horizonte de eventos

De onde dizem que nem mesmo a luz consegue escapar...

Alexandre Beluco

Engenheiro, pesquisador, professor universitário. Especialista em energias renováveis. Apaixonado por motores de dois tempos

o 'sesto elemento' e bem poucos quilos por (muitos) cavalo(s)

Apenas 20 unidades do 'Sesto Elemento' foram produzidas em 2011. É um cupê de dois lugares com motor central e tração integral. A carroceria é composta apenas por fibra de carbono para que pese bem menos que seus equivalentes. Está entre os automóveis mais caros jamais produzidos!


sesto-1.jpg

O carbono é o sexto elemento da tabela periódica e, como a fibra de carbono é o material utilizado para a construção da carroceria desse modelo da Lamborghini, a expressão em italiano "Sesto Elemento" foi escolhida para denominá-lo. É um automóvel tão exclusivo que apenas 20 unidades foram produzidas em 2011 e comercializadas em algumas versões diferentes por valores entre 1,6 e 2 milhões de euros. É um dos automóveis mais caros jamais produzidos!

sesto-2.jpg

É um automóvel que se enquadra na categoria dos super esportivos, com um desenho que lembra o desenho do Lamborghini Countach e de seus sucessores. Mas essa categoria é formada por automóveis com mais de uma tonelada e meia ou próximo de duas toneladas, ou mesmo mais. Enquanto o Sesto Elemento se mantém com menos de uma tonelada (que é aproximadamente a massa por exemplo dos automóveis populares atualmente comercializados no Brasil).

sesto-3.jpg

O Sesto Elemento foi produzido a partir do Gallardo, do qual herdou uma boa parte da concepção de seu design e do qual herdou também o conjunto propulsor. Houve claro algumas alterações, para torná-lo único e para realçar a opção pela fibra de carbono e o trabalho despendido para ele se mostre realmente rápido. Na traseira, há duas entradas de ar principais seguidas de dez aberturas para exaustão de gases do motor, ressaltando que o motor possui dez cilindros em V.

sesto-4.jpg

Diferentemente de seus contemporâneos produzidos pela fábrica italiana, ele recebeu um motor com dez cilindros em V, produzindo 570 HP. Seus equivalentes são equipados com motores V12 que produzem potências superiores. Mas essa combinação de pouco peso com um motor V10 lhe permite atingir a expressiva marca de apenas 1,75 kg puxados por cavalo disponibilizado pelo motor. Com essa combinação, ele arranca de zero a 100 km/h em impressionantes 2,5 s.

sesto-5.png

Além da carroceria, vários outros componentes são também produzidos em fibra de carbono, para garantir que fique mesmo em 990 kg. O motor, que tem 5200 cc, produz torque de 540 N.m a 6500 rpm, disponibilizando cerca de 110 CV por litro. A velocidade máxima é limitada eletronicamente em 350 km/h. O Gallardo, que lhe deu origem, foi o modelo da Lamborghini de maior sucesso, com quase 15.000 unidades comercializadas entre 2003 e 2013.

Una bella macchina!


Alexandre Beluco

Engenheiro, pesquisador, professor universitário. Especialista em energias renováveis. Apaixonado por motores de dois tempos.
Saiba como escrever na obvious.
version 4/s/design// @obvious, @obvioushp, @obvious_escolha_editor //Alexandre Beluco
Site Meter