homúnculos lúdicos

Literatura e arte como a legislação oculta do mundo

Daniela D'Errico

Artista visual, escritora, estudiosa eterna e assídua que optou pela docência para nunca largar a sala de aula. Caminhando entre o verbal e imagético, sempre interligados, talvez levemente poetizados.

  • -Girl-Interrupted-girl-interrupted-17199870-1360-768.jpg
    Ser, estar. Não ser e não estar

    Saúde mental e neurodivergência são temas muito citados em diversas mídias, faz parte da literatura médica, bem como o comportamento humano sempre foi alvo de estudo. De que forma? De quem é esse olhar?
    Com uma História da Saúde Mental perversa que prorroga estigmas inimagináveis até os dias de hoje, aqueles acometidos por alguma angústia ou perturbação tendem a ser silenciados, a partir do momento em que é delimitada uma única realidade e, a partir deste ponto de vista, o que deve ou não ser verdade. Aquela que vos escreve é uma delas. Mesmo em tratamento, todo paciente psiquiátrico - não importando seu rótulo - lida com uma montanha russa de momentos bons e ruins que nada mais é além de humana.
    O texto a seguir foi produzido em momento considerado pela literatura médica como crise.
    Entrego portanto a vocês o relato de uma pessoa que lida com o Transtorno de Personalidade Limítrofe; que lida com a continuidade de uma existência.

  • woodman.jpg
    Emite. Corpo. Transmite.

    Texto desenvolvido a partir de uma dinâmica performática. Cada participante anonimamente dispôs no espaço um objeto que metaforicamente lhes representasse. Palavras foram atribuídas a estes. De palavras soltas a própria sorte, um texto costurado, moldando personalidade. Disso, exibir metáfora, sem marca ou máscara. Corpo e palavra.*

  • 00.jpg
    os bisnetos dos niilistas

    A temática é densa, desafia questões de moral e, tal como Nietzsche, faz duvidar de quaisquer ideia do bem e do mau. Uma série televisiva de produção brasileira, baseada em um livro de literatura alemã, que é uma adaptação de um dos maiores clássicos da literatura mundial. A séria A Menina Sem Qualidades é uma adaptação do livro de Juli Zeh de mesmo titulo; este sendo uma reinterpretação do livro O Homem Sem Qualidades de Robert Musil. Cada um deles tenta interpretar através de seus personagens como a sociedade reage ao seu tempo, como suas relações humanas se dão e como cada um nelas envolvido pode ser transformado.
    Esta é uma análise testa interpretação feita em 2013 pela série produzida pela MTV Brasil.

    ATENÇÃO: sendo uma análise, contém alguns detalhes da série, portanto se não a assistiu, fica o aviso de spoiler.

  • 1912parade.jpg
    um jogo de chá nunca é apenas um jogo de chá: a ação estético-política das sufragistas

    Política e arte sempre andaram juntas. O movimento feminista mais do que nunca encontra espaços de fala e ação. Bem como o filme dirigido por Sarah Gavron (Universal Studios, 2015) a artista argentina Carla Zacagnini destacou a ação política das Sufragistas, grupo que lutou pelo direito de voto às mulheres na Inglaterra no início do século XX, sendo precursoras de um movimento que se estende pelo tempo em diversos países. Mais do que vidros quebrados, a artista explora o significado por trás de cada ação destas mulheres.