horizonte de eventos

De onde dizem que nem mesmo a luz consegue escapar...

Alexandre Beluco

Engenheiro, pesquisador, professor universitário. Especialista em energias renováveis. Apaixonado por motores de dois tempos

  • percurso-7000.png
    quase 7.000 km atravessando o meio-sul da américa do sul

    O pampa gaúcho se estende adiante das fronteiras do Rio Grande do Sul, para o Uruguai e a Argentina, mas mais ao sul há a Patagônia. E há ainda os Andes e a paisagem chilena na encosta dos Andes. Este roteiro foi percorrido em outubro, unindo Porto Alegre a Bariloche e a Santiago do Chile.

  • 1024px-Hiriko_1.jpg
    o citycar como proposta para o transporte individual urbano

    A sociedade moderna está em certa medida moldada pelas liberdades individuais e o automóvel é um símbolo dessas liberdades. Mas os espaços urbanos se mostram cada vez mais limitados e o CityCar, concebido pelo MIT, se apresenta como um avanço no sentido de ainda permitir o uso do automóvel como transporte individual.

  • 1024px-Sahara_satellite_hires.jpg
    uma enorme usina fotovoltaica cobrindo o deserto do saara

    Entre várias iniciativas e controvérsias recorrentes envolvendo projetos com fontes alternativas de energia, uma proposta interessante é a de uma grande usina fotovoltaica cobrindo o deserto do Saara. Mas, afinal... quanta energia uma usina instalada no Saara (ou pelo menos em parte dele) geraria?

  • unicorn-in-deckards-dream-4.jpg
    então deckard não era um replicante?

    É anunciada uma continuação para Blade Runner, de 1982, que será lançada em outubro de 2017. Em um trailer dessa continuação o policial Rick Deckard aparece 30 anos depois dos fatos narrados no filme de Ridley Scott. Mas (ao menos na "versão do diretor") ele não era um replicante?

  • dkw-brochures.png
    o inverno europeu de 62-63 e a dkw sendo superada pela vw

    Ao longo das décadas seguintes, a Volkswagen faria de seu "velho" sedan o carro mais produzido no mundo, mas naquele início dos anos 60 os DKWs ainda eram melhores que os VWs. O intenso inverno de 62-63 contribuiu decisivamente para que os motores de dois tempos e os carros da DKW fossem superados pelo "carro popular" que viria a ser conhecido no Brasil como "Fusca".

  • paso-los-caracoles.jpg
    subida de los caracoles, entre santiago e mendoza

    A viagem entre Santiago (no Chile) e Mendoza (na Argentina) passa pelo que é conhecido como Paso Internacional Los Libertadores. Este "paso" consiste principalmente em "los caracoles" e em um túnel com 3.080 metros de comprimento, situado aproximadamente 3.200 metros acima do nível do mar.

  • Eolic_Park_in_Osorio_2008-b.jpg
    algumas grandes fazendas eólicas vistas no google maps

    A energia eólica obtida com grandes turbinas, instaladas em grandes "fazendas eólicas", vive uma época de franca expansão em todo o mundo. As potências instaladas por turbina, os comprimentos das pás e as alturas das torres, entre outros fatores, seguem avançando. Este artigo localiza no Google Maps algumas das maiores fazendas eólicas atualmente em operação no mundo.

  • osca-zagato-03.jpg
    o osca 1600 gt é um clássico cupê italiano dos anos 50-60

    A OSCA foi uma fabricante italiana de automóveis de corrida e esportivos que operou entre 1947 e 1967. Foi uma iniciativa de três dos irmãos Maserati e durante os anos 50 participou da Fórmula 1. Um de seus esportivos mais interessantes foi o Osca 1600 GT, em cinco configurações diferentes, com carrocerias fornecidas entre outros por Fissore, Touring e Zagato.

  • US2172670-b.jpg
    o motor bourke é um motor de dois tempos sem vibrações

    É um motor que foi idealizado nas primeiras décadas do século passado pelo engenheiro Russell L. Bourke como uma versão melhorada para o motor tradicional de dois tempos, que fazia um sucesso estrondoso naquela época, principalmente impulsionando motocicletas. Entre suas "vantagens", apresenta muito menos vibrações e um número ainda menor de peças móveis.

  • james-dean-2c.jpg
    a 550 de james dean e o interesse obsessivo por relíquias

    James Dean sofreu um acidente em 1955 quando conduzia sua Porsche 550 Spyder, que pretendia utilizar em competições. Uma breve pesquisa na internet revela uma certa tensão por 'saber onde se encontram' as partes dessa 550. É claro... a Porsche produziu poucos exemplares desse modelo; mas também existe uma certa tensão porque essa 550 se tornou uma 'relíquia'.

  • A_maglev_train_coming_out,_Pudong_International_Airport,_Shanghai.jpg
    o 'trem-bala' e as tecnologias para o transporte de massas

    Uma tendência do nosso tempo é o desejo cada vez maior por mobilidade. Essa mobilidade pode ser traduzida por tudo que pode ser obtido, individualmente, com automóveis (apesar de uma irônica 'imobilidade' verificada em centros urbanos menos desenvolvidos), mas também é representada pelo que se obtém coletivamente com trens de alta velocidade e com aviões comerciais.

  • lamborghini-sesto-elemento.jpg
    o 'sesto elemento' e bem poucos quilos por (muitos) cavalo(s)

    Apenas 20 unidades do 'Sesto Elemento' foram produzidas em 2011. É um cupê de dois lugares com motor central e tração integral. A carroceria é composta apenas por fibra de carbono para que pese bem menos que seus equivalentes. Está entre os automóveis mais caros jamais produzidos!

  • floating-solar-pv-systems-why-they-are-taking-off-5771-w800.jpg
    usinas fotovoltaicas sobre o espelho d´água de reservatórios

    As usinas solares fotovoltaicas vêm crescendo em quantidade e em capacidade ao redor do mundo. Quanto mais usinas desse tipo forem implementadas, maior será a demanda por painéis fotovoltaicos e maior será a pressão por menores custos. Uma boa alternativa também é a colocação de grandes quantidades de módulos fotovoltaicos sobre a superfície de reservatórios.

  • dkw-map-3.png
    a dkw e a auto union dos dois lados do muro / 2 de 2

    As fábricas ficaram do "lado de lá" com a ocupação do território alemão pelos países aliados. Houve entretanto uma rápida reorganização no sul da Alemanha Oriental e os últimos modelos anteriores ao conflito logo voltaram a ser produzidos, dando início a uma sequência de produtos muito populares que manteve o motor de dois tempos no mercado até o final dos anos 80.

  • bsg-02.jpg
    sobre as noções de tempo e espaço em 'battlestar galactica'

    Entre as space opera's produzidas para TV a cabo (e mesmo em um contexto mais amplo), Battlestar Galactica é aclamada pelo público e pela crítica. Em grande parte, pelo modo sério e competente com que várias questões foram abordadas, inclusive questões científicas. Especificamente, as noções de tempo e espaço estão bastante coerentes com o que sabemos atualmente.

Site Meter