horizonte de eventos

De onde dizem que nem mesmo a luz consegue escapar...

Alexandre Beluco

Engenheiro, pesquisador, professor universitário. Especialista em energias renováveis. Apaixonado por motores de dois tempos

  • concorde-01.jpg
    o supersônico concorde fazia o mundo parecer muito menor

    O jato supersônico Concorde contribuiu durante quase trinta anos para fazer o mundo parecer menor. É um produto da engenharia de mais alto nível e suas características impressionam até hoje, quase quinze anos depois de seu último vôo. Ele transportava até 128 passageiros e mantinha velocidade de cruzeiro de 2.180 km/h, tendo servido em apenas duas companhias aéreas.

  • f193759d6e9b3f92462d33b74759a09e.jpg
    a 250 de steve mcqueen e as 250 de ferruccio lamborghini

    A Ferrari 250 foi o primeiro modelo de sucesso mais generalizado da marca italiana, mesmo tendo sido produzido em vários modelos diferentes, visando tanto as corridas quanto as versões "de passeio". Entre alguns exemplares notáveis, certamente podem ser listadas pelo menos uma das 250 de Steve McQueen e as 250 de Ferruccio Lamborghini.

  • ronland-wind-dmap.png
    fazenda eólica na dinamarca é recordista em produtividade

    Ao longo dos últimos anos vem ocorrendo uma crescente exploração da energia eólica, através de turbinas cada vez maiores e mais altas. A produtividade dessas fazendas depende em grande parte do perfil de ventos do local onde as turbinas estiverem operando. A fazenda eólica Rønland, no oeste da Dinamarca, opera em um local que permite alta produtividade!

  • 13-roads-tianmen-01.jpg
    13 estradas entre as mais interessantes ao redor do mundo

    Subir uma montanha sentindo o ronco do motor em cada nova aceleração, percorrer as curvas da estrada impondo ao volante tantas voltas sejam necessárias para um e para o outro lado. Alguns dos melhores prazeres da vida podem ser encontrados conduzindo um automóvel equilibrado pelas curvas de uma bela estrada. Eis uma lista de 13 estradas muito interessantes!

  • pal-v-04.png
    o pal-v pode ser o primeiro automóvel voador em produção

    A PAL-V é uma empresa holandesa surgida com o propósito de inserir no mercado um veículo que pode se tornar o primeiro "automóvel" voador a entrar em produção seriada. Esse veículo, o PAL-V ONE, é um híbrido entre um pequeno veículo de dois lugares com boa aptidão rodoviária e um autogiro. O preço inicial deve ficar entre US$ 400.000 e US$ 600.000, sem impostos.

  • de-tomaso-pantera-grille-emblem.jpg
    o de tomaso pantera - um híbrido italiano e norte-americano

    O Pantera foi um super esportivo produzido pela De Tomaso entre 1971 e 1992, reunindo o melhor de dois mundos. Apresentava um design italiano, com motor em posição central traseira, com linhas relativamente fluidas (dentro de seu estilo) em um perfil baixo e com boa dirigibilidade. E era impulsionado por um poderoso e volumoso motor V8 produzido pela norte-americana Ford.

  • three-gorges-03.jpeg
    três gargantas não é a maior do mundo em todos os quesitos

    A Usina Hidrelétrica de Três Gargantas (localizada no rio Yang-tsé, na China) foi inaugurada em 2012, após um longo período de amadurecimento do projeto e de construção, e seus números são todos surpreendentes. Seu reservatório, por exemplo, tem capacidade para quase 40 quilômetros cúbicos de água e, quando cheio, pode atrasar a duração do dia terrestre em 0,06 segundo.

  • Jaguar_XK120_interior.jpg
    o jaguar xk 120, alguns de seus sucessores e muitas réplicas

    O XK 120 foi o primeiro Jaguar lançado após a Segunda Guerra, ainda no final dos anos 40, e o 120 em sua denominação indica a velocidade máxima em milhas por hora (equivalente a quase 200 km/h). Era o automóvel mais rápido em produção naquela época! ... e como suas linhas permacem interessantes é hoje um dos modelos mais replicados em todo o mundo.

  • percurso-7000.png
    quase 7.000 km atravessando o meio-sul da américa do sul

    O pampa gaúcho se estende adiante das fronteiras do Rio Grande do Sul, para o Uruguai e a Argentina, mas mais ao sul há a Patagônia. E há ainda os Andes e a paisagem chilena na encosta dos Andes. Este roteiro foi percorrido em outubro, unindo Porto Alegre a Bariloche e a Santiago do Chile.

  • 1024px-Hiriko_1.jpg
    o citycar como proposta para o transporte individual urbano

    A sociedade moderna está em certa medida moldada pelas liberdades individuais e o automóvel é um símbolo dessas liberdades. Mas os espaços urbanos se mostram cada vez mais limitados e o CityCar, concebido pelo MIT, se apresenta como um avanço no sentido de ainda permitir o uso do automóvel como transporte individual.

  • 1024px-Sahara_satellite_hires.jpg
    uma enorme usina fotovoltaica cobrindo o deserto do saara

    Entre várias iniciativas e controvérsias recorrentes envolvendo projetos com fontes alternativas de energia, uma proposta interessante é a de uma grande usina fotovoltaica cobrindo o deserto do Saara. Mas, afinal... quanta energia uma usina instalada no Saara (ou pelo menos em parte dele) geraria?

  • unicorn-in-deckards-dream-4.jpg
    então deckard não era um replicante?

    É anunciada uma continuação para Blade Runner, de 1982, que será lançada em outubro de 2017. Em um trailer dessa continuação o policial Rick Deckard aparece 30 anos depois dos fatos narrados no filme de Ridley Scott. Mas (ao menos na "versão do diretor") ele não era um replicante?

  • dkw-brochures.png
    o inverno europeu de 62-63 e a dkw sendo superada pela vw

    Ao longo das décadas seguintes, a Volkswagen faria de seu "velho" sedan o carro mais produzido no mundo, mas naquele início dos anos 60 os DKWs ainda eram melhores que os VWs. O intenso inverno de 62-63 contribuiu decisivamente para que os motores de dois tempos e os carros da DKW fossem superados pelo "carro popular" que viria a ser conhecido no Brasil como "Fusca".

  • paso-los-caracoles.jpg
    subida de los caracoles, entre santiago e mendoza

    A viagem entre Santiago (no Chile) e Mendoza (na Argentina) passa pelo que é conhecido como Paso Internacional Los Libertadores. Este "paso" consiste principalmente em "los caracoles" e em um túnel com 3.080 metros de comprimento, situado aproximadamente 3.200 metros acima do nível do mar.

  • Eolic_Park_in_Osorio_2008-b.jpg
    algumas grandes fazendas eólicas vistas no google maps

    A energia eólica obtida com grandes turbinas, instaladas em grandes "fazendas eólicas", vive uma época de franca expansão em todo o mundo. As potências instaladas por turbina, os comprimentos das pás e as alturas das torres, entre outros fatores, seguem avançando. Este artigo localiza no Google Maps algumas das maiores fazendas eólicas atualmente em operação no mundo.