horizonte de eventos

De onde dizem que nem mesmo a luz consegue escapar...

Alexandre Beluco

Engenheiro, pesquisador, professor universitário. Especialista em energias renováveis. Apaixonado por motores de dois tempos

  • fissore-sof-07.jpg
    o vemag fissore chegou a ser considerado o mais sofisticado!

    O Fissore foi lançado no Salão do Automóvel de 1962 mas começou a chegar nas revendas apenas no final de 1963. Era a primeira iniciativa brasileira de um automóvel de luxo apresentado para os brasileiros. Equipado com a confiável mecânica DKW, contava com carroceria idealizada pela italiana Carrozziere Fissore. Foi considerado pela imprensa especializada como o mais sofisticado!

  • pulqui-ii-03b.jpg
    o jato argentino pulqui foi o primeiro na américa latina

    O jato Pulqui foi produzido em duas versões e nenhuma delas chegou às fases de produção ou de operação. O primeiro deles, o Pulqui I, foi o primeiro jato projetado e testado na América Latina e mesmo no Terceiro Mundo, tendo feito seu primeiro vôo em 9 de agosto de 1947. O Pulqui II voou em 27 de junho de 1950. A palavra 'pulqui', em idioma mapuche, significa 'flecha'!

  • fissore-noite-vazia-02.jpg
    um vemag fissore em 'noite vazia', com norma bengell

    O Fissore estava sendo lançado pela Vemag no Brasil no final de 1963 e início de 1964, depois do lançamento no Salão do Automóvel de 1962, e a inclusão de um exemplar em um produto cultural para os cinemas seria uma alternativa natural para sua divulgação. Era um momento importante para a Vemag firmar sua independência criativa e para confirmar sua posição no mercado!

  • 1024px-Livadhia_tilos.jpg
    alguns locais com suprimento de energia 100% renovável

    A ideia de suprimento de energia com 100% de origem renovável (energia eólica, energia solar, energia hidrelétrica e-ou outras como energia de ondas ou energia geotérmica) surgiu ainda nos anos 70. Ao longo do tempo, algumas alternativas apresentaram fortes evoluções tecnológicas, com reflexos também no campo econômico. Atualmente, existem alguns exemplos notáveis de regiões supridas integralmente com energias renováveis.

  • bobber-05-indian.jpg
    as motos 'bobber' e o envenenamento pós guerra

    A customização de motocicletas seguindo o estilo 'bob job' havia surgido nos anos 30 e tomou fôlego após a Segunda Guerra, acompanhando o movimento dos 'hot rods'. É um estilo bem característico, com a retirada de componentes 'em excesso', com o envenenamento dos motores e com a aplicação de arte no que sobrasse das carrocerias e nos tanques de combustível. Nos anos 90, essas motos passaram a ser conhecidas como 'bobbers'.

  • vestas-v164.jpg
    as duas maiores turbinas eólicas em operação no mundo

    A energia eólica tem avançado muito nos últimos anos e, especificamente, o tamanho das turbinas tem crescido bastante! Até alguns anos atrás, a Enercon E-126 era a maior turbina eólica do mundo, apropriada para fazendas 'onshore' (sobre o continente). Essa posição foi assumida pela Vestas V164, apropriada para fazendas 'offshore' (sobre o oceano).

  • silver-arrows-auto-union-d.jpg
    as flechas de prata e a lenda do quilo de tinta branca

    As 'Flechas de Prata', como ficaram conhecidos os automóveis de competição principalmente da Mercedes e da Auto Union, empregados em Grandes Prêmios da segunda metade dos anos 30, tiveram algumas marcas superadas apenas por carros de Fórmula Um do final dos anos 80. Entre várias lendas surgidas ao seu redor, está a 'lenda do quilo de tinta branca'.

  • walney-02.jpg
    walney, na inglaterra, é a maior fazenda eólica em alto mar

    A fazenda eólica Walney está instalada a alguns quilômetros da costa da Cumbria, no Mar da Irlanda, e é composto de três parques eólicos que disponibilizam um total de pouco mais de 1000 MW. É atualmente o maior parque eólico em alto mar do mundo!

  • 1974-Triumph-Spitfire.jpg
    alguns roadsters ingleses e a arte de rodar a céu aberto

    É difícil estabelecer um significado exato para 'roadster', já que seu significado de certo modo acompanhou tendências de mercado. Sendo objetivo, roadster significa 'esportivo aberto'. E alguns dos melhores roadsters foram feitos pelos ingleses, que também atribuíram uma certa arte ao ato de rodar a céu aberto!

  • pd5_3240.1000x0.jpg
    curves-magazin.com, passo dello stelvio e alguns porsches

    Segundo o site curves-magazin.com, uma curva é o caminho mais sensual entre dois pontos. Esse site promove um trabalho que une a subida de montanhas através de roteiros sinuosos e o prazer na condução de automóveis esportivos. Seus textos e filmes mostram caminhos sinuosos da Europa (entre eles, Passo dello Stelvio) e também mostram alguns belos Porsches.

  • horch853 12.png
    um horch 853a de 1937 leiloado pelo rm auctions em 2006

    A Horch fabricou automóveis nas primeiras décadas do século XX, produzindo esportivos potentes e bem acabados. [A Horch, a partir de 1932, passou a integrar a Auto Union, juntamente com a Audi, a DKW e a Wanderer.] Seus esportivos eram tão potentes em sua época que foram presenteados aos generais alemães e fizeram fama como "matadores de generais"!

  • energias-renovaveis.jpg
    qual é a revolução necessária para as energias renováveis?

    As energias renováveis surgem como uma alternativa para um mundo melhor, com menos impactos ao meio ambiente. Mas por que não vemos o mundo definitivamente abrindo mão do petróleo? Qual é a revolução realmente necessária para que as energias renováveis de fato substituam os recursos não renováveis para obtenção de suprimentos de energia?

  • 1024px-Custom_Rigid_Chopper.JPG
    as motos chopper e um estilo de vida um tanto 'easy rider'

    As motocicletas chopper são o resultado de um estilo de customização de motocicletas que surgiu nos Estados Unidos, e principalmente na Califórnia, no final dos anos 50. As chopper sempre estiveram associadas com algumas manifestações culturais dos anos 60 e talvez as mais famosas sejam a capitão América e a Billy Bike, que apareceram no filme Easy Rider.

  • stelzer-03.jpg
    o motor stelzer é um boxer de dois tempos a pistão livre

    Os motores a pistão livre permitem a concepção de motores mais leves e com menos demanda por ações de manutenção, já que contam com um número muito menor de peças móveis. Um ciclo com dois (ao invés de quatro) tempos garante simplicidade de operação. O alemão Frank Stelzer patenteou um motor revolucionário, resultado de seu trabalho como inventor, em 1983.

  • fissore01b.jpg
    um fissore percorreu a europa em 1965 para divulgação

    A industria automobilística brasileira começava a dar sinais de consolidação ao longo dos anos 60 e os primeiros modelos com projeto nacional começavam a aparecer. O primeiro deles foi o Fissore, apresentado pela Vemag no Salão do Automóvel de 1962, com projeto italiano e mecânica DKW. Como estratégia para divulgação, um exemplar foi colocado em 1965 a circular pela Europa!