.jpg
    Acerca do Processo Criativo

    O processo criativo é sempre único. Cada criador tem seu caminho de chegar à sua criatura. Mas o que todos tem em comum é que nenhum processo é curto, muito menos simples.

  • woodman.jpg
    Emite. Corpo. Transmite.

    Texto desenvolvido a partir de uma dinâmica performática. Cada participante anonimamente dispôs no espaço um objeto que metaforicamente lhes representasse. Palavras foram atribuídas a estes. De palavras soltas a própria sorte, um texto costurado, moldando personalidade. Disso, exibir metáfora, sem marca ou máscara. Corpo e palavra.*

  • 00.jpg
    os bisnetos dos niilistas

    A temática é densa, desafia questões de moral e, tal como Nietzsche, faz duvidar de quaisquer ideia do bem e do mau. Uma série televisiva de produção brasileira, baseada em um livro de literatura alemã, que é uma adaptação de um dos maiores clássicos da literatura mundial. A séria A Menina Sem Qualidades é uma adaptação do livro de Juli Zeh de mesmo titulo; este sendo uma reinterpretação do livro O Homem Sem Qualidades de Robert Musil. Cada um deles tenta interpretar através de seus personagens como a sociedade reage ao seu tempo, como suas relações humanas se dão e como cada um nelas envolvido pode ser transformado.
    Esta é uma análise testa interpretação feita em 2013 pela série produzida pela MTV Brasil.

    ATENÇÃO: sendo uma análise, contém alguns detalhes da série, portanto se não a assistiu, fica o aviso de spoiler.

  • 1912parade.jpg
    um jogo de chá nunca é apenas um jogo de chá: a ação estético-política das sufragistas

    Política e arte sempre andaram juntas. O movimento feminista mais do que nunca encontra espaços de fala e ação. Bem como o filme dirigido por Sarah Gavron (Universal Studios, 2015) a artista argentina Carla Zacagnini destacou a ação política das Sufragistas, grupo que lutou pelo direito de voto às mulheres na Inglaterra no início do século XX, sendo precursoras de um movimento que se estende pelo tempo em diversos países. Mais do que vidros quebrados, a artista explora o significado por trás de cada ação destas mulheres.